Blog do UNASP

No dia compositor, aprenda mais sobre este profissional!

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]O compositor é um profissional que escreve música? Não exatamente. De acordo com o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra “compositor” significa:

com·po·si·tor |ô|  substantivo masculino

1. O que compõe.

2. Porém, nas artes gráficas, é o profissional que faz montagem ou arranjo de material tipográfico para impressão.

3. Além disso, em termo jurídico, ou jurisprudência, é o árbitro que termina uma questão por meio de acordo.

4. Na música, é o autor.

5. Mas, na história do Brasil, é  aquele que prepara cavalos para corridas.

Portanto, hoje, vamos falar do compositor na música.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Entretanto, você já ouviu falar dos tipos de compositor musical?

Existem tipos diferentes: o compositor de música erudita, o compositor de ópera, o compositor de música popular, e o compositor de música folclórica.

Mas, antes de falarmos sobre cada um, precisamos saber o significado de música.

Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. É uma manifestação artística e cultural de um povo para transmitir sentimentos.

Agora que você já viu o significado da palavra música, vamos falar um pouco sobre os estilos musicais e seus compositores:

1. Música Erudita

Na música erudita, o compositor é um músico altamente treinado na teoria musical e normalmente responsável, além da criação da partitura original, pelos arranjos para a instrumentação ou para as vozes desejadas.

Por sua vez, esses arranjos são caracterizados pela simetria e equilíbrio sonoro. Desse modo, nasceu da necessidade de aumento do poder expressivo das melodias nos ofícios religiosos. Alguns grandes compositores desse gênero são: Haendel, Bach, Haydn, Mozar, Beethoven, entre outros.

2. Ópera

Na ópera, o compositor deve se preocupar não somente com a música, mas também com a poesia interpretada de forma dramática em teatros. Contudo, é um gênero encenado junto com a música instrumental, e também com elementos teatrais, enredo, coreografias, vestuários característicos e o canto.

Nele, se sobressai um solista, e é representado por cantores com timbres vocais que vão do mais agudo até os mais graves. Ópera é o plural de opus, que no latim significa obra de arte, e que surgiu na Itália. Não raro é apresentada em latim ou italiano.

3. Música popular

Na música popular, o compositor se preocupa mais com a letra, predominantemente romântica, com refrões fáceis de memorizar. Por consequência, o rock foi um dos mais bem sucedidos gêneros desse estilo, seguido da música romântica.

Assim, no Brasil, os compositores de maior influência foram João Gilberto, com a precisão técnica e a interpretação contida, e Elis Regina, com interpretação sentimental, em que a emoção importa mais do que a técnica. Michael Jackson e Madona serviram de parâmetro para o pop americano e para um grande número de seguidores.

4. Música tradicional ou folclórica

Por fim, na música tradicional ou folclórica, o compositor cria suas obras, com letras de fácil memorização, baseadas em símbolos, tradições e costumes de um povo. Para tanto, são passadas de geração a geração, como parte dos valores e da identidade dessa região, e estão ligadas às festividades, envolvendo também danças típicas de uma cultura.

Todavia, a música tradicional ou folclórica, está intimamente ligada à música popular: o fado, o tango, o samba, o frevo, o forró, a música de viola, a música sertaneja, o maracatu, o reggae, o blues, entre outras, se perpetuaram e muitas delas exercem grande influência na música moderna.

Disponibilizamos uma lista de grandes compositores mundiais, e para visualizar, é só clicar aqui.

Gostaram do texto sobre os tipos de compositores? Esperamos que sim!

Por isso, para aqueles que querem seguir carreira, como compositor ou se aperfeiçoar nessa área, o UNASP campus Engenheiro Coelho oferece em sua grade, o curso de Música. Conheça mais sobre ele clicando aqui.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Confira também em nosso blog:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também