Blog do Unasp

Quais são as especializações que um professor de matemática pode fazer

Se você já é formado em Matemática ou ainda está estudando, mas já quer planejar a sua carreira profissional e acadêmica, se liga nestas dicas de especializações.

A carreira é algo que requer aprimoramento constante. Não basta, por exemplo, concluir um curso de graduação e acreditar que já possuímos o conhecimento necessário para o resto da vida. Precisamos entender que aprender é um processo que dura a vida inteira. Ainda mais para os professores. Afinal, são eles os responsáveis pela construção do conhecimento de seus alunos através das aulas e do espaço escolar. É o caso dos professores de matemática, onde a qualificação é um grande diferencial. 

Professores também precisam estudar

Muitos profissionais formados em bacharelado e até mesmo licenciatura não pensam na importância da educação continuada para a carreira e para atuação. O que é um grande erro. Afinal, vale lembrar, a formação continuada através de cursos livres e especializações ajudam o professor a melhorar cada vez mais suas práticas pedagógicas.

Ou seja, não é só o conhecimento do profissional que está em pauta, mas a forma como ele ensina, desenvolve e aplica as informações. Logo, entender que esse é um processo permanente e constante para o aperfeiçoamento dos educadores, é extremamente necessário.

Pensando nisso, separamos algumas especializações que podem complementar o currículo do professor de Matemática para que ele possa trabalhar com maestria e afinco. Vamos ver?

Matemática com ênfase em Geometria

A especialização em Matemática com ênfase em Geometria tem por objetivo aprofundar o conhecimento da área, suas técnicas, fórmulas e conceitos. Tudo isso ensinado aos professores de matemática para que eles possam dominar o conteúdo e ministrar suas aulas de forma assertiva.

O curso destina-se a profissionais formados em licenciatura que desejam aprimorar o conhecimento da Geometria. As aulas dão embasamento teórico e prático e ensina a história da Geometria.

Algumas das disciplinas do curso são: Geometria Analítica, Plana Especial, Euclidiana, Prática de Ensino em Geometria, entre outras.

Especialização para Professores de Matemática

O curso de Especialização para Professores de Matemática é exclusivo para profissionais formados em Licenciatura ou Bacharelado em matemática, Física ou Química.

Com o intuito de oferecer a formação continuada de docentes de Matemática (já em exercício), bem como aos recém graduados.

Como resultado o curso oferece a atualização dos conhecimentos, utilizando as tecnologias da informação e comunicação e outras ferramentas. Considerando assim, as tendências de pesquisa e ensino da Matemática.

Algumas das disciplinas do curso são: Números Reais e Complexos, Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática,  Álgebra, entre outros.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Matemática para Professores de Ensino Fundamental e Médio

Esse curso é apresentado em muitas instituições na modalidade Curso de Extensão para atualização profissional. O pré-requisito para estuda-lo é ser formado em Matemática (Licenciatura) e atuar como docente.

O objetivo do curso é a capacitação e atualização profissional dos professores para uma melhor atuação nos segmentos fundamental e médio da Educação Básica.

Algumas das disciplinas estudadas são: Aritmética, Trigonometria, Números Complexos e Polinômios, Funções, dentre outros.

Docência Universitária

Este é um ótimo curso que faz parte da grade de cursos oferecidos pelo Unasp e cai muito bem em um currículo de professor de Matemática.

O curso em Docência Universitária é voltado para os profissionais em educação de todas as áreas e níveis desde o ensino fundamental, médio e superior.

Além disso, esse curso é ideal para quem tem interesse em adquirir habilidades e competências para o desempenho da docência no ensino. Como também para àqueles que necessitam instrumentar-se pedagógica e didaticamente para a função.

Os principais objetivos do curso em Docência Universitária são:

  • Capacitar indivíduos diplomados em curso superior, à docência universitária, em sua área de formação.
  • Oportunizar aprimoramento de conhecimentos teóricos, técnicos e didático-práticos a fim de envolver o futuro docente nas atividades acadêmicas de um curso superior.

Especialize-se!

Se você é professor e já fez alguma especialização ou em breve vai começar uma, deixe aqui nos comentários essa experiência.

Bons estudos e até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!