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7 dicas para conquistar o público em uma apresentação no trabalho

Que aprender a como conquistar o público em suas apresentações no trabalho? Veja algumas dicas para mandar bem!

As apresentações fazem parte da nossa vida. Da escola ao emprego, passamos por momentos que precisamos realizar apresentações. Ou seja, elas podem ser de uma pesquisa, proposta, venda e até mesmo de novas ideias. O fato é que não tem como fugir, cedo ou tarde seremos desafiados a expor nossas ideias em uma apresentação. A questão que fica é; como conquistar o público e ter segurança para expor ideias?

Existe um requisito básico para que a sua apresentação seja um sucesso, o de cativar e manter a atenção das pessoas. Portanto, para te ajudar, listamos 7 dicas muito simples para conquistar o público em uma apresentação no trabalho.

O foco dessas dicas é para que você se saia bem em apresentações profissionais. No entanto, elas também valem para outras áreas e situações. Então, vamos lá?

7 dicas para conquistar o público

1. Cause uma boa primeira impressão

Já diz o velho ditado que: “a primeira impressão é a que fica”. De fato, a primeira impressão é responsável por captar a atenção dos outros, e por consequência construir uma rápida imagem do quem somos. Por isso, por mais que tenhamos chances de provar quem somos através do convívio, a primeira impressão sempre conta. 

Ou seja, é necessário que esse primeiro contato ofereça uma experiência positiva. Portanto, ao começar a apresentação, cumprimente as pessoas, seja educado e sorridente. Mostre que você é acessível. Essas características podem ajudar a conquistar o público antes mesmo de começar a apresentação de forma efetiva. São as preliminares. 

Esses pequenos atos transmitem humildade, segurança e confiança. Então, por que não usá-los a seu favor? 

2. Encontre pontos em comum

Logo no início da apresentação busque estabelecer um cenário onde todos se encontrem no mesmo patamar. Ou seja, falar sobre pontos em comum e afirmações coletivas, tende a ser um bom começo. 

Uma boa dica é não falar mal de um produto e bem de outro, como por exemplo Android x IPhone. Essa atitude, pode dividir o público, fazendo que seu esforço e comunicação sejam ineficazes.

Portanto, procure encontrar pontos em comum. No entanto, não pode ser na “sorte”, é preciso pensar, planejar e saber qual tema pode ser abordado.

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3. Faça perguntas e ouça opiniões

Você sabia que quando fazemos perguntas direcionadas a atenção aumenta? As pessoas ficam incitadas a imaginar se serão as próximas a receberem um questionamento e isso pode fazer com que prestem mais atenção no que o palestrante está dizendo.

Além disso, perguntar sobre assuntos que a pessoa domina também é bom, porque você está reconhecendo o conhecimento dela em público. Dessa forma, ouvir opiniões com interesse e afirmação também torna sua apresentação mais dinâmica e interativa.

4. Utilize recursos extras

Um boa maneira de conquistar o público é chamando a atenção com recursos interessantes. Ou seja, utilizar recursos visuais, práticos e palpáveis; costuma funcionar.

Portanto, utilizar apenas textos e slides costuma ser bastante cansativo e ultrapassado. Sendo assim, abuse dos recursos extras: vídeos divertidos, depoimentos, objetos, música, entre outros.

5. Apresente dados

Os dados são responsáveis pela comparação da nossa teoria, proposta e sugestões. Ou seja, na apresentação você pode se apoiar em dados e pesquisas reais, garantindo seriedade e aumentando a confiança dos ouvintes.

Essa técnica funciona sempre. As pessoas tendem a concordar com afirmações baseadas em estatísticas matemáticas, já que é um fato e não uma especulação.

6. Gesticule e se movimente

Provavelmente você concorde que objetos em movimento mais chamam a atenção, certo? Seguindo essa ideia, garanta a atenção do seu público movimentando-se. Além de diminuir a tensão, você também cria uma estrutura de posicionamento e discurso.

Passar a apresentação inteira na mesma posição provoca monotonia. Logo, invista no movimento e nos gestos para trazer mais dinamismo e interesse para quem te ouve, blz?

7. Mantenha o contato visual

Você não está sozinho em uma apresentação. Por esse motivo, interagir com quem te escuta é essencial. A participação ativa das pessoas aumenta o interesse.

Portanto, invista nos contatos visuais, elogios e expressões. Se alguém tiver alguma contribuição olhe nos olhos dessa pessoa, ouça e demonstre empatia e interesse também.

Boa apresentação!

Esperamos que essas dicas ajudem você a conquistar o público em uma apresentação no trabalho. Ah, e se tiver alguma técnica ou dica para esse momento, é só deixar aqui nos comentários.

Até a próxima!

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