Blog do UNASP

8 dicas para você desenvolver a sua inteligência emocional.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Inteligência emocional é a capacidade de gerenciar as nossas emoções, como também as emoções dos outros. O que é muito importante no gerenciamento de vários aspectos da nossa vida. Por sorte a inteligência pode ser desenvolvida, veja como.

Lidar com as emoções pode ser complicado, porém, fica mais fácil quando desenvolvemos a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e os dos outros, de motivar a nós mesmos e de gerenciar bem as emoções dentro de nós e em nossos relacionamentos, ou seja, desenvolvemos uma Inteligência Emocional (I.E). Pensando nisso, trazemos para você algumas dicas de como desenvolver a inteligência emocional para alcançar seus objetivos e superar dificuldades.

1. Observe e analise o seu próprio comportamento.

Esteja atento para a sua própria reação diante de algumas situações. Analise a sua atitude e procure entender como ela impactou o seu dia e suas relações. Mude de atitude sempre que perceber que o resultado foi negativo.

2. Domine os seus impulsos.

A impulsividade não é uma boa aliada na maioria das situações. Procure dominar seus impulsos e emoções antes de tomar decisões ou antes de dizer alguma coisa. Tente manter a calma e a razão antes de tudo. Exercícios de respiração e concentração podem ajudar nesse momento.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

3. Aprenda a lidar com as emoções negativas.

A vida não é feita apenas de bons momentos e nós não somos feitos apenas de bons sentimentos. Quando as emoções negativas (raiva, medo, insegurança, tristeza) batem dentro de nós é preciso dominá-las e não permitir que elas nos controlem. Precisamos entender que coisas ruins acontecem e está tudo bem. O importante é como lidamos com as dificuldades. Não é fácil, mas tente treinar a resiliência e busque controlar a situação, não o contrário. Não seja uma vítima passiva das situações.

4. Aumente a sua autoconfiança.

Acredite em seu potencial e em suas habilidades. Acredite que você pode vencer obstáculos e que tem capacidade para superar as dificuldades e os momentos de crise. Faça isso destacando para si mesmo suas qualidades e talentos. Seu emocional é seu maior aliado.

5. Aprenda a lidar com a pressão.

As cobranças surgem de todos os lados e constantemente, por isso, precisamos desenvolver a inteligência emocional e aprender a lidar com a pressão do dia a dia para não deixar que a emoção tome o controle. Neste post, te damos algumas dicas sobre como cuidar melhor da sua saúde emocional. Tente manter a calma em cada situação e tome decisões racionais. Respire e controle a ansiedade para não deixar-se dominar pela emoção rápida.

6. Se expresse.

Não deixar a emoção te dominar não é o mesmo que não demonstrá-la. Você deve expor o que sente e expressar sua opinião, porém, tente manter o controle das suas emoções. Você não precisa ser racional o tempo todo, também precisamos ser passionais dependendo das situações. A questão não é ser só uma coisa ou outra, é entender o que você está fazendo e por que está fazendo.

7. Desenvolva o sentimento de empatia.

Nada melhor para compreender o outro do que colocar-se no lugar dele. Inverter os papéis pode ajudar a ser mais tolerante e compreensivo e desenvolver melhor sua inteligência emocional.

8. Respeito em todas as relações.

Todos nós temos necessidades, limitações, direitos e deveres, por isso, é preciso reconhecer nossos erros e acertos para conseguirmos respeitar as falhas e reconhecer as qualidades dos outros. A inteligência emocional é caraterizada também pelo respeito ao meu próximo, pela solidariedade e a valorização dos talentos dos outros.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Receba mais conteúdos como esse no seu email!” subtitle=”Assine a newsletter do blog e fique por dentro das novidades.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Infográfico: 15 técnicas para acabar com a procrastinação. 

• Pequenas atitudes que podem trazer grandes mudanças.

• 7 métodos comprovados pela ciência para você ser mais feliz.

• Aprenda com as dificuldades: 6 dicas para aumentar a sua resiliência.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também