Blog do UNASP

Saiba quais são as melhores técnicas para estudar sozinho em casa.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Quer melhorar seu desempenho nas aulas? Precisa praticar mais o que aprendeu em sala de aula? Você estuda EAD e precisa organizar-se melhor para acompanhar todas as matérias? Veja, abaixo, como estudar sozinho em casa! 

Vamos combinar que estudar sozinho não é uma das tarefas mais fáceis e agradáveis que existe, não é mesmo? Se fosse fácil você nem estaria lendo este texto. Com certeza já ouviu seus pais dizendo: “Primeiro estudar e depois brincar”, e acabou associando que estudo não é algo prazeroso e legal. Pois saiba que você pode se divertir bastante estudando, além de estar aprendendo. Ok, se divertir é mais questão de gosto. Tem gente que se diverte estudando, já outras não. Mas, com os estudos em casa podemos adquirir conhecimento e obter bons resultados na vida escolar, acadêmica e profissional através da qualidade e tempo que dedicamos aos estudos.

Por que estudar?

Antes de começar a estudar sozinho tenha em mente de que essa é uma importante e duradoura atividade que demanda tempo da sua vida. Portanto, encontre motivos que o motivem a estudar. Faça a si mesmo a pergunta: “Por que estudar?” Saiba aonde você quer chegar. Pode ser uma simples aprovação no colégio, vestibular ou faculdade, mas também pode ser o meio de atingir estabilidade financeira. Como um bom emprego ou até mesmo montando sua própria empresa.

Quando estudar?

Tirando a hora que você está na escola ou no curso, encontre um horário no seu dia que seja apropriado para o estudo. Na verdade, separe um tempo específico, ou se não conseguir separar esse tempo, estude nos momentos em que você estiver mais livre.

Pode ser que você tenha que sacrificar uma soneca, passeios, redes sociais e até mesmo outras atividades. Mas definir um horário e uma rotina de estudo é fundamental para você entender, compreender e reforçar os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Faça intervalos.

Não vá com tanta sede ao pote do conhecimento. Comece de forma moderada e se acostume com a rotina de estudos. Aos poucos você pode ir aumentando o tempo dedicado para os estudos, mas tenha sempre algum momento de intervalo. Cientistas recomendam descansos de 5 a 10 minutos a cada 1 hora. Vai, uma pausa também faz muito bem! Mas não exagere nessa pausa, a ponto de se distrair demais e esquecer de voltar aos estudos.

Então, nesses momentos você pode levantar, beber uma água, alongar-se, checar suas redes sociais e respirar um ar puro. Essas ações farão com que seu cérebro também relaxe e recupere as energias. Para quando você voltar aos estudos, consiga concentrar-se com mais facilidade e efetivamente aprender.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

Ambiente e distrações.

Procure um local agradável, arejado, iluminado, calmo ou que pelo menos não tire sua concentração aos estudar.

O ambiente influencia muito na maneira como você estuda e absorve os conteúdos. Por isso, evite locais escuros e sujos, pois dão a impressão de desconforto e indelicadeza. Prepare um lugar único, que seja bem limpo, bastante iluminado, acessível e confortável.

Se você estiver em casa, o seu quarto pode não ser um bom lugar para estudar. Pois, você vai acabar querendo ficar na cama, seu corpo irá relaxar e os estudos ficarão de lado.

Uma boa opção é o escritório, que tenha uma mesa com espaço para livros, caderno, anotações e materiais que você possa precisar. De qualquer forma, a cozinha também é uma boa opção, porque você pode utilizar a mesa como apoio para os estudos. E geralmente é um lugar com movimento de pessoas apenas nos horários das refeições.

Encontre o melhor método de associação.

A mente humana aprende por associação e repetição. Encontre o melhor método para você. Pode ser leitura em voz alta, ler e copiar, fazer exercícios, revisão, criar siglas de associação e até musicas para gravar o conteúdo.

Sempre que eu estudava gostava de fingir que eu era o professor e passava os conteúdos para a classe, ou melhor, meus bonecos e até mesmo outros objetos foram alunos por um dia, rs. Além disso, sou muito visual, então preciso escrever e desenhar tudo que estou estudando para poder memorizar e aprender.

Se estiver lendo um livro ou um texto, faça uma leitura geral antes, depois leia com atenção cada parágrafo, grife as frases mais importantes. Faça anotações, resumos e tente explicar o assunto para si mesmo ou para outra pessoa. Uma das melhores formas de aprender ou gravar é justamente quando tentamos externar o que lemos. Não ache que é só ler e pronto. Leia, processe e externe o assunto, seja escrevendo ou falando.

Não desista.

Estudar é uma decisão. Seja firme. Não desista. A recompensa virá. Cada pessoa tem seu tempo de aprendizagem, tem sua forma de entender e absorver os conteúdos.

Então, não se cobre tanto. Esteja mais preocupado em prestar atenção na aula, tirar suas dúvidas com o professor, do que ficar ‘se matando’ em casa para aprender o que poderia ter absorvido na classe.

Pode até ser um pouco cansativo, aparentemente chato e sem importância, mas todos precisamos estudar. E a recompensa no final virá com sucesso na carreira, conquista de sonhos e muito mais!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Ei, não vá embora antes de assinar a nossa newsletter!” subtitle=”Receba novidades e conteúdos selecionados direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Trabalho e estudos: como conciliar os dois ao mesmo tempo?

• Veja essas 5 dicas para você se sair bem na faculdade. 

• 7 maneiras eficazes de revisar os conteúdos das aulas.

• 6 dicas valiosas para você que está no último ano da faculdade.

• Inglês: cursos online e grátis para alunos de graduação e pós-graduação.

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também