Blog do Unasp

Qual é a diferença entre meta e objetivo de carreira?

Você sabe a importância de ter a sua meta e objetivo de carreira bem definidos? Descubra a diferença e como eles podem te ajudar no trabalho!

Na vida e no trabalho é comum que tenhamos muitas ambições, no bom sentido, e desejos dos mais variados. No entanto, para que todos esses desejos aconteçam é fundamental ter as metas e os objetivos devidamente traçados e alinhados. Ou seja, é preciso um bom planejamento. 

Dessa forma, para traçar bem uma meta e objetivo primeiramente é necessário compreender a entre essas duas ações. Muitas pessoas acreditam que as metas e os objetivos possuem significados semelhantes. Entretanto, não é assim. Há diferença. E cada uma com a sua função pode nos ajudar a realmente “chegar lá” e conquistar o que desejamos.

Com o objetivo de te ajudar e esclarecer essa dúvida, trouxemos a definição prática do significado e dos conceitos relacionados às metas e objetivos. O intuito desse post é fazer com que você entenda o que é e o que representa cada um desses conceitos dentro da carreira. Para que assim, compreendendo o significado, você possa estabelecer as suas metas e objetivos, crescendo ainda mais como profissional. 

Diferença entre meta e objetivo de carreira

Objetivo

Quando falamos em objetivo, estamos nos referindo ao propósito de realizar algo, é aonde se quer chegar. Dessa forma o objetivo o responsável por fornecer a direção do caminho que levará ao seu sonho. Então, de forma mais prática, o objetivo e serve como guia. Isso mesmo, é de forma conceitual o lugar que você almeja.

Um exemplo de objetivo é o desejo de se tornar gerente no trabalho, mudar de área em dois anos ou até mesmo abrir seu próprio negócio. Logo, o objetivo tem como função principal, direcionar e motivar você a empregar suas forças e energias para conquistar o que deseja.

Meta

Diferente do objetivo, a meta não se define de forma apenas conceitual e vislumbre e sim de forma quantificada. Embora pareça difícil, compreender a meta é simples: são tarefas específicas, é o objetivo materializado. Então, são todas as atividades que precisam ser realizadas para alcançar os objetivos determinados.

No entanto, é importante saber também que as metas são temporais e mutáveis, ou seja, elas podem valer agora e depois não fazer mais sentido, ou até mesmo seja hora de mudá-las. Além disso, as metas podem ser consideradas pequenas ações que precisam ser realizadas todos os dias ou sem certa frequência, para que se alcance o objetivo final.

Por isso, de forma prática para carreira, primeiro estipule seu objetivo, depois suas metas. Elas farão o caminho para você alcançar seu objetivo. Então, se seu objetivo for abrir um negócio, suas metas serão feitas em cima desse objetivo, como definir o modelo de negócios, parceiros e ações necessárias para de fato empreender.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Como alcançar a meta e objetivo de carreira?

Para alcançar a meta e o objetivo, primeiro trace-os. Metas e objetivos precisam ser e estar bem planejados para tudo funcionar bem. Além disso, é importante saber que não existe quantidade exata de metas e objetivos. Ou seja, você pode ter quantos quiser, mas pense com prioridade.

De qualquer forma, as metas e objetivos devem fazer sentido com a sua carreira, assim como estarem ao seu alcance para que você não se frustre. Por isso, tão importante como estabelecer a meta e o objetivo, é saber como alcançá-lo da forma correta. 

Então, para te ajudar a alcançar a meta e objetivo, preparamos algumas dicas. Elas são ações que você pode fazer para realmente chegar lá!

Dedicação

Nada vai pra frente se não colocamos empenho. Portanto, tenha vontade e dedicação para trabalhar. Pense nos seus sonhos e em tudo o que quer conquistar. Assim, você conseguirá se dedicar ao máximo nesse projeto e garantirá o sucesso devido mediante ao seu esforço e dedicação.

Disciplina

Ser disciplinado implica em realmente fazer o que foi proposto, assim como seguir suas metas definidas para alcançar o objetivo. Ou seja, é preciso fazer tudo com obediência ao que foi planejado.

Confiança

Tenha sempre em mente pensamentos positivos, se afastando do medo da derrota e fracasso, para cumprir de forma segura suas metas.

Foco

Não deixe que as coisas te atrapalhem de conquistar aquilo que sempre sonhou. Então, se comprometa comas as atividades das metas e outras necessidades do processo.

Estabeleça sua meta e objetivo de carreira

Esperamos que essas definições e dicas te ajudem a conquistar seus objetivos de carreira. Faça um bom planejamento, estipule suas metas e vá em busca da realização do seu sonho profissional!
E se você também tem uma história legal sobre sua experiência ou dicas sobre esse assunto que podem ajudar outras pessoas, é só deixar nos comentários.
Até a próxima!

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!