Blog do UNASP

10 dicas práticas para cuidar da sua saúde emocional

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A saúde emocional refere-se ao bem-estar psicológico. Cuidar dela significa sentir-se melhor em relação a si mesmo, nas relações com os outros e aprender a controlar os sentimentos e enfrentar dificuldades. Por isso, preparamos preciosas dicas nesse post, para você para ter uma saúde emocional fortalecida.

Cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física. Porém, muitas vezes negligenciamos os nossos sentimentos deixando a saúde mental de lado para focarmos em outras prioridades. Assim, essa atitude pode resultar em problemas no futuro. Por isso, lembre-se, é muito importante cuidar todos os dias da nossa saúde, de dentro para fora.

No entanto, zelar pela saúde emocional não é só conversa, é essencial para manter uma vida mais equilibrada. Sendo assim, pequenas atitudes podem ser muito efetivas e positivas. Veja só algumas dicas que podem te ajudar a manter a mente mais focada e feliz.

1- Agradeça mais

saúde mental

Acordou no horário. Recebeu um elogio de um colega. Conseguiu encontrar um amigo no fim do expediente. Assistiu um novo episódio do seu seriado favorito, e tava sensacional! Sério, não precisa ser nenhum fato muuuuito importante. Mas não são todos os dias que acontecem grandes eventos na nossa vida, e nem por isso precisamos deixar de nos sentirmos gratos. Portanto, agradeça por aquilo que parece ser muito simples e banal.  Então, o legal é focar nas coisas, pessoas e eventos bons que aconteceram.

2- Viva mais fora das redes sociais do que dentro delas

saúde mental

Assim, todos nós gostamos de dar aquela olhada no Facebook, publicar uma foto no Instagram e de acompanhar as polêmicas no Twitter. Mas, você já percebeu como as pessoas invertem as coisas nas redes sociais? Por isso, o certo seria seguir outra ordem, viver mais na vida real e só depois compartilhar aquilo que gostamos, e não viver em função de agradar os outros através da internet. Entretanto, as redes sociais são legais, mas deviam ser apreciadas com moderação. Desse modo, a vida acontece quando não ninguém está olhando. Já ouviu essa frase? Portanto, preocupe-se com a saúde emocional quando estiver offline.

3- Saiba dizer “não sou obrigado(a)”

saúde mental

Por isso, sem desculpinhas esfarrapadas, nada de sentir-se mal por dizer um belo e sonoro “NÃO”! Mas você não precisa se forçar a fazer certas coisas só para agradar os outros. Sendo assim, saber dizer “não” vai te ajudar a viver com mais leveza.

4- Lembre-se que as pessoas são diferentes

saúde mental

Portanto, lembrando disso você não vai ficar frustrado quando alguém lidar com uma situação de uma maneira diferente da sua. Mas você não pode esperar que as pessoas hajam da maneira que você quer. Saiba respeitar. Dessa maneira, os outros vão perceber e também vão te respeitar. Ou não né, nunca se sabe. Então, por via das dúvidas seja a pessoa legal e não a intolerante.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

5- Faça aquilo que te deixa feliz

Dessa forma, você não é uma máquina. Também, não precisa só estudar ou trabalhar. Dê um tempo! Portanto, faça mais daquilo que você gosta. No entanto, nem que seja ler quadrinhos e maratonar um seriado na Netflix durante o final de semana todo. Te faz bem? Então, aproveite!

6- Pare de remoer o que aconteceu no seu dia

saúde mental

Pergunte-se: O mundo vai acabar por causa disso? Entretanto, já vou te contar um spoiler aqui: Não, não vai! Então, respire fundo e conte até dez. Com isso, vai passar e daqui algum tempo esse problema nem será mais tão importante.

7- Permita-se ficar tristinho

saúde mental

Acabei de escrever dizendo para você não remoer o que aconteceu de ruim no seu dia. E continuo acreditando nisso, mas também ninguém é de ferro. Portanto, se você não conseguir esquecer as coisas ruins então permita-se ficar na bad. Só não exagere na dose. Porém, ficar triste nos ajuda a pensar melhor naquilo que não está dando certo em nossas vidas. E, assim, buscar soluções para contornar a situação.

8- Celebre as suas conquistas, por mais simples que pareçam

saúde mental

Você já é vencedor só de acordar todos os dias e ter coragem de colocar os pés para fora da cama. Não vem com essa de guardar alegria só para o dia da promoção no trabalho ou quando você tiver milhões na conta. Por isso, a felicidade também vem embalada na simplicidade. Saiba reconhecer suas conquistas. Algumas podem parecer banais, mas são suas! Isso é o que vale mais!

9- Dê atenção para a sua saúde mental

saúde mental

Já comentei aqui nesse post que a saúde emocional é tão importante quanto a saúde física. Mas não custa nada reforçar. Lembre-se que as duas merecem atenção, não importa se a dor é por fora ou por dentro. Portanto, procure um profissional para conversar e buscar mais informações. Lembre-se que o seu emocional também precisa de manutenção.

10- Seja o seu melhor amigo

Ouça, converse, valorize e apoie aquela pessoa que é a mais importante na sua vida: você mesmo! Você é a pessoa mais linda e importante do mundo. É sério! Você duvida? Eu não![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também