Blog do UNASP

Saiba mais sobre a importância do ENEM e como se preparar para as provas.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Faltam poucos meses para o ENEM, você está preparado(a)? Se você ainda tem algumas dúvidas fique tranquilo(a) porque hoje nós vamos explicar a importância de fazer esta prova e te dar algumas dicas de como se sair bem nela.

Importância do Enem

Ao logo dos anos inúmeras funções foram atribuídas ao Enem. Desde 2009, o exame tornou-se umas das principais portas de entrada no ensino superior no Brasil. Se você está interessado em conquistar uma bolsa de estudos para fazer a faculdade é muito importante prestar o exame.

Acesso às universidades particulares

Com a criação do ProUni (Programa Universidade para Todos), em 2004, a nota obtida no Enem passou a ser utilizada para a obtenção de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação em universidades e faculdades particulares. Com a nota do ENEM, e o ProUni, você pode conseguir uma bolsa de estudos para o UNASP.

Quer saber mais sobre o Prouni e bolsa de estudos? Clique aqui.

Acesso às universidades públicas

Um grande avanço no ensino superior brasileiro foi a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SISU), em 2009. O SISU utiliza a nota do Enem como forma de ingresso em várias instituições públicas de ensino superior, como as universidades federais e os institutos federais de educação profissional e tecnológica. Segundo o Inep, a ideia é democratizar as oportunidades de concorrência às vagas federais de ensino superior por meio de um processo nacional, dando a possibilidade de estudantes de qualquer estado poder concorrer a vagas de qualquer região.

Mesmo algumas universidades federais que não estão no SiSU utilizam integralmente ou parcialmente a nota do Enem na seleção dos universitários.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

Intercâmbio internacional

Implementado em meados de 2011, o Programa Ciência sem Fronteiras é uma grande oportunidade para jovens universitários e pesquisadores. Porém, um dos requisitos para participar do programa na graduação é ter realizado o Enem. O programa visa proporcionar a estudantes de graduação e pós-graduação a experiência de estudar em faculdades de excelência, em diversos países.

Viu quantas portas podem ser abertas se você fizer o Enem?

Mas como funciona a prova?

O ENEM deste ano tem algumas mudanças: os candidatos terão 30 minutos a mais para fazer a prova do segundo dia, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. Os estudantes terão cinco horas para fazer a prova no segundo dia e cinco horas e meia no primeiro dia. Assim como em 2017, o exame será aplicado em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro.

Como devo me preparar para o ENEM?

Faltando quase 4 meses para as provas, que serão realizadas em 4 e 11 de novembro, é importante estudar desde já para se aprofundar nos conteúdos, praticar exercícios e treinar a redação.

1. Faça um planejamento

Fazer um cronograma semanal de estudos é o ideal para analisar o andamento do conteúdo. Organize de duas a três disciplinas por dia, mesclando entre humanas e exatas, entre as que gosta menos e as de sua preferência, e entre teoria e prática, para manter um equilíbrio. Comece estudando as disciplinas que você tem mais dificuldade e que, consequentemente, você precisará dedicar mais tempo. Lembre-se de adaptar sua rotina de estudos com o melhor horário e melhor local, priorizando tranquilidade e silêncio para ajudar na concentração.

2. Estude com amigos

Crie grupos de estudos com amigos que tenham o mesmo objetivo que você. Combine encontros para trocar informações, revisar conteúdos, compartilhar dúvidas, ajudar e ser ajudados nas dificuldades.

3. Pratique exercícios e faça simulados

Exercícios são fundamentais para fixar o conteúdo. Na internet é fácil encontrar listas de exercícios, simulados e provas anteriores do Enem com gabaritos. Essa é uma forma de praticar o que foi estudado e acompanhar o seu próprio desempenho, observando onde é necessário reforço. É importante não se desanimar com os resultados, refaça os exercícios quantas vezes for necessário.

4. Assista videoaulas

Há uma grande oferta de videoaulas no YouTube que podem complementar os estudos e ajudar na fixação dos conteúdos. Além de poder pausar o vídeo para fazer anotações, você pode revê-los sempre que quiser.

5. Esteja atento aos assuntos da atualidade

É importante ler jornais para estar sempre atualizado e ficar por dentro de temas que estão sendo debatidos. Além de se manter informado, a leitura de jornais ajuda a melhorar o vocabulário, ponto importante para a redação. Para estar preparado para esta etapa fundamental do Enem, a orientação é fazer pelo menos uma redação por semana. Se você conseguir fazer mais, melhor.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Quer uma bolsa de estudos para 2019? Faça o Enem.

• Redação do Enem: dicas para se dar bem no Exame.

• ProUni: entenda como funciona e como conquistar uma bolsa pelo programa.

• 7 apps gratuitos para gerenciar e organizar a sua rotina de estudos.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também