Blog do UNASP

Design de interiores: veja como funciona essa especialização

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você está pensando em se especializar em design de interiores? Entenda mais sobre a área e como ela pode alavancar a sua carreira. 

Em 2019 algumas profissões tiveram uma expansão no mercado de trabalho. Entre elas está a que é responsável por esquematizar e planejar os mais diversos espaços de forma funcional, bela, responsável, personalizada e acessível. Estamos falando do design de interiores. Atualmente essa área é responsável não somente por residências, como também por espaços corporativos, comerciais e cinematográficos. 

Contudo, apesar de estar em aquecimento, o termo “design de interiores” é, de certa forma, bem recente no Brasil. Antes dos anos 90, quando ganhou a nomenclatura, esta profissão era conhecida como “Arquitetura de interiores”, “Decoração”, ou simplesmente “Design”. Hoje em dia, além da oficialização do termo, temos diversas formas de entrar no mercado de trabalho. Entre elas está o foco da nossa conversa de hoje: a especialização

Possibilidades para o especialista em design de interiores

Primeiramente, antes de falarmos como funciona a especialização nessa área, é interessante abordar algumas das muitas áreas de atuação que o mesmo possui. 

1. Residência 

A mais comum e conhecida das áreas é a de decoração de casas e apartamentos de forma personalizada. Aqui é possível também trabalhar em parceria com arquitetos na execução de projetos e redecorações. Apesar da saturação, a área continua com boas oportunidades de trabalho. 

2. Comercial 

Quem nunca entrou em uma loja e se sentiu tão encantado ou confortável que mal percebeu o tempo passar? Pois é, isto é responsabilidade do design de interiores. Cada vez mais, no mercado, é pensado na experiência do cliente, seja online ou offline. E se o design tem também conhecimento suficiente em marketing, ele consegue capturar a essência da empresa e seus valores para transcrever em uma decoração totalmente estratégica. 

3. Corporativo 

Além das áreas citadas acima, espaços corporativos precisam igualmente desse profissional para planejar um ambiente que atenda as necessidades e seja funcional. Não só grandes escritórios ou corporações, mas também algumas fábricas necessitam da atuação desse profissional. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
“][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

4. Consultoria 

Atualmente, uma das áreas mais comuns é a consultoria. Isso porque ela pode ocorrer tanto de forma contratada como dentro de lojas de móveis e decorações planejadas. É uma área que vale muito a pena investir. 

5. Cinema 

Apesar de incomum, o especialista em design de interiores pode semelhantemente atuar na área cinematográfica com a execução de cenários. Estes que podem ser também de redes televisivas como programas ao vivo, seriados, novelas, etc. Aqui o profissional atua em cooperação ou como o próprio diretor criativo.  

6. Carreira acadêmica 

Embora não muito comentado, a especialização associada a um mestrado e doutorado pode abrir diversas portas no mercado. Como, por exemplo, a carreira acadêmica. Estar em sala de aula, desenvolvendo pesquisas ou mesmo palestrando, é uma incrível oportunidade para o interessado em entrar nesta área de atuação. 

Como funciona a especialização?

A especialização ocorre em três módulos semestrais em formato carrossel.  Nela será possível aprofundar os conhecimentos em projeto de iluminação e acústico, design de residêncial, análise e percepção de espaços e comportamento humano. Fora isto, landscape, ambientação, paisagismo, arquitetura promocional, que trabalha com projetos de stands e showrooms, entre outros conhecimentos. 

Essa é uma pós-graduação lato sensu, que tem duração de um ano e é presencial com cursos ao vivo online. Ou seja, em apenas um ano você consegue alavancar a sua posição no mercado e ter mais oportunidades.

Para quem é a especialização?

Para todo o público que trabalha com decoração, arquitetura, produção de cenários ou espaços mercadológicos. Se você se encaixa em alguma dessas categorias, então essa pós é para você. Caso seja arquiteto ou engenheiro civil, imagine o plus que esse curso vai acrescentar em seu currículo. Principalmente pela área estar em ascensão no mercado. 

Ficou interessado e quer saber mais sobre? Basta clicar aqui para ter acesso a mais informações. Esperamos ter te ajudado.

Até a próxima! [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 06 cursos online e gratuitos na área de arquitetura e urbanismo

• Arquitetura: como funcionam as áreas do Paisagismo

• Arquitetura: Inspire-se em 7 projetos de telhado verde[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também