Blog do UNASP

Dicas essenciais para quem estuda no período da noite

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Estudar durante o período da noite pode ser muito cansativo e até improdutivo se você não souber dosar o seu tempo. Veja algumas dicas essenciais para dar conta das aulas noturnas. 

Estudar no período da noite tem suas vantagens e desvantagens. No entanto, algumas atitudes corretas tendem a diminuir as desvantagens, como o cansaço e a falta concentração, por exemplo. 

Estudar após o trabalho ou depois de cuidar de casa ou até mesmo dos filhos, não é fácil. Imagina depois de tudo isso, ainda ter que se concentrar e encontrar forças para ir pra faculdade ou acessar o portal do EAD… Complicado, né? Mas não impossível!

Por isso, pensando em te ajudar, listamos algumas dicas que podem fazer toda diferença na hora de estudar no período da noite. 

Estudando no período da noite

Prepare sua mente

Isso mesmo! A preparação da mente é um momento muito importante. Essa é a hora de condicionar seus pensamentos estabelecendo para si mesmo que o período da noite será utilizado para estudar durante os próximos meses e anos.

Assim, o cérebro já manda essa informação para o corpo a fim de prepará-lo para desempenhar tal tarefa. Além disso, durante o dia você passa a se prevenir e evitar situações que podem prejudicar seu rendimento na aula durante a noite.

Organize sua rotina 

A organização é fundamental. Dessa forma, quem estuda no período da noite, precisa se planejar para  conseguir dar conta de tantas demandas. 

Isso significa que trabalhar, ir para faculdade, cumprir com outros compromissos  e ainda ter tempo livre para o lazer e cuidados com a saúde e relacionamento, é impossível se as as atividades diárias não forem bem organizadas.

Ou seja, antes de dormir, planeje seu dia seguinte, levando em consideração seus compromissos e o estudo. Sendo assim, para facilitar você pode fazer uso de uma agenda, calendário ou bloco de notas do celular.

Então, estabeleça horários, prazos e tarefas mais urgentes. Portanto, evite sobrecarregar seu cérebros com problemas e lembretes. Use e abuse de recursos que podem te ajudar a ser uma pessoa mais organizada. 

Tenha uma boa noite de sono

Para um descanso saudável e revigorante, precisamos de pelo menos 8 horas de sono durante a noite. Isso mesmo, durante a noite. Não adianta dormir às 6h e acordar as 14h e dizer que dorme de forma saudável.

É durante a noite que nosso corpo e mente estão programados para descansar e recuperar as energias. Além disso, realizar outras atividades durante esse essas horas sagradas pode fazer mal à saúde e ao seu bem-estar, comprometendo seu rendimento no dia seguinte.

Logo, busque sempre dormir durante a noite e descansar bastante. É também durante esse tempo que conseguimos absorver os conteúdos e memorizar o que aprendemos durante o dia. Por isso, uma boa noite de sono é tão importante.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Otimize seu dia

Já que você estuda no período da noite, precisa aprender a otimizar seu dia. Dessa forma, você diminui o desgaste, evita o estresse e ainda poupa energia para poder absorver melhor os conteúdos e realizar as atividades do curso no período da noite.

Então, veja essas dicas para otimizar seu dia: 

  • faça uma lista diária das coisas que precisa fazer da sua vida pessoal e do trabalho; 
  • divida tarefas (de casa por exemplo) para não sobrecarregar;
  • aproveite os momentos livres para investir em você e;
  • crie soluções inovadoras e eficazes para os problemas.

Foque na hora de estudar no período da noite

Depois de um longo dia de trabalho e afazeres, é comum que o nosso corpo só pense em descansar e na nossa famosa cama. No entanto, ceder a isso pode te custar e  prejudicar durante os estudos.

Por isso, depois de alinhar seu pensamento e sua rotina para poder usufruir melhor dos estudos no período da noite, comece a estimular sua concentração e foco, aos poucos. Busque prestar atenção no conteúdo e na aula do professor.

Além disso, tente não desviar o pensamento com problemas que não fazem parte da aula; sente na frente para não ter a atenção desviada e pense que você passou o dia todo se preparando para que pudesse aproveitar o estudo no período da noite.

Bom estudo!

Para se sair bem na faculdade ou em qualquer outro curso, independente de ser no período da noite ou não, é preciso ter disciplina. Tudo na vida é um conquista e cabe a nós mesmos batalhar por elas.

Então, se você está achando difícil conciliar sua vida com os estudos ou está pensando em começar a estudar no período da noite, essas dicas são pra você! 

Se depois de colocá-las em prática, você quiser compartilhar o resultado, é só deixar aqui nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também