Blog do UNASP

Docência Universitária: 7 razões para você cursar essa pós-graduação

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Se você ainda tem dúvida sobre cursar ou não a pós-graduação em Docência Universitária, vale a pena ler esse post. Aqui você poderá esclarecer suas dúvidas e tornar o processo de decisão mais fácil.

Primeiramente, para falarmos os motivos positivos para cursar a pós-graduação em Docência Universitária, precisamos saber exatamente o que é o curso e o que este profissional faz. Então, vamos começar por esse tema.

Como já dissemos aqui no blog, o curso em Docência Universitária, habilita o profissional a dar aulas em faculdades ou universidades. De acordo com a legislação, para dar aulas no Ensino Superior, você precisa de um mestrado ou doutorado.

No entanto, segundo o MEC, as exigências para a formação de um professor universitário variam com a área pretendida. Por isso, uma boa ideia é começar a dar aulas e apostar em um curso de Pós-graduação. Não focar apenas experiência profissional, mas também nos estudos.

Uma pessoa formada em um curso de bacharelado precisa, no mínimo, ter uma especialização para ingressar na carreira de professor universitário. A pós em Docência Universitária pode ser a primeira.

Docência Universitária: razões para cursá-la

Agora é a hora que listarmos algumas razões pelas quais seria interessante e benéfico você cursar a pós-graduação em Docência Universitária! Vamos lá?

1 – Diferencial

Hoje em dia o mercado busca profissionais que sejam diferenciados. Ou seja, se você pretende seguir na área acadêmica e deseja mais para frente cursar um Mestrado, a pós em Docência Universitária é para você!

Geralmente quem deseja seguir na área acadêmica, sai direto da graduação para o Mestrado. Não que isso seja errado, mas cursar uma pós-graduação antes do Mestrado já te prepara para o que vai vir e se torna um diferencial para você como profissional.

2 – Habilitação

Cursar a pós-graduação em Docência Universitária, além de ser um diferencial também é uma habilitação para dar aulas e ir colocando em prática o que você aprendeu.

Dessa forma, você pode alinhar sua rotina dando aulas e cursando o Mestrado, já que após a pós será habilitado para lecionar.

3 – Custo benefício

A pós-graduação em Docência Universitária não é um curso tão caro. Colocando na ponta do lápis, ele é considerado um dos cursos mais em conta. Isso interfere na qualidade? Claro que não! Na verdade esse valor é uma maneira de incentivar os profissionais a seguirem a área acadêmica.

Sendo assim, é um ótimo investimento que pode ter um retorno rápido se você se dedicar. E claro, se você gostar do que faz e buscar cada dia mais a aprender coisas novas e se recriar.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

4 – Currículo

Para o currículo, quantidade pode significar qualidade. Ou seja, quanto mais cursos e experiências você tiver, maiores serão suas chances de se diferenciar numa entrevista de emprego, por exemplo.

Então, se você pretende seguir na área acadêmica e quer ter mais chances para conseguir uma boa vaga nas universidades para lecionar, pense em rechear seu currículo. Em suma, ter uma pós em Docência Universitária, pode te ajudar e muito.

5 – Conhecimento

Aprender é muito bom! Além disso, conhecimento não ocupa espaço. E quanto mais sabemos, mais podemos compartilhar e esse é o perfil do profissional acadêmico: compartilhar conhecimento.

Sendo assim, ao cursar a pós-graduação em Docência Universitária, você estará aprendendo e vivenciando conteúdos e assuntos que serão relevantes para sua performance como professor e provedor de informação.

6 – Tempo

 A pós-graduação em Docência Universitária geralmente tem duração aproximada de 1 ano meio a 2 anos. Ou seja, tempo hábil e generoso para preparar o profissional para a sala de aula.

Então, se você não quer passar mais 4 ou 5 anos estudando, como na graduação, essa pós pode ser para você!

7 – EAD

O curso em Docência, pelo Unasp, é ofertado num ambiente virtual com ferramentas projetadas para maximizar a colaboração e a construção do conhecimento. Além de flexibilidade didática, o programa oferece educação continuada aos professores e dá a eles ferramentas para melhoria na ação educativa.

Assim, trazemos todos os instrumentos necessários para sanar suas dúvidas e tirar o melhor proveito das aulas. Então, o curso é flexível com seus horários e necessidades, e você estuda sem precisar sair de casa ou enfrentar uma sala de aula.

O curso é ideal para mim?

O curso é ideal para quem tem interesse em adquirir habilidades e competências para o desempenho da docência no ensino. Como também para àqueles que necessitam instrumentar-se pedagógica e didaticamente para a função.

Assim, os principais objetivos do curso em Docência Universitária são:

  • Capacitar indivíduos diplomados em curso superior, à docência universitária, em sua área de formação.
  • Oportunizar aprimoramento de conhecimentos teóricos, técnicos e didático-práticos a fim de envolver o futuro docente nas atividades acadêmicas de um curso superior.

Portanto, esperamos que essas dicas te ajudem a tomar uma decisão: a de cursar Docência Universitária. Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais, visite a página do curso, entre em contato com a gente ou escreve aqui nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também