Blog do UNASP

Qual é a diferença entre meta e objetivo de carreira?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você sabe a importância de ter a sua meta e objetivo de carreira bem definidos? Descubra a diferença e como eles podem te ajudar no trabalho!

Na vida e no trabalho é comum que tenhamos muitas ambições, no bom sentido, e desejos dos mais variados. No entanto, para que todos esses desejos aconteçam é fundamental ter as metas e os objetivos devidamente traçados e alinhados. Ou seja, é preciso um bom planejamento. 

Dessa forma, para traçar bem uma meta e objetivo primeiramente é necessário compreender a entre essas duas ações. Muitas pessoas acreditam que as metas e os objetivos possuem significados semelhantes. Entretanto, não é assim. Há diferença. E cada uma com a sua função pode nos ajudar a realmente “chegar lá” e conquistar o que desejamos.

Com o objetivo de te ajudar e esclarecer essa dúvida, trouxemos a definição prática do significado e dos conceitos relacionados às metas e objetivos. O intuito desse post é fazer com que você entenda o que é e o que representa cada um desses conceitos dentro da carreira. Para que assim, compreendendo o significado, você possa estabelecer as suas metas e objetivos, crescendo ainda mais como profissional. 

Diferença entre meta e objetivo de carreira

Objetivo

Quando falamos em objetivo, estamos nos referindo ao propósito de realizar algo, é aonde se quer chegar. Dessa forma o objetivo o responsável por fornecer a direção do caminho que levará ao seu sonho. Então, de forma mais prática, o objetivo e serve como guia. Isso mesmo, é de forma conceitual o lugar que você almeja.

Um exemplo de objetivo é o desejo de se tornar gerente no trabalho, mudar de área em dois anos ou até mesmo abrir seu próprio negócio. Logo, o objetivo tem como função principal, direcionar e motivar você a empregar suas forças e energias para conquistar o que deseja.

Meta

Diferente do objetivo, a meta não se define de forma apenas conceitual e vislumbre e sim de forma quantificada. Embora pareça difícil, compreender a meta é simples: são tarefas específicas, é o objetivo materializado. Então, são todas as atividades que precisam ser realizadas para alcançar os objetivos determinados.

No entanto, é importante saber também que as metas são temporais e mutáveis, ou seja, elas podem valer agora e depois não fazer mais sentido, ou até mesmo seja hora de mudá-las. Além disso, as metas podem ser consideradas pequenas ações que precisam ser realizadas todos os dias ou sem certa frequência, para que se alcance o objetivo final.

Por isso, de forma prática para carreira, primeiro estipule seu objetivo, depois suas metas. Elas farão o caminho para você alcançar seu objetivo. Então, se seu objetivo for abrir um negócio, suas metas serão feitas em cima desse objetivo, como definir o modelo de negócios, parceiros e ações necessárias para de fato empreender.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Como alcançar a meta e objetivo de carreira?

Para alcançar a meta e o objetivo, primeiro trace-os. Metas e objetivos precisam ser e estar bem planejados para tudo funcionar bem. Além disso, é importante saber que não existe quantidade exata de metas e objetivos. Ou seja, você pode ter quantos quiser, mas pense com prioridade.

De qualquer forma, as metas e objetivos devem fazer sentido com a sua carreira, assim como estarem ao seu alcance para que você não se frustre. Por isso, tão importante como estabelecer a meta e o objetivo, é saber como alcançá-lo da forma correta. 

Então, para te ajudar a alcançar a meta e objetivo, preparamos algumas dicas. Elas são ações que você pode fazer para realmente chegar lá!

Dedicação

Nada vai pra frente se não colocamos empenho. Portanto, tenha vontade e dedicação para trabalhar. Pense nos seus sonhos e em tudo o que quer conquistar. Assim, você conseguirá se dedicar ao máximo nesse projeto e garantirá o sucesso devido mediante ao seu esforço e dedicação.

Disciplina

Ser disciplinado implica em realmente fazer o que foi proposto, assim como seguir suas metas definidas para alcançar o objetivo. Ou seja, é preciso fazer tudo com obediência ao que foi planejado.

Confiança

Tenha sempre em mente pensamentos positivos, se afastando do medo da derrota e fracasso, para cumprir de forma segura suas metas.

Foco

Não deixe que as coisas te atrapalhem de conquistar aquilo que sempre sonhou. Então, se comprometa comas as atividades das metas e outras necessidades do processo.

Estabeleça sua meta e objetivo de carreira

Esperamos que essas definições e dicas te ajudem a conquistar seus objetivos de carreira. Faça um bom planejamento, estipule suas metas e vá em busca da realização do seu sonho profissional!
E se você também tem uma história legal sobre sua experiência ou dicas sobre esse assunto que podem ajudar outras pessoas, é só deixar nos comentários.
Até a próxima!

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Mentoria Profissional: você sabe qual é o impacto dela na sua carreira?

• Carreira: a importância de avaliar os seus pontos fortes e fracos.

• Está passando por uma crise na carreira? Avalie o seu Mindset.

• 9 erros comuns que você deve evitar no seu primeiro emprego.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também