Blog do UNASP

Barkley Marathon, conheça uma das maratonas mais difíceis do mundo.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Inspirado em uma fuga histórica a Barkley Marathon, um difícil concurso testa a resistência de atletas em uma maratona em que muitos começam, mas poucos alcançam a linha de chegada.

Já ouvi falar em ultramaratona? Esse é um termo usado para desginar qualquer corrida a pé com distância superior à 42.195m. Não há uma quantidade máxima de distância à partir daí e nem os pisos percorridos. Existem maratonas que superam os 100km! Maratonas que são feitas em trilha, asfalto e diversos outros terrenos. O vencedor é quem faz a maior distância em um determinado tempo. Por si só as ultramaratonas já são bem difíceis e desafiadores, porém a Barkley Marathon supera qualquer outra!

Inaugurada em 1986 a Barkley Marathon foi criada pelo excêntrico corredor amador, Gary Cantrell. Desde então ela ocorre todos os anos em Frozen Head State Park no Tennesse, Estados Unidos.  O percurso foi inspirado na famosa fuga de James Earl Ray.

James Earl Ray foi o assassino de Martin Luther King Jr. E em 1977 ele conseguiu fugir da Penitenciária Estadual de Brushy Mountain. A fuga sucedeu a uma grande caçada ao assassino. Equipes de policiais foram acionadas e foram necessárias 54 horas de busca intensa para encontrar o prisioneiro. O país inteiro acompanhou o trabalho da polícia através da televisão.

A busca em si tornou-se bem famosa, porém o que chamou a atenção é que James Earl Ray teve 54 horas para poder escapar e conseguiu percorrer apenas 13km. Em 54 horas uma pessoa, fugindo, poderia andar muitos quilômetros em busca da liberdade. O fato de o prisioneiro ter percorrido tão pouco se deu por conta do terreno e as dificuldades naturais da área. No resumo a natureza acabou predendo James Earl Ray em seu território.

Quando Gary Cantrell soube da história e da tentativa fracassada de fuga ele disse a si mesmo “eu podeira fazer pelo menos 100 milhas nessa floresta”, zombando da baixa quilometragem de Ray. E dessa frase surgiu a ideia de criar a Barkley Marathon.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/79IUKC9gS-8″ align=”center”][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]Recentemente assisti na Netflix um documentário sobre a corrida e achei a proposta genial! A maratona é limitada a 40 corredores, ocorre uma vez ano ano e geralmente enche de inscrições rapidamente. Pessoas do mundo todo se inscrevem. O mais interessante é que essa é uma maratona que foge das padrões das grandes maratonas. Não há divulgação, a taxa de inscrição é de apenas US$1,60 e o participante em potencial deve preencher um ensaio sobre “por que devo ter permissão para concorrer no Barkley”. Cada concorrente é escolhido a dedo. Após ser aceito o participante recebe uma “carta de condolências”, isso mesmo! Nada de parabenizações por fazer parte do time seleto.

Sabe as regras básicas que esperamos de uma maratona? Na Barkley tudo é feito de um jeito único, descolado e até mesmo divertido, tirando a parte que ela uma corrida muito sofrida. Em 30 anos apenas 14 pessoas conseguiram completar a prova.

Atualmente existem duas distâncias e dois tipos de corrida. A primeira que é conhecida como a “run fun” de 97 km e a completa de 160km. Cada competidor tem o total de 60 horas para completar a maratona. Não há percursos bem assinalados nem uma equipe de apoio a cada kilômetro. Os competidores contam com a ajuda de um mapa, bússola, alguns pontos com água e muita força de vontade.

Lembra que no começo do post eu citei a fuga de James Earl Ray? Pois é, o grande desafio dos competidores nessa maratona não é apenas percorrer a quantia de kilômetros para completar a maratona, mas sim enfrentar o poder da floresta. Muitos sofrem com machucados, estafa e até mesmo se perdem nas trilhas. Passar pela Barkley Marathon é superar forças externas e internas.

Assistir ao documentário é inserir-se no universo da Barkley Marathon. Acompanhar a história e conhecer as motivacões dos competidores. Além de ser extremamente interessante o documentário também é inspirador. As pessoas que participam da maratona não estão atrás de um prêmio ou dinheiro, elas estão concorrendo contra si mesmas. É a superação pessoal que conta. A colaboração de todos os participantes é para que cada colega consiga dar o melhor de si.

Indico que você assista o documentário, e não importa se você gosta de esportes ou não, porque a Barkley Marathon tem o poder de inspirar-nos a superar os desafios com mais garra e disposição. A grande lição que eu aprendi, ao assistir o doc, é que a vida fica muito mais interessante quando encaramos desafios e damos o nosso máximo. A maioria de nós nunca irá correr 160km em uma floresta, mas teremos muitos outros desafios pela frente. Enfrentar cada um deles dando o nosso melhor é o que irá determinar o resultado.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Estudantes aceitam o desafio de viver com menos de um dólar por dia.

• Vida, Animada: um documentário delicado e íntimo sobre o autismo.

• “Abstract: the art of Design”, uma super série documental para os amantes de arte e design.

• “A Felicidade Não se Compra”, um filme que nos ensina sobre a importância de cada pessoa.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também