Blog do UNASP

Editor de vídeos: conheça as áreas de atuação deste profissional

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A edição de vídeos vai muito além do que conseguimos imaginar. Na prática, este é um trabalho que exige cuidado, técnica e sensibilidade. Tem interesse em atuar na área? Confira essa lista!

Você é um amante da sétima arte, vídeos e produções? Ou quem sabe estude algum curso que envolva esta área, podendo ser Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Cinema, entre outros? Então, é bem provável que já se deparou com uma etapa que é bem trabalhosa, mas muito gratificante: a edição de vídeos.

A edição é responsável não só por unir todas as peças do quebra-cabeça, mas também para dar os toques finais, aplicar os efeitos especiais, design e fazer a “história” ser narrada de acordo com a proposta do projeto.

Atualmente podemos observar o aumento da necessidade de profissionais no mercado de trabalho em relação às áreas de audiovisual. Elas estão presentes em nossas vidas desde os vídeos dos produtores de conteúdo, até os mais espetaculares filmes aclamados pela crítica.

E por trás de toda produção existe um profissional que trabalha dentro da pós-produção, mais especificamente na etapa de edição, os editores de vídeos. E pensando em você que tem interesse nesse segmento, neste post vamos apresentar uma lista sobre algumas áreas de atuação que podem ser seguidas.

Antes de começarmos é preciso ressaltar que por conta do crescimento do mercado, as exigências para o profissional estão igualmente subindo. Por isso, é necessário a adaptação do mesmo perante o mercado que se modifica de forma muita rápida, e também a atualização e investimento em si mesmo para ter mais a oferecer.

Lembrando que a edição de vídeos é mais complexa do que parece, já que o profissional precisa entender de narrativas e construção de histórias. Portanto, invista em cursos e estude muito! 😉

Com isso em mente, pronto para conhecer melhor o mercado e como atuar nele? Então, vamos lá!

Produtoras

Ainda durante a faculdade provavelmente você poderá ter a experiência de atuar em alguma produtora. Ora em formato de grupos para trabalhos acadêmicos, ora em estágios, e quem sabe até para a própria instituição em alguma produtora júnior, como ocorre aqui no UNASP. E se você se identifica com essa estrutura, trabalhando em equipe, as produtoras são uma ótima opção.

Costumeiramente elas são responsável por produzir todo tipo de vídeo e conteúdo audiovisual, dependendo da demanda. Funciona de forma semelhante a uma agência de publicidade, no sentido de ser contratado por um cliente para fazer X projeto. Estes que podem variar entre propagandas, conteúdo, entretenimento, etc. Um bom exemplo de uma produtora brasileira é a 02 Filmes. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Agências de publicidade

Dentro das agências de publicidades também são necessários os editores de vídeos. Como citado anteriormente, funciona por demanda do cliente. Lembrando que aqui o foco são as peças publicitárias. Você pode conferir alguns trabalhos da agência Y&R, por exemplo.

Emissoras de televisão

Este campo de trabalho é o mais comum procurado pelos profissionais de comunicação e audiovisual, pela consolidação que a televisão possui no mercado. Assim, é uma boa opção para quem deseja trabalhar com programas ao vivo, novelas, jornais, vinhetas, entre outros.

Produtores de conteúdo online

Se existe um mercado que apareceu e que ganhou o seu lugar, é o de produtores de conteúdo digitais. O próprio Youtube é um campo com ricas oportunidades. Alguns influenciadores, por exemplo, trazem à tona para o público o editor por trás daquela produção. O que faz com que exista uma interação muito divertida.

Fora isso, você pode trabalhar produzindo e editando o seu próprio conteúdo. Caso já tenha experiência, por quê não compartilhar com tutoriais de edição, por exemplo?

E ainda há os cursos online de outras pessoas, que com toda certeza precisarão das suas habilidades. As oportunidades não faltam, vale a pena sempre estar de olho nas tendências.  

Freelancer  

Com toda certeza esta área de atuação não poderia ficar de fora, afinal a maior parte de comunicadores e artistas visuais/digitais acabam por trabalhar também desta forma. Em plataformas como o Workana, já citado anteriormente em outro post, por exemplo, será possível encontrar trabalhos pontuais com pagamentos variados, por hora ou por job.

Cinema

Por fim, não poderíamos deixar de citar a nossa querida sétima arte. A participação no desenvolvimento e finalização de filmes e documentários é essencial.

Antigamente, quando tudo ainda funcionava de forma analógica, o momento da edição dos filmes era feito de forma manual através da colagem e costura de um fragmento do filme no outro. Interessante, não?

No entanto, apesar da mudança na tecnologia, o cuidado exigido ainda é o mesmo. Por mais que as visões do editor e diretor precisem estar conectadas, é semelhantemente necessário que ele mantenha uma distância da produção do material bruto. Isso evitará apegos emocionais de algumas cenas ou frames específicos. Dando uma maior liberdade para o olhar fresco e crítico na hora da colagem e descarte de cenas.

Para finalizar…

Bem, a verdade é que independentemente da área que resolva seguir dentro do ramo, o editor é quase como se fosse o chef de cozinha. Todos os ingredientes estão disposto sobre a mesa, mas a sensibilidade e criatividade para uni-los criando algo delicioso dependerá deste profissional, que pode ser você.

Qual a área que mais te chamou atenção?

Deixe nos comentários, adoramos ler as suas opiniões![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia Também: 

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também