Blog do UNASP

5 dicas para escolher o tema do seu TCC e se sair bem nas etapas

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Normalmente as pessoas sentem muita dificuldade para decidir um tema para o famoso e temido TCC. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar!

A graduação tem dois grandes desafios que exigem de nós dedicação e autoconhecimento. O primeiro é o vestibular, lá no começo de tudo, e o segundo é o Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC.

No entanto, esses dois períodos da vida possuem mais em comum do que a gente imagina. Isso porque, lembrar dos critérios que utilizamos para escolher nossa graduação pode ajudar e muito a definir um excelente tema para o TCC.

Quer entender melhor esse processo de escolha? Então, veja a seguir as dicas que listamos para te ajudar.

1. Afinidade com área de estudo

Quando você decidiu pelo seu curso de graduação provavelmente você levou em consideração aquilo que mais lhe interessava, gostos pessoais e paixões. Da mesma forma ao decidir o tema do TCC você deve levar em consideração essas mesmas questões. O quê você gosta no seu curso ou qual tema ascende uma chama dentro de você?

Portanto, o ideal é fazer uma lista de temas que você mais gosta ou que te interessa. Para assim, delimitar um pouco as opções. Geralmente TCC é bem desgastante e a escolha de um tema de interesse pode facilitar para que não fique ainda mais trabalhoso e penoso.

2. Delimitando o tema

Depois de escolher qual será a área do seu TCC você deve especificar qual será o tema do seu estudo. Ele deve ser o mais especifico possível para facilitar a sua pesquisa e produzir um trabalho que não seja vago ou muito abrangente. Desta maneira, lembre-se de não divagar ou deixar muitas opções em aberto. Foque em algo, seja pontual.

3. Valorize o seu orientador

Tendo ou não a oportunidade de escolher o seu orientador é importante ter em mente que ele está alí para te ajudar.

Ou seja, o orientador não é seu inimigo, até porque o nome dele também está em avaliação. Então busque estabelecer um canal de comunicação constante, pode ser por e-mail, WhatsApp ou pessoalmente. Só não deixe de estar em contato.

Organize as suas dúvidas e tudo aquilo que você necessita de orientação. Procure ser objetivo ao consultá-lo e o mais importante, dê ouvidos e faça aquilo que for orientado a fazer. Ah, inclusive o seu orientador ou orientadora também pode te ajudar na escolha do tema para o TCC.

O ideal é que o seu orientador conheça as suas potencialidades e gostos. Assim a busca pelo tema pode ser mais fácil do que você imagina.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

4. Execução

A maior dificuldade na produção do TCC costuma ser pelo fato da escolha. Por exemplo, a escolha de temas de difícil execução ou com quase nenhuma bibliografia e estudos de caso. Esse tipo de dificuldade que acaba limitando o seu progresso. Não adianta querer estudar algo sem uma base, ainda mais no TCC onde se exige fontes.

É super importante que você verifique com a ajuda do seu orientador se há bibliografia suficiente sobre o tema e também a existência de estudos de caso acessíveis.

5. Planejamento/Calendário

Muitos estudantes além de cursarem uma graduação, também trabalham ou possuem outras atividades extra curriculares. Para não bagunçar a agenda e ter tempo de atender a todas as demandas é preciso fazer um planejamento. Por exemplo, um calendário com metas objetivas. Além de procurar estimar quanto tempo você vai investir em cada etapa e compromisso.

Pesquisas em bibliotecas, conversas com profissionais, levantamento de dados e leitura de estudos de casos, tudo isso deve ser estimado em tempo. Para que você realize um bom trabalho sem surpresas desagradáveis e perca prazos estabelecidos pelo orientador.

Além disso, planejar-se também ajuda na escolha do tema. Já que você terá um tempo certo para pesquisar e se decidir.

Já escolhi o meu tema!

O TCC é seu último trabalho na graduação, mas se bem feito pode abrir muitas portas de trabalho e até mesmo ser seu passaporte para continuidade na vida acadêmica.

Procure fazer algo simples, porém relevante. Muitos erram no desejo de produzir algo além do que é exigido. Atenha-se ao que é solicitado e você fará um TCC surpreendente!

Tem alguma dica ou experiência que queira compartilhar com a gente? Então escreva aqui nos comentários!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Situações que todo mundo passa em ano de TCC

• Montando seu TCC

• Iniciação Científica. Como escolher um bom tema?

• Iniciação científica, a importância de participar de um grupo de pesquisa.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também