Blog do UNASP

No dia compositor, aprenda mais sobre este profissional!

O compositor é um profissional que escreve música? Não exatamente. De acordo com o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra “compositor” significa:

com·po·si·tor |ô|  substantivo masculino

1. O que compõe.

2. Porém, nas artes gráficas, é o profissional que faz montagem ou arranjo de material tipográfico para impressão.

3. Além disso, em termo jurídico, ou jurisprudência, é o árbitro que termina uma questão por meio de acordo.

4. Na música, é o autor.

5. Mas, na história do Brasil, é  aquele que prepara cavalos para corridas.

Portanto, hoje, vamos falar do compositor na música.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Entretanto, você já ouviu falar dos tipos de compositor musical?

Existem tipos diferentes: o compositor de música erudita, o compositor de ópera, o compositor de música popular, e o compositor de música folclórica.

Mas, antes de falarmos sobre cada um, precisamos saber o significado de música.

Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. É uma manifestação artística e cultural de um povo para transmitir sentimentos.

Agora que você já viu o significado da palavra música, vamos falar um pouco sobre os estilos musicais e seus compositores:

1. Música Erudita

Na música erudita, o compositor é um músico altamente treinado na teoria musical e normalmente responsável, além da criação da partitura original, pelos arranjos para a instrumentação ou para as vozes desejadas.

Por sua vez, esses arranjos são caracterizados pela simetria e equilíbrio sonoro. Desse modo, nasceu da necessidade de aumento do poder expressivo das melodias nos ofícios religiosos. Alguns grandes compositores desse gênero são: Haendel, Bach, Haydn, Mozar, Beethoven, entre outros.

2. Ópera

Na ópera, o compositor deve se preocupar não somente com a música, mas também com a poesia interpretada de forma dramática em teatros. Contudo, é um gênero encenado junto com a música instrumental, e também com elementos teatrais, enredo, coreografias, vestuários característicos e o canto.

Nele, se sobressai um solista, e é representado por cantores com timbres vocais que vão do mais agudo até os mais graves. Ópera é o plural de opus, que no latim significa obra de arte, e que surgiu na Itália. Não raro é apresentada em latim ou italiano.

3. Música popular

Na música popular, o compositor se preocupa mais com a letra, predominantemente romântica, com refrões fáceis de memorizar. Por consequência, o rock foi um dos mais bem sucedidos gêneros desse estilo, seguido da música romântica.

Assim, no Brasil, os compositores de maior influência foram João Gilberto, com a precisão técnica e a interpretação contida, e Elis Regina, com interpretação sentimental, em que a emoção importa mais do que a técnica. Michael Jackson e Madona serviram de parâmetro para o pop americano e para um grande número de seguidores.

4. Música tradicional ou folclórica

Por fim, na música tradicional ou folclórica, o compositor cria suas obras, com letras de fácil memorização, baseadas em símbolos, tradições e costumes de um povo. Para tanto, são passadas de geração a geração, como parte dos valores e da identidade dessa região, e estão ligadas às festividades, envolvendo também danças típicas de uma cultura.

Todavia, a música tradicional ou folclórica, está intimamente ligada à música popular: o fado, o tango, o samba, o frevo, o forró, a música de viola, a música sertaneja, o maracatu, o reggae, o blues, entre outras, se perpetuaram e muitas delas exercem grande influência na música moderna.

Disponibilizamos uma lista de grandes compositores mundiais, e para visualizar, é só clicar aqui.

Gostaram do texto sobre os tipos de compositores? Esperamos que sim!

Por isso, para aqueles que querem seguir carreira, como compositor ou se aperfeiçoar nessa área, o UNASP campus Engenheiro Coelho oferece em sua grade, o curso de Música. Conheça mais sobre ele clicando aqui.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!