Blog do Unasp

Engenharia de Computação: quais são as principais áreas de atuação?

A Engenharia de Computação é uma profissão que vem conquistando mais espaço no mercado. Principalmente por causa da grande busca em soluções de tecnologia. Quer saber mais? Leia o post abaixo e descubra o porquê de a Engenharia da Computação ser uma das profissões mais requisitadas do momento.

Antes de começar, precisamos esclarecer uma dúvida recorrente. É importante lembrar que Engenharia de Computação é diferente de Ciência da Computação. A primeira lida com a parte que envolve a realização de projetos e construção de computadores e de sistemas. Já a segunda é a ciência que estuda as técnicas, metodologias e instrumentos computacionais, que automatiza processos e desenvolve soluções baseadas no uso do processamento digital. Agora ficou mais fácil de diferenciar, né?

Se você tem um interesse profundo sobre como funciona os equipamentos eletrônicos, e se a sua vontade vai além, você também deseja construir os equipamentos então Engenharia de Computação tem tudo a ver com o seu perfil. Para quem tem afinidade com tecnologia, este é o curso que abrange todas os segmentos e também permite ter conhecimentos sólidos e profundos sobre computadores e seus usos.

O profissional em Engenharia de Computação área pode projetar e construir computadores com os sistemas de hardware e de software ou planejar e programar redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos. Também pode produzir novas máquinas e equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores. Outra importante área de atuação é como projetista, por exemplo, de robôs, de equipamentos de informática e de sistemas de computação em aeronave.

Dando um ‘Google’ no curso.

Para se formar em Engenharia de Computação, é necessário fazer um bacharelado de 5 anos para a conquista do diploma. Assim como as outras Engenharias, é um curso muito prático onde se faz necessário o estudo com laboratórios e equipamentos adequados.

O curso de graduação requer bastante criatividade, lógica e foco. As disciplinas possuem conteúdos diversificados nas áreas da Computação, Eletrônica Digital, Tecnologia de Programação, Engenharia de Software, Organização do Hardware e Inteligência Artificial.

Perfil do engenheiro da computação.

De acordo com o site Guia da Carreira, “um bom engenheiro da computação deve ter afinidade com matemática, gostar de tecnologia e linguagens de programação. Como qualquer profissional da área de tecnologia, este engenheiro precisa acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da área em que atua. Estar atualizado sobre as novidades é essencial para se manter competitivo no mercado de trabalho.”

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Quais são as áreas de atuação?

O engenheiro dessa área encontra boas oportunidades de emprego em bancos, instituições financeiras, empresas de comércio eletrônico e de consultoria tecnológica, por exemplo, devido ao aquecimento do mercado e avanço das tecnologias e sistemas. Essas são algumas das áreas onde os profissionais de Engenharia de Computação podem atuar:

• Desenvolvimento e produção de equipamentos (Hardware).

O profissional será responsável por projetar e construir computadores, periféricos, peças e outras ferramentas de trabalho.

• Desenvolvimento de programas (Softwares).

Planejamento e criação de sistemas, aplicativos, programas e ambientes virtuais.

• Controle e automação.

Gerenciar ferramentas e sistemas para grandes indústrias e fábricas, por exemplo, criando aparelhos, robôs e automatizar processos.

• Suporte técnico.

Dará suporte e manutenção nos aparelhos digitais de empresas, como computadores e máquinas eletrônicas. O profissional também será responsável pela montagem, instalação e atualizações de aparelhos eletrônicos.

• Empreendedorismo.

O profissional pode também abrir seu próprio negócio de manutenção de computadores, criação de softwares e hardware e até vendas.

E qual é a média salarial?

A Engenharia de Computação é uma das 10 áreas da engenharia com salários iniciais mais altos, de acordo com esta matéria da revista Exame. De acordo com o site Love Mondays a média salarial do profissional é de R$5.565 reais, podendo chegar até R$22.000,00 de acordo com a experiência do engenheiro.

Já imaginou você sendo o próximo criador, desenvolvedor de sistemas e apps como a Netflix e o Instagram? Pois é, as áreas de atuação de um Engenheiro da Computação são amplas, então não se preocupe, em alguma delas você pode se encaixar.

Quer saber um pouco mais sobre o curso, as aulas, estrutura e outras informações? Acesse o site do Unasp e conheça o curso no campus Hortolândia e também no campus São Paulo.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!