Blog do Unasp

Educação 2.0

shutterstock_140523148 copiar

Nunca na história da humanidade houve um volume tão grande de informações trocadas e ao alcance de milhões de pessoas ao redor do mundo. E tudo por conta da Internet que revolucionou nossa maneira de pensar, agir e trocar essas informações. A forma como aprendemos e como ensinamos mudou ao mesmo tempo em que as ferramentas da Web 2.0 permitiram melhorias e potencialização dos nossos recursos de compartilhar o conhecimento.

Web 2.0 é um termo usado para designar uma segunda geração de comunidade e serviços, tendo como conceito e prioridade a Web através de aplicativos baseados em redes sociais e tecnologia de informação. Esse termo está mais relacionado à percepção que nós, os usuários e desenvolvedores, temos do ambiente on-line, ou seja, nossa interação e participação que engloba inúmeras linguagens na Internet. Sendo assim, a principal ideia da Web 2.0 é tornar o ambiente on-line mais dinâmico e fazer com que os usuários colaborem entre si com a organização e disseminação de conteúdo.

shutterstock_123089410 copiar

 Com todas essas mudanças é óbvio que a educação também sofreu suas alterações e está a cada dia acompanhado mais a dinâmica da Web 2.0. A educação a distância é um bom exemplo disso. As plataformas digitais e os ambientes virtuais possibilitam a interação entre alunos e professores sem a necessidade de um ambiente físico, no caso uma sala de aula. Educadores estão tento a possibilidade de compartilhar conhecimento em parceria com seus alunos, tudo por conta dessa facilidade de interação pela Web 2.0. Mudanças assim estão cada vez sendo mais valorizadas. Claro que isso não tira o crédito dos cursos presenciais, também é possível através dessas aulas usar o conceito 2.0. E é preciso acompanhar essas mudanças, a tradição educacional tem que ser mudada, acompanhar a tecnologia não quer dizer piorar o ensino, mas sim modificar para algo mais dinâmico.

É só parar e analisar o nosso cotidiano. A maioria das tarefas e até relacionamentos são feitos pela internet. Compras, pesquisas, conversas, trabalho e agora também os estudos! E isso é reflexo não apenas da mudança tecnológica, mas também da nossa maneira de pensar. O ser-humano está sempre reciclando, inovando e testando suas próprias ideias de mundo. A vida muda, e nossos pensamentos e comportamentos também. Aprender de maneira colaborativa facilita o aprendizado, democratiza o ensino e muda nosso pensamento linear sobre como aprender. Pensar na educação 2.0 é pensar de uma maneira em que você não é mero expectador no ensino, mas ativo e colaborador da educação.

Para quem ficou interessado na ideia de estudar através da internet o UNASP também oferece cursos de pós-graduação EAD na área de educação. Aproveite que as inscrições já estão abertas. Acesse nosso portal e saiba mais.

Fontes: Significado.com.br / Educação a Distância 

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.