Blog do UNASP

Como escolher uma profissão quando você gosta de muitas áreas?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

É comum sentir uma certa dificuldade na hora de escolher uma profissão. E isso se agrava ainda mais quando você tem afinidade com diversos cursos, ao mesmo tempo. Leia o post abaixo e aprenda a como encontrar o melhor caminho para você.

Provavelmente você já parou para se questionar qual a profissão que deseja seguir; e talvez também notou que estava em dúvida entre muitas opções. Acredite, você não é o único e isso pode ocorrer com qualquer um que tenha multi interesses e habilidades.

Por isso, é importante entender que durante fase do vestibular vão existir pessoas decididas, indecisas, e ainda aquelas que simplesmente não se identificam com nenhuma. Portanto, se você ainda não escolheu nenhuma profissão, não se desespere! É totalmente normal e compreensível.

Portanto, neste post vamos conversar sobre como esclarecer melhor as suas opções, esperamos, te ajudar na tomada de decisão. 

Vamos lá! 

Faça listas 

Essa é a primeira coisa que devemos buscar em qualquer situação que exija uma decisão séria. Respire um pouco e limpe a sua mente das preocupações que te assombram agora. E, de forma racional, busque em seu memória aquilo que te faz realmente feliz. Quais são as habilidades e talentos que você possui e que mais gosta de usar? 

Anote tudo isso, de preferência em um papel, e depois observe as suas escolhas. Com calma agrupe cada habilidade que seja compatível com as profissões que tem em mente. Separe-as em áreas, como: humanas, exatas, biológicas, etc. E observe qual a que possui mais presença na sua lista. 

Reflita

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que gosta de fazer, aplique isso no contexto do mercado. Ou seja, coloque cada uma das opções das profissões em perspectiva e se questione se você conseguiria, ou não, encarar o cotidiano e dificuldades da mesma.

Por que fazer isso? Bem, quando amamos muito fazer algo, logo pensamos que aquela é a porta para uma carreira de sucesso. Entretanto, a verdade é que nem todos os nossos talentos podem se tornar uma profissão. Uma vez que as pressões do dia a dia acabam minando a alegria de fazer aquilo. Muitas vezes é melhor deixar algumas atividades apenas como hobbie mesmo. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Tire as suas dúvidas

Toda decisão importante exige um tempo de reflexão e pesquisa. Pegue as suas anotações e converse com profissionais de cada área do seu interesse. Também vale fazer pesquisas na internet, ler mais sobre as profissões e sobre os cursos de graduação. Avalie como funciona a rotina de cada um. Se possível, tenha algum tipo de experiência voluntária para sentir ao menos um pouco do clima da profissão. 

Valores

Quais são os seus valores? Já falamos anteriormente aqui no blog sobre a importância de entender quais são os seus valores. Entender os seus valores pode ser uma grande chave para determinar a sua escolha.

Isso porque valores são um conjunto de características de uma pessoa, podendo ser também de uma organização, o que determina como esta interage com outros e até mesmo com o ambiente. São igualmente os guias na formação dos planos em busca do objetivo traçado, seja profissional ou pessoal.

Em suma, é tudo o que acreditamos ser realmente importante dentro da nossa existência. Ao entender quais são os seus valores, você poderá eliminar as profissões que não se encaixam no que você acredita e deseja pessoalmente.

Teste vocacional 

Ainda restam muitas dúvidas mesmo depois dos exercícios de reflexão? Então, uma boa ferramenta para te auxiliar na escolha da profissão é o teste vocacional. A partir das suas habilidades, inclinações e desejos, o profissional vai indicar quais as áreas de atuação enquadram melhor com sua personalidade. 

Escolha a profissão 

Por fim, tome a coragem para escolher e se manter nesta decisão. Saiba que em qualquer escolha nós perdemos e ganhamos coisas, e está tudo bem. Procure anular o medo do fracasso e entenda que sempre há chances de recomeços. E que um erro pode servir como professor para futuras situações. 

 

Esperamos ter te ajudado. Até a próxima! [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia também: 

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também