Blog do Unasp

15 dicas para você ter sucesso em um curso a distância.

Vai fazer, ou está fazendo um curso a distância? Veja essas dicas para mandar bem nos estudos!

Sabe esse papo de que cursos a distância são fáceis? Que é só ir levando as aulas? Pois é, isso é uma grande besteira! Cursos a distância exigem organização pessoal, compromisso e muita persistência. Quem escolhe esse modelo de aprendizado, ao invés do tradicional presencial, deve estar ciente que precisará se dedicar.

Pensando nisso, o Unasp campus Virtual separou algumas dicas que vão te ajudar a mandar bem nessa empreitada.

1. Organize a sua rotina.

Organização é essencial em um curso a distância. Para garantir um bom desempenho na hora dos estudos você terá que organizar os seus horários, estabelecer metas e trabalhar para alcançá-las. Os cursos presenciais também exigem uma boa dose de organização, porém nos cursos a distância essa dose dobra. Então, para mandar bem nas aulas a distância, a melhor solução é trabalhar de maneira organizada e sistemática. Você pode fazer isso através de agendas, planilhas do Excel e aplicativos de gerenciamento de atividades.

2. Tenha disciplina.

A disciplina é uma característica essencial a qualquer pessoa que busca ter sucesso em um projeto. Não importa se é nos estudos, na vida profissional ou pessoal. Portanto, a disciplina também é indispensável para quem faz um curso a distância. Para ser uma pessoa mais disciplinada é necessário ter foco, organização e atitude. Lembre disso. Com essas essas três qualidades você se dará muito bem.

3. Fique atento aos prazos.

Sabe aquele pensamento “não deixe para depois o que você pode fazer hoje”? Então, é justamente nisso que você deve pensar ao fazer um curso a distância. Com a correria do dia a dia o tempo tornou-se cada mais escasso e valioso. E é por isso que você deve administrar com cuidado e atenção, as aulas e atividades do curso. Fique de olho nos prazos de entrega e crie uma agenda só para o curso. Caso o contrário você terá uma porção de tarefas acumuladas e pouco tempo para finalizá-las. Aí é só dor de cabeça. 

4. Participe das aulas e fóruns.

A melhor maneira de aprender é tendo interesse. Ainda mais se você está fazendo um curso a distância. Por você não estar presente, fisicamente, nas aulas é mais fácil de dar um perdido e acabar não interagindo o suficiente com os colegas e professores. E quando isso acontece você acaba perdendo boas oportunidades de aprender. Por isso, não esqueça de ser ativo nas aulas, de participar das webconferências, de fazer perguntas e interagir com os colegas e professores. Não se feche numa bolha só porque você está fazendo um curso a distância.

5. Entenda a dinâmica do seu curso.

Para se sair bem nos estudos você precisa entender como funciona o seu curso. Cada curso tem um estilo, particularidades e exigências diferentes. Por exemplo, há cursos voltados mais para a prática e outros para teoria. Há cursos que exigirão pesquisas extras e o outros exigirão que você tenha mais experiências externas. Enfim, antes de entrar em um curso o ideal é entender como ele funciona, e se ele combina com o seu perfil e necessidades. Pode acontecer de você entrar em um curso a distância e acabar se arrependendo porque ele não era o que você esperava.

6. Tenha uma lista de contatos.

O contato social de um curso a distância é diferente se compararmos com um curso presencial. Por estudar em casa, e não precisar frequentar uma instituição física todos os dias, você pode acabar se isolando dos professores e dos colegas. O curso a distância pode ser muito solitário, mas por outro lado pode ser muito social. Tudo depende de como você encara. Participe sempre! Através dos fóruns e mensagens e grupos por WhatsApp. Assim que você ingressar no curso a distância já faça uma lista dos principais contatos, por exemplo, o coordenador, professores, secretaria e tutores. Recorra a eles sempre que precisar, não tenha receio de perguntar e pedir ajuda. Em relação aos colegas de turma é a mesma coisa, você só irá ganhar ao criar uma boa rede de contatos.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

7. Seja proativo.

Proativo é o adjetivo que define uma pessoa que age de maneira antecipada, evitando ou resolvendo situações e problemas. Um aluno EAD tem que ser proativo, precisa estar sempre dois passos adiantado. Se você não participar de fóruns, se não fizer leituras extras, se não buscar participar de eventos e outras atividades práticas, você estará muito restringido ao ambiente virtual. O que não é o ideal. Apesar de um curso a distância ser reconhecido pelo principal motivo de ser feito de maneira virtual, é aconselhável que você tenha a proatividade necessária para criar e desenvolver suas próprias habilidades. Mesmo que o professor não indique, mesmo que a aula não exija, é extremamente benéfico correr atrás de outras informações e experiências relativas ao curso.

8. Tenha um cronograma.

A flexibilidade de horários é um dos pontos que mais chama atenção em curso de EAD, e uma das principais causas para a escolha dessa modalidade. Poder gerenciar o tempo de estudos é bastante tentador. Mas lembre-se, você tem que ser firme na hora de gerenciar o seu tempo. Por isso, é muito importante avaliar a sua rotina e horários disponíveis e a partir deles criar um cronograma. Separando os períodos para assistir as aulas, realizar tarefas e estudar.

9. Estude em um lugar adequado.

Se você pretende cumprir a maior parte do cronograma do curso em casa, crie um ambiente de estudo. Essa pode ser a solução para evitar distrações cotidianas. Evite estudar na cama ou assistindo televisão. Escolha um local confortável, bem iluminado e razoavelmente silencioso. Assim, será muito mais fácil manter o foco nas tarefas.

10. Evite distrações.

No item acima citamos a importância de estudar em um lugar adequado, bem iluminado e tranquilo. Além das distrações do ambiente também pode haver distrações que envolvam outros sentidos. Por exemplo, distrações psicológicas e sociais. Muitas vezes você terá que abrir mão de algumas coisas para pode estudar. Também terá que vencer o cansaço e desânimo. O aluno EAD possui autonomia para fazer suas escolhas, ele pode escolher entre estudar ou fazer outras atividades. Ninguém fica monitorando o tempo que você dedica aos estudos. Porém, se você quiser mandar bem no curso será necessário dizer alguns “nãos” e superar as barreirar pessoais. Procure sempre evitar distrações e focar nos estudos.

11. Tenha autonomia.

Não dependa das outras pessoas, nem mesmo dos seus professores. Fazer um curso a distância significa que você possui autonomia para tomar as suas próprias escolhas. Mas calma, isso não quer dizer que você não deva seguir o plano pedagógico e as datas de provas e entregas de trabalho. Você ainda terá que seguir essas regras, mas por outro lado poderá criar as suas próprias regras. Não espere alguém dizer o que você deve fazer, se você acha que é necessário e que acrescentará no seu aprendizado, vá lá e faça.

12. Evite faltar.

Mas péra, como assim faltar? Pois é, nos cursos a distância também são contabilizadas presenças. Principalmente nas webconferências. Normalmente isso não afeta a nota do aluno. Porém, é sempre interessante participar dessas conferências porque você pode interagir com o professor ao vivo e tirar várias dúvidas.

13. Conheça a plataforma do seu curso.

Como boa parte do seu ambiente acadêmico será o virtual, é uma boa ideia conhecer bem a plataforma do curso. Entenda como funciona as ferramentas do AVA, fuce nas opções e se você tiver dúvidas ou dificuldade em navegar pelo ambiente pergunte ao tutor. Nunca esqueça de perguntar, a comunicação é muito importante em um curso a distância.

14. Aprenda a separar a vida pessoal dos estudos.

Estudar a distância é ter jogo de cintura. Já citamos aqui que você precisa ser organizado, ter um cronograma, foco e evitar distrações. Além disso, também é necessário separar a vida pessoal da acadêmica. Estabeleça horários para estudar e respeite isso. Não queira resolver questões pessoais na hora dos estudos. O inverso também vale, não dedique tanto tempo ao curso a ponto de esquecer da sua vida pessoal. É importante ter equilíbrio.

15. Persista na sua meta.

Ao iniciar qualquer projeto é necessário estabelecer metas. São as metas e objetivos que representam o seu destino, o que você alcançará daqui alguns anos. Se você optou por fazer um curso a distância foque nisso. Visualize onde você quer chegar e faça tudo que for necessário para alcançar o seu objetivo. É preciso um bocado de força de vontade, mas confie, vai valer à pena.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!