Blog do Unasp

Dicas para economizar água

shutterstock_126447635 copiar

É pessoal, a coisa tá feia! Com essa seca um dos assuntos mais comentados é “cadê a chuva?”. Parece que só agora com é que nós começamos a dar o devido valor a esse bem tão precioso. Bem galera, notícia ruim, água acaba, não renova e se não for preservada e utilizada de maneira consciente a situação vai ficar ainda pior.

Que tal aprendermos com os erros e aproveitar esse momento para repensarmos sobre o nosso consumo de água? Com práticas simples você pode reduzir o consumo de água e ainda por cima dar aquela mãozinha para o planeta. Veja algumas das nossas dicas:

1-) No banheiro:

– Cinco minutos são mais que suficientes para higienizar o corpo. Aproveita para fechar o registro na hora de se ensaboar, a economia é ainda maior! Você sabia que uma banho de ducha de 15 minutos consome mais de 243 litros de água? Pois é. Agora, se você seguir as nossas dicas, banho de 5 minutos com registro fechado na hora de se ensaboar, o consumo cai para 81 litros.

– Na hora de escovar os dentes, lavar o rosto ou fazer a barba, feche a torneira. Isso ajuda a reduzir os gastos com água. Só para lavar o rosto com a torneira aberta se vão ralo a baixo 16 litros de água!

– Não use a privada como lixeira ou cinzeiro e nunca acione a descarga à toa, pois ela gasta muita água. Uma bacia sanitária com válvula com o tempo de acionamento de 6 segundos gasta de 10 a 14 litros. Bacias sanitárias de 6 litros por acionamento (fabricadas a partir de 2001) necessitam um tempo de acionamento 50% menor para efetuar a limpeza, neste caso pode-se chegar a volumes de 6 litros por descarga. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados;  

2-) Patrulha na cozinha:

– Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxágüe. Lavar louça num apartamento, com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 243 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a 20 litros;

– Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.

3-) Na área de serviço:

– Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez. Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana;

– Se na sua casa as roupas são lavadas no tanque, deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Use água nova apenas no enxágue. E aproveite esta última água para lavar o quintal ou a área de serviço;

–  No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar e manter a torneira fechada. E que tal aproveitar a água do enxágüe para lavar o quintal também?

4-) Jardim e piscina:

– Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira.
Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma econom ia de 96 litros por dia!

– Se você tem uma piscina de tamanho médio exposto ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente, considerando o consumo médio de 2 litros / habitante / dia. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%.

Fonte: Viva Mais Verde  

SalvarSalvar

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.