Blog do UNASP

Aprenda a como elaborar um projeto de pesquisa de forma descomplicada

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A elaboração de um projeto de pesquisa é, na maioria das vezes, um desafio para muita gente. Aprenda a como construir o seu projeto de uma forma simples e descomplicada. 

Elaborar um projeto de pesquisa durante a faculdade não é apenas algo positivo para o período da graduação, mas também para o mercado de trabalho. Isso quer dizer que as empresas buscam um profissional que tenha compromisso, visão crítica e responsabilidade. E, ter feito um bom projeto de pesquisa durante o curso, conta muito como experiência. No entanto, o que é projeto de pesquisa?

O projeto de pesquisa pode ser considerado como uma descrição da estrutura de um trabalho a ser realizado. Portanto, ele é um documento que irá apresentar os planos e propostas para o desenvolvimento de possíveis atividades realizadas durante a pesquisa.

Dessa forma, o documento se articula e se organiza orientado por aspectos, como: 

  • Definição de um conjunto de recortes na realidade social. 
  • Cartografia das escolhas para abordar a realidade, ou seja: o que pesquisar; por que pesquisar e como pesquisar. 

Finalidades do projeto de pesquisa

A pesquisa possui um viés de discussão e diálogo, porém não se pode dispensar a sistematização do que se pretende fazer, de como proceder e a que resultados se espera chegar. Além disso, você dificilmente terá êxito em uma pesquisa cuja coleta de dados seja feita de forma desleixada e sem um norteamento teórico-metodológico.

A finalidade do projeto de pesquisa, então, é de esclarecer ao próprio pesquisador as questões que ele pretende enfrentar e dialogar. Assim como, quais estratégias irá utilizar para embasar o projeto e a pesquisa.

Portanto, além do caráter de planejamento prévio de uma pesquisa, o projeto tem outras finalidades, como:

  • mapear o caminho a ser seguido durante a investigação;
  • orientar o pesquisador durante o percurso de investigação; 
  • comunicar os propósitos da pesquisa para a comunidade científica.

Elementos que constituem um projeto de pesquisa

O projeto é composto por elementos teóricos, metodológicos e complementares. Por isso, é preciso se atento aos elementos, para construir, assim, um bom trabalho. Veja a seguir como é a estrutura de um projeto de pesquisa e o que você precisa fazer:

  • Referenciais teóricos 

Tema, problema, hipótese, objetivos, justificativa. 

  • Referenciais metodológicos 

Referencial teórico, metodologia, coleta e análise de dados. 

  • Elementos complementares 

Referência bibliográfica.

Pensando em te ajudar a entender melhor cada etapa, listamos toda a estrutura para facilitar sua vida. Quer ver? Continue lendo esse post![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Tema

O tema é o assunto principal, é a área de interesse da pesquisa. Ou seja, nesse momento, é preciso fazer uma definição genérica do que se pretende pesquisar.

Problema

Toda pesquisa científica, ou projeto de pesquisa, parte da formulação de uma ou mais perguntas. No entanto, o problema de pesquisa tem que, essencialmente, ser uma pergunta. Além disso, ele deve também cumprir algumas características também:

  • precisa ser empírico (ou seja, baseado na experiência e na observação e não em percepções pessoais);
  • tem que ser preciso (nada de perguntas vagas);
  • precisa ser delimitado a uma dimensão viável (quanto maior a dimensão da pesquisa, menor é a precisão das informações coletadas);
  • o problema de pesquisa precisa ser solucionável.

Hipótese

A hipótese é a ideia inicial do que pode vir a ser a solução do problema. Então, nada mais é do que a suposição de coisas, como teoria, que podem responder ao problema de pesquisa. Então, ao final do projeto de pesquisa, a hipótese deverá ser negada ou comprovada.

Objetivos

No projeto de pesquisa, os objetivos devem responder a pergunta “para quê?”

Portanto, devem ser claros e precisos, sendo também, discriminados com verbos no infinitivo, aqueles que determinam ação.

Além disso, deve conter um objetivo geral (mais amplo, é o propósito geral da pesquisa) e objetivos específicos também. Dessa forma, o objetivo é a meta do seu trabalho, é onde o pesquisador quer chegar com a pesquisa. Quer uma dica? Utilize verbos como “descobrir, analisar, discutir, esclarecer, procurar, realizar, medir, produzir, localizar, diagnosticar.

Justificativa

Já a justificativa deve responder à pergunta: “por quê?”

Logo, qual a importância da pesquisa nos âmbitos teórico, metodológico e/ou empírico?

Inclua fatores que determinaram a escolha do tema de estudo e das referências, por exemplo, no intuito de justificar sua vontade de dialogar sobre o tema escolhido.

Referencial teórico

O referencial teórico é o que sustenta a pesquisa, uma vez que possui toda a fundamentação teórica. Por isso, valorize os conhecimentos já produzidos pela humanidade ou por cientistas também. Nesta etapa, você deve incluir fontes de livros, artigos, pesquisa em internet ou em outros meios de informações e estudos.

Metodologia e coleta de dados

A metodologia, de fato, é o estudo dos métodos a serem seguidos na pesquisa. Então, deve constar todos os procedimentos que você vai utilizar na pesquisa, como, por exemplo:

  • tipo de pesquisa: é de natureza exploratória, descritiva ou explicativa? 
  • população e amostra: informações sobre o universo a ser estudado.
  • coleta e análise de dados: quais as técnicas que serão utilizadas para coletar dados (questionários, entrevistas, observação, experimento)? 

Portanto, descreva todas as informações obtidas de maneira clara e precisa. Esse momento de minucioso e extremamente detalhado.

Referências bibliográficas

Em toda discussão científica, é preciso embasar as teorias. Então, as referências bibliográficas é um elemento obrigatório e referem-se à listagem em ordem alfabética de todas as fontes de pesquisa utilizadas durante a elaboração do projeto.

Dessa forma, podem ser utilizados livros, jornais, revistas, dicionários, internet, artigos científicos, entre outros. Além disso, vale lembrar que, para cada tipo de referência, há uma organização padrão determinada pela ABNT.

Um bom projeto de pesquisa de ter

Resumimos em itens o que, obrigatoriamente, um projeto deve ter: 

  • Introdução 

Apresentação do tema e do problema. 

  • Justificativa 

Texto no qual se articulam os argumentos, de forma a demonstrar a relevância do tema. 

  • Referencial teórico 

Destina-se a apresentar as leituras e fundamentos teóricos que embasam a proposta da pesquisa 

  • Objetivos 

Objetivo geral – apresentam-se de forma global os objetivos pretendidos na pesquisa; 

Objetivos específicos – corresponde aos desdobramentos do objetivo geral, de forma a traduzir, em suas diferentes especificidades, o que se pretende alcançar. 

  • Metodologia

Descreve-se os caminhos metodológicos previstos e as técnicas a serem utilizadas. 

  • Bibliografia 

Material utilizado para o projeto e/ou da pesquisa, de acordo com as Normas da ABNT. 

  • Cronograma 

Destina-se a traduzir as ações a serem realizadas, distribuindo-as no espaço de tempo disponível para a realização do projeto.

 

Bom projeto de pesquisa e até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Como escrever uma hipótese para artigos e TCC?

• Iniciação Científica. Como escolher um bom tema?

• Iniciação científica, a importância de participar de um grupo de pesquisa.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também