Blog do Unasp

6 documentários imperdíveis para os amantes da fotografia

Você já se perguntou quais são as histórias por trás de cada fotografia? E as diferentes possibilidades de captura das imagens? Pensando em você, que é apaixonado por essa arte, fizemos uma lista de documentários imperdíveis sobre imagem, luz, pessoas, histórias e sensibilidade. Prepare a pipoca, a sessão já vai começar! 

O conceito da fotografia surgiu na Antiguidade com o estudo da “câmara escura”. E no século 19 ela passou a ganhar uma forma mais similar do que conhecemos hoje. Atualmente a fotografia é considerada não só como um produto, propaganda publicitária ou um registro de fato, mas também como arte. Uma arte que abriu as portas para perceber ou captar a percepção do mundo e tudo que nele há. 

É possível vermos os incríveis trabalhos feitos ao decorrer da história pelos grandes nomes como Diane Arbus, Henri Cartier-Bresson, Mario Testino e claro, nosso querido mineiro Sebastião Salgado.

Portanto, se você é um apaixonado por fotografia, fotógrafo, estudante de publicidade/RTV (ou qualquer área da comunicação/arte), nós te convidamos a uma sessão de abastecimento criativo. Afinal, para criar é necessário inspiração.

Isto é, significa que alimentar-se de experiências, imagens, sons, etc. Todo tipo de sentido e arte é benéfico. Além disto, você poderá ter um contato maior com as histórias e olhares e ainda, descobrir a “face social” desta magnífica forma de expressão.

Nesta lista separamos alguns dos melhores documentário sobre fotografia para você curtir e aprender! Eles são tão bons que alguns foram indicados e venceram o Oscar. Pronto para se aproximar dos olhos de cada um deles e se inspirar mais?

Tales by light

Em primeiro lugar, vamos iniciar a nossa sessão não com um documentário, mas uma série documental da Netflix. Como o próprio nome diz, essa série irá nos mostrar os contos/histórias contadas através da luz.

Mostrando as incríveis experiências de fotógrafos e cineastas capturando imagens de lugares, pessoas, criaturas e culturas de formas nunca vistas antes. Sendo também uma homenagem aos fotógrafos que contam histórias através da imagem.

Como se isso já não fosse o suficiente para assistir, ela carrega como marcas produtoras a National Geographic e a Canon. Atualmente existem 3 temporadas disponíveis na plataforma de streaming. Confira o trailer da primeira temporada:

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Nascidos em bordéis

Descubra como a arte pode salvar a vida das pessoas, especificamente estas 8 crianças nascidas em bordéis na índia. A fotógrafa Zana Briski passa a ensinar os pequenos a fotografar, enquanto faz o seu filme com as fotos deles.

O filme conseguiu arrecadar cerca de 3 milhões de dólares, além do Oscar de melhor documentário longa metragem em 2005. Este dinheiro foi destinado a ajudar as crianças a mudarem as suas realidades.

Manufactured Landscapes

Neste documentário, é possível acompanhar o fotógrafo Edward Burtynsky em sua jornada pelo mundo observando as mudanças nas paisagens geradas pelos trabalhos industriais. Uma análise profunda sobre o impacto do ser humano e suas grandes corporações.  

O sal da Terra

Este longa conta a trajetória e histórias do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Através da apresentação do trabalho de Salgado, este documentário emociona e nos aproxima do artista, revelando as percepções, experiências e ideias deste grande fotógrafo. 

Dark Light: The Art of Blind Photographers

Fotógrafos cegos, como isso seria possível? Este documentário mostra um pouco sobre a jornada daqueles que não só capturam, mas precisam sentir além da visão para entender e retratar a imagem.

Chasing Ice

Aquecimento global e derretimento das geleiras, são alguns termos que com toda certeza você já deve ter escutado. Mas e se além de ler sobre e ver as imagens estáticas, você pudesse acompanhar um pouco mais de perto como isso ocorre?

Por fim, nesta longa podemos ter acesso a jornada de James Balog. Um fotógrafo da National Geographic que espalhou 300 câmeras pelo Ártico para capturar o degelo usando o time-lapse. 

E ai, qual você achou mais interessante?

Esperamos que você curta essas dicas e aprenda mais sobre o universo da fotografia, além disso que também sirva como inspiração.

Conta para a gente lá nos comentários qual documentário chamou mais a sua atenção.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!