Blog do Unasp

Saiba mais sobre a importância do ENEM e como se preparar para as provas.

Faltam poucos meses para o ENEM, você está preparado(a)? Se você ainda tem algumas dúvidas fique tranquilo(a) porque hoje nós vamos explicar a importância de fazer esta prova e te dar algumas dicas de como se sair bem nela.

Importância do Enem

Ao logo dos anos inúmeras funções foram atribuídas ao Enem. Desde 2009, o exame tornou-se umas das principais portas de entrada no ensino superior no Brasil. Se você está interessado em conquistar uma bolsa de estudos para fazer a faculdade é muito importante prestar o exame.

Acesso às universidades particulares

Com a criação do ProUni (Programa Universidade para Todos), em 2004, a nota obtida no Enem passou a ser utilizada para a obtenção de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação em universidades e faculdades particulares. Com a nota do ENEM, e o ProUni, você pode conseguir uma bolsa de estudos para o UNASP.

Quer saber mais sobre o Prouni e bolsa de estudos? Clique aqui.

Acesso às universidades públicas

Um grande avanço no ensino superior brasileiro foi a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SISU), em 2009. O SISU utiliza a nota do Enem como forma de ingresso em várias instituições públicas de ensino superior, como as universidades federais e os institutos federais de educação profissional e tecnológica. Segundo o Inep, a ideia é democratizar as oportunidades de concorrência às vagas federais de ensino superior por meio de um processo nacional, dando a possibilidade de estudantes de qualquer estado poder concorrer a vagas de qualquer região.

Mesmo algumas universidades federais que não estão no SiSU utilizam integralmente ou parcialmente a nota do Enem na seleção dos universitários.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Intercâmbio internacional

Implementado em meados de 2011, o Programa Ciência sem Fronteiras é uma grande oportunidade para jovens universitários e pesquisadores. Porém, um dos requisitos para participar do programa na graduação é ter realizado o Enem. O programa visa proporcionar a estudantes de graduação e pós-graduação a experiência de estudar em faculdades de excelência, em diversos países.

Viu quantas portas podem ser abertas se você fizer o Enem?

Mas como funciona a prova?

O ENEM deste ano tem algumas mudanças: os candidatos terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia. Assim como em 2017, o exame será aplicado em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro.

Como devo me preparar para o ENEM?

Faltando quase 4 meses para as provas, que serão realizadas em 4 e 11 de novembro, é importante estudar desde já para se aprofundar nos conteúdos, praticar exercícios e treinar a redação.

1. Faça um planejamento

Fazer um cronograma semanal de estudos é o ideal para analisar o andamento do conteúdo. Organize de duas a três disciplinas por dia, mesclando entre humanas e exatas, entre as que gosta menos e as de sua preferência, e entre teoria e prática, para manter um equilíbrio. Comece estudando as disciplinas que você tem mais dificuldade e que, consequentemente, você precisará dedicar mais tempo. Lembre-se de adaptar sua rotina de estudos com o melhor horário e melhor local, priorizando tranquilidade e silêncio para ajudar na concentração.

2. Estude com amigos

Crie grupos de estudos com amigos que tenham o mesmo objetivo que você. Combine encontros para trocar informações, revisar conteúdos, compartilhar dúvidas, ajudar e ser ajudados nas dificuldades.

3. Pratique exercícios e faça simulados

Exercícios são fundamentais para fixar o conteúdo. Na internet é fácil encontrar listas de exercícios, simulados e provas anteriores do Enem com gabaritos. Essa é uma forma de praticar o que foi estudado e acompanhar o seu próprio desempenho, observando onde é necessário reforço. É importante não se desanimar com os resultados, refaça os exercícios quantas vezes for necessário.

4. Assista videoaulas

Há uma grande oferta de videoaulas no YouTube que podem complementar os estudos e ajudar na fixação dos conteúdos. Além de poder pausar o vídeo para fazer anotações, você pode revê-los sempre que quiser.

5. Esteja atento aos assuntos da atualidade

É importante ler jornais para estar sempre atualizado e ficar por dentro de temas que estão sendo debatidos. Além de se manter informado, a leitura de jornais ajuda a melhorar o vocabulário, ponto importante para a redação. Para estar preparado para esta etapa fundamental do Enem, a orientação é fazer pelo menos uma redação por semana. Se você conseguir fazer mais, melhor.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!