Blog do Unasp

Educador físico: descubra em quais áreas você pode empreender

O empreendedorismo tem atingido as mais diversas áreas de atuação. Veja como também entrar nessa sendo um educador físico!

O mercado da saúde tem crescido, e como resultado, uma imensa gama de oportunidades surgiram. Inclusive para quem deseja empreender. Este nicho em particular, o da saúde, é conhecido como “ever green”, um termo para indicar a constante procura e investimento das pessoas nessa área não importando a época do ano, ainda mais aqui no Brasil. Dentro deste mercado, encontramos diversos profissionais das mais variadas áreas da saúde e estética atuando, inclusive o educador físico.

Sabemos que empreender exige coragem e, muitas vezes, uma noção de mercado e faro para tendências. Além disso, também é necessário ter criatividade para traçar o caminho dentro da oportunidade detectada. Portanto, já te adiantamos, aposte na área de saúde!

Na verdade, pesquisas já apontam para dados que informam que o investimento em saúde e bem estar dos brasileiros é bem alto. Além disso, boa parte da população não possui receio em pagar um pouco a mais pelos produtos e serviços da área.

Por isso, que um educador físico tem uma imensa oportunidade de empreender dentro deste cenário. E claro que, neste post compartilharemos algumas das opções de empreedimento na área. Desde aquelas que exigem um grande investimento inicial, até àquelas que são mais simples de começar.

Veja a seguir algumas ideias de empreendimentos que podem funcionar muito bem neste país tropical, abençoado por Deus e cheio de pessoas em busca da saúde e beleza. Vamos lá?

1 – Abrir uma academia

Se você sonha em ter o seu próprio espaço, como uma academia por exemplo, esta é uma opção interessante.

No entanto, em primeiro lugar, é importante ressaltar que neste caso requer um investimento maior, fora algumas burocracias. Mesmo assim, é uma ótima forma de empreender como educador físico. E aqui vale também ser criativo para oferecer um serviço diferente, não se prendendo apenas a academia de musculação comum. Mas quem sabe, também treinamento para esportes, dança, pilates, exercícios e atividades aquáticas, específicos para um segmento, e a infinidade de possibilidades não para. 

Um conselho, encontre algo que “case” com seus valores e desejos.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

2 – Personal trainer especializado

Outro tipo de empreendimento é o de treinador pessoal e personalizado. Você pode também agregar mais valor ao seu serviço de acordo com a especialização que você escolher baseado nas tendências mercadológicas e preferências pessoais.

Alguns bons exemplos são: o mercado de gestantes, que apesar de comum pode gerar lucro; o crescimento do número de idosos e na quantidade de tempo de vida humana que tem se estendido de 75 para 80 anos;

E por fim, o treinamento específico para pessoas que buscam não só malhar ou manter-se saudáveis, mas gostariam de conseguir melhor eficiência em esportes que praticam como hobby, diversão e de forma amadora.  

3 – Venda de produtos

O mundo fitness é repleto de modismos e tendências, principalmente de produtos diferenciados. Como um educador físico, essencialmente “de nome”, será possível exercer uma maior autoridade na opinião, crítica e recomendação de algum destes.

Podendo fazer estas ora online, ora em espaços físicos e outrora para academias e estabelecimentos de terceiros. Quem sabe ainda conseguir criar uma marca só sua? Sempre lembrando de observar e estudar o mercado, junto a um bom planejamento e toda a ajuda que julgar precisar.

4 – Online

O universo virtual sempre será uma opção a ser pensada para qualquer tipo de empreendedor, seja ele físico ou não. A infinidade de possibilidades existentes aqui podem te surpreender. Semelhantemente ao tópico anterior, e inclusive citado no mesmo, há a possibilidade de serem realizadas vendas e o crescimento de uma marca aqui, seja ela qual for, oferecendo o produto ou serviço de interesse.

Entretanto, há também uma opção que, apesar de muito aparente, não parece ser escolhida sempre. Talvez pela crença na impossibilidade de se conseguir alcançar resultados palpáveis em “pouco” tempo. Estou falando do “produtor de conteúdo” em suas mais diversas plataformas. Já sabemos que é possível sim ganhar renda com as plataformas digitais, então o que falta para investir e empreender neste setor?

Algumas ideias vão desde a criação de posts em redes sociais, até um blog bem alimentado. Passando por vídeos que podem ser de treino ou dicas (entre outras opções), e indo em direção a criação de ebooks, webinars, vídeo aulas e palestras ao vivo online.

Mais uma vez vale afunilar o que se quer trabalhar e se especializar nisso, se tornar um mestre na área escolhida. Com estudos, dedicação e planejamento, logo poderá monetizar de diversas formas a sua plataforma.

E para finalizar…

Vamos sempre relembrar que precisamos desenvolver um olhar clínico para o mercado e suas tendências, como o coaching por exemplo, que também se uni com a educação física.

É igualmente preciso ter em mente que, com uma boa dose de criatividade e planejamento, nascem as melhores ideias. Nunca se prenda apenas ao que já é conhecido, se permita começar por este caminho e também escolher navegar em outros buscando novas idéias e formas de adaptar ao seu atual negócio. O segredo é se reinventar para empreender!

E aí, você é um educador físico? Qual destas áreas mais te interessou? Sabe de mais algumas? Compartilhe conosco nos comentários!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!