Blog do UNASP

Dois documentários sobre alimentação para você repensar o consumo

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A cada dia que passa a nossa sociedade consome cada vez mais comida. Mas, ironia por trás desse fato, é que não estamos nos alimentando com mais qualidade, apesar das muitas opções no mercado. E ainda por cima, há um diferença injusta em como o alimento do mundo é distribuído entre a população mundial. Portanto, passou a ser necessário reavaliar como encaramos a alimentação. 

Se pararmos para analisar o nosso cotidiano, prestando atenção aos estímulos ligados aos alimentos, podemos notar a abundância de opções em supermercados, restaurantes, lojas e feiras. Desse modo, são gôndolas lotadas de alimentos de marcas, cores e sabores diferentes. Por isso, os apelos são cada vez mais fortes para consumirmos cada vez mais! Entretanto, o problema é que a maneira que consumimos os alimentos está desordenando nossa relação com a comida e colocando em risco a nossa saúde e bem-estar. Além disso, impacta de maneira negativa o planeta terra.

Assim, com tantos apelos como podemos saber o que é melhor para nós? Quais comidas podem melhorar nossa saúde e quais podem potencializar doenças? Como desvendar os mitos sobre a alimentação?

Nós temos duas dicas de documentários que vão virar sua cabeça do avesso sobre o tema! 

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email! ” newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]Food Matter e Food Choices são dois documentários que desvendam os mistérios da alimentação e consumo, e que levantam pontos importantes de análise sobre os reais valores nutricionais dos alimentos e a maneira como compramos e consumimos esses alimentos.

“O maior obstáculo para a descoberta não é a ignorância; é a ilusão do conhecimento” – Daniel J. Boorstin

Food Choices (2016) é um documentário dirigido pelo cineasta polonês Michal Siewierski que passou três anos entrevistando cientistas, médicos, nutricionistas, atletas e pessoas que adotaram um estilo de vida e alimentação diferenciados. Mas será que existe uma dieta saudável, sustentável e realmente boa para a nossa e a futura geração do mundo?

Dessa forma, o resultado é um documentário repleto de entrevistas e depoimentos que vão te fazer ponderar sobre questões importantes do consumo alimentar. Com isso, o recado do documentário é bem claro: O que comemos (consumimos) determina como todo o nosso planeta é usado.

Dessa maneira vivemos em um ciclo em que a natureza é diretamente afetada pelas escolhas que fazemos e pela produção das indústrias. No entanto, não adianta acharmos que não vamos pagar pela nossa destruição. Food Choices não trata somente sobre a alimentação e surpreende, ao abordar temas como compaixão aos animais, sustentabilidade e mudanças climáticas.

Por outro lado, o documentário Food Matters aborda temas relacionados a doenças e como elas poderiam ser tratadas e eliminadas com uma dieta rica em alimentos naturais, pouco ou nada processados. Sendo assim, os pesquisadores entrevistados confrontam a medicina tradicional baseados na teoria da prevenção de doenças pelos alimentos.

Os dois documentários estão disponíveis na Netflix. Por isso, essas são indicações para quem quer fazer uma auto análise e ouvir pontos de vista diferentes sobre o tema. Nossa sugestão é que você assista aos documentários e tire suas próprias conclusões.

Então, aproveite![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Você também pode gostar de:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também