Blog do Unasp

Dicas para aprender melhor e mais rápido – Parte 3

Ei pessoal, prontos para mais uma dica da série “aprendendo melhor e mais rápido”? Então, vamos lá! Hoje vamos falar sobre dois pontos muito importantes de um estudo: foco e técnicas de memória. Se quiser dar uma olhadinha nas outras dicas dessa série é só clicar aqui para visualizar a parte 1, e aqui para visualizar a parte 2. Essas dicas são muito importantes para você que está se preparando para o vestibular e possui dificuldades de organizar seu tempo, as matérias para estudo, e o principal, separar um tempo para relaxar. Seguindo essa linha, vamos então falar sobre a dica de hoje:

Dicas para estudo – Perspectiva e foco

1. Modos de aprendizado
Falamos na dica 2 sobre alternar as matérias de estudo para que sua mente possa absorver a matéria estudada primeiramente sem que se canse facilmente. Partindo desse princípio, você também pode mudar de modos de aprendizado, alternando entre materiais visuais, sonoros e sinestésicos.

2. Medite andando
Você pode revisar conteúdos e meditar sobre eles enquanto anda. É uma ótima maneira de se exercitar e aprender ao mesmo tempo.

3. Foco total
Enquanto estiver estudando tenha foco total naquilo que faz. Não tente assistir televisão ao mesmo tempo, pois fazer duas coisas ao mesmo tempo pode aumentar a ansiedade e diminuir a capacidade de aprendizado e retenção de conteúdos.

hwb_student_900x465

4. Bloqueie distrações externas
Sons altos e outras distrações externas podem atrapalhar seu aprendizado. Procure um local silencioso de estudos onde é possível se concentrar sem nenhuma perda de atenção e foco.

5. Tome uma boa ducha
Tomar um banho ou uma ducha rápida ajuda você a relaxar a mente e deixá-la mais preparada para aprender e ter ideias.

Agora, vamos falar sobre algumas técnicas que prometem ajudar e muito na memorização da matéria. Esse tópico é essencial para você que tem muito o que estudar e aprender, e acaba esquecendo na hora da prova.

Dicas para estudo – Técnicas de memória

1. Criando paródias
Fazer músicas para se lembrar de conteúdos mais difíceis é uma ótima forma de treinar sua memória.

2. Leitura dinâmica
Técnicas de leitura dinâmica podem ajudar você a ler com mais eficiência. Se você deseja ler mais rápido, mas sem perder nenhum conteúdo, essa é uma boa sugestão.

26

3. Acrônimos
Acrônimos, ou siglas, são palavras formadas pelas primeiras letras de várias palavras. Você pode usá-los para lembrar-se de nomes e outras informações difíceis de recordar.

Por hoje é só! Na próxima semana vamos falar sobre o uso de recursos visuais e auditivos, e como isso pode melhorar o seu aprendizado. Até lá!

Fonte

Imagem: Sutterstock

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.