Blog do Unasp

Docência Universitária: 7 razões para você cursar essa pós-graduação

Se você ainda tem dúvida sobre cursar ou não a pós-graduação em Docência Universitária, vale a pena ler esse post. Aqui você poderá esclarecer suas dúvidas e tornar o processo de decisão mais fácil.

Primeiramente, para falarmos os motivos positivos para cursar a pós-graduação em Docência Universitária, precisamos saber exatamente o que é o curso e o que este profissional faz. Então, vamos começar por esse tema.

Como já dissemos aqui no blog, o curso em Docência Universitária, habilita o profissional a dar aulas em faculdades ou universidades. De acordo com a legislação, para dar aulas no Ensino Superior, você precisa de um mestrado ou doutorado.

No entanto, segundo o MEC, as exigências para a formação de um professor universitário variam com a área pretendida. Por isso, uma boa ideia é começar a dar aulas e apostar em um curso de Pós-graduação. Não focar apenas experiência profissional, mas também nos estudos.

Uma pessoa formada em um curso de bacharelado precisa, no mínimo, ter uma especialização para ingressar na carreira de professor universitário. A pós em Docência Universitária pode ser a primeira.

Docência Universitária: razões para cursá-la

Agora é a hora que listarmos algumas razões pelas quais seria interessante e benéfico você cursar a pós-graduação em Docência Universitária! Vamos lá?

1 – Diferencial

Hoje em dia o mercado busca profissionais que sejam diferenciados. Ou seja, se você pretende seguir na área acadêmica e deseja mais para frente cursar um Mestrado, a pós em Docência Universitária é para você!

Geralmente quem deseja seguir na área acadêmica, sai direto da graduação para o Mestrado. Não que isso seja errado, mas cursar uma pós-graduação antes do Mestrado já te prepara para o que vai vir e se torna um diferencial para você como profissional.

2 – Habilitação

Cursar a pós-graduação em Docência Universitária, além de ser um diferencial também é uma habilitação para dar aulas e ir colocando em prática o que você aprendeu.

Dessa forma, você pode alinhar sua rotina dando aulas e cursando o Mestrado, já que após a pós será habilitado para lecionar.

3 – Custo benefício

A pós-graduação em Docência Universitária não é um curso tão caro. Colocando na ponta do lápis, ele é considerado um dos cursos mais em conta. Isso interfere na qualidade? Claro que não! Na verdade esse valor é uma maneira de incentivar os profissionais a seguirem a área acadêmica.

Sendo assim, é um ótimo investimento que pode ter um retorno rápido se você se dedicar. E claro, se você gostar do que faz e buscar cada dia mais a aprender coisas novas e se recriar.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

4 – Currículo

Para o currículo, quantidade pode significar qualidade. Ou seja, quanto mais cursos e experiências você tiver, maiores serão suas chances de se diferenciar numa entrevista de emprego, por exemplo.

Então, se você pretende seguir na área acadêmica e quer ter mais chances para conseguir uma boa vaga nas universidades para lecionar, pense em rechear seu currículo. Em suma, ter uma pós em Docência Universitária, pode te ajudar e muito.

5 – Conhecimento

Aprender é muito bom! Além disso, conhecimento não ocupa espaço. E quanto mais sabemos, mais podemos compartilhar e esse é o perfil do profissional acadêmico: compartilhar conhecimento.

Sendo assim, ao cursar a pós-graduação em Docência Universitária, você estará aprendendo e vivenciando conteúdos e assuntos que serão relevantes para sua performance como professor e provedor de informação.

6 – Tempo

 A pós-graduação em Docência Universitária geralmente tem duração aproximada de 1 ano meio a 2 anos. Ou seja, tempo hábil e generoso para preparar o profissional para a sala de aula.

Então, se você não quer passar mais 4 ou 5 anos estudando, como na graduação, essa pós pode ser para você!

7 – EAD

O curso em Docência, pelo Unasp, é ofertado num ambiente virtual com ferramentas projetadas para maximizar a colaboração e a construção do conhecimento. Além de flexibilidade didática, o programa oferece educação continuada aos professores e dá a eles ferramentas para melhoria na ação educativa.

Assim, trazemos todos os instrumentos necessários para sanar suas dúvidas e tirar o melhor proveito das aulas. Então, o curso é flexível com seus horários e necessidades, e você estuda sem precisar sair de casa ou enfrentar uma sala de aula.

O curso é ideal para mim?

O curso é ideal para quem tem interesse em adquirir habilidades e competências para o desempenho da docência no ensino. Como também para àqueles que necessitam instrumentar-se pedagógica e didaticamente para a função.

Assim, os principais objetivos do curso em Docência Universitária são:

  • Capacitar indivíduos diplomados em curso superior, à docência universitária, em sua área de formação.
  • Oportunizar aprimoramento de conhecimentos teóricos, técnicos e didático-práticos a fim de envolver o futuro docente nas atividades acadêmicas de um curso superior.

Portanto, esperamos que essas dicas te ajudem a tomar uma decisão: a de cursar Docência Universitária. Se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais, visite a página do curso, entre em contato com a gente ou escreve aqui nos comentários.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!