Blog do Unasp

Está desempregado? Saiba o que fazer nesse período

Ficar desempregado não é o desejo de ninguém. Mas quando acontece o melhor a se fazer é usar o tempo a seu favor. Descubra algumas coisas que você pode fazer durante esse período.

Infelizmente o cenário atual do mercado de trabalho no nosso país não está favorável para investimentos ou novas contratações. Pelo contrário. As empresas estão fazendo corte de gastos e consequentemente funcionários. Ou seja, alguém ficou desempregado ou vai ficar desempregado.

Por outro lado, também há aquelas pessoas que estão na busca do primeiro emprego. E que de certa maneira ainda não possuem a experiência necessária para lidar com um mercado tão competitivo.

A verdade seja dita, sobra tempo nessas ocasiões. Mesmo para quem está empenhado em achar um emprego. O que fazer, então, quando o tempo passa devagar, quando sobra horas no seu dia?

Pensando nisso, separamos algumas dicas do que você deve fazer para aproveitar esse momento e extrair o melhor de si mesmo para encontrar uma boa oportunidade e se sair bem!

Pensamento positivo

Pode ser bastante desafiador manter-se positivo frente ao desemprego, mas sucumbir a pensamentos e emoções negativas não vai ajudar em nada. Apenas te desmotivará.

Alguns consideram o desemprego com uma espécie de luto – rompimento que não era esperado. Sendo assim, ficar triste é normal não se preocupe. No entanto é preciso tomar uma ação e não desanimar frente a uma situação difícil. Precisamos vencer esse luto para seguir em frente.

Não é fácil, mas busque pensar nas coisas boas que estão acontecendo à sua volta. Por exemplo, a sua vida, amigos, família e novas oportunidades para ser feliz fazendo algo que realmente goste. Ou seja, elimine dos seus dias os pensamentos destrutivos e troque-os por pensamentos motivadores.

Não se compare com outras pessoas

Evite pensar que as outras pessoas estão trabalhando e você não. Além de te colocar para baixo, não vai te ajudar em nada.

Lembre-se que cada um tem sua trajetória, dificuldades e oportunidades. Logo, não será diferente com você. Então, foque na sua vida e na sua carreira. Deixe os outros para lá.

Faça algo produtivo

Um erro comum é se render ao ócio. Aproveitar o tempo “livre” não significa maratonar as séries da Netflix, jogar videogames ou navegar nas redes sociais o dia todo.

Mesmo que sua rotina tenha mudado um pouco, saiba estabelecer horários e afazeres. Continue acordando cedo, fazendo sua primeira refeição (café da manhã) bem reforçado, tomando um banho para mandar embora a preguiça e se preparar para o dia.

Pequenas atitudes na rotina são capazes de manter a mente motivada e produtiva.

Mantenha suas habilidades atualizadas

Se a sua área de atuação depende de competências e habilidades, você não deve parar de fazê-las só porque está desempregado. Aproveite o tempo livre para ler, aprender, praticar e descobrir novas formas de inovar e melhorar suas habilidades.

Aproveite também dos inúmeros recursos gratuitos online, incluindo tutoriais e e-books. Se você preferir o ambiente da sala de aula, busque para cursos para adultos gratuitos ou a preços acessíveis em sua área.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Seu currículo

Como vai o seu currículo? Ainda está escrito CV (Curriculum Vitae) no título? Então, passou da hora de atualizar! Se você está desempregado e não está conseguindo ser chamado para nenhuma entrevista de emprego, que tal rever o currículo?

Primeiramente, reescreva a maneira como você se apresenta e descreve as suas experiências profissionais - foque no que você realizou e aprendeu nos seus trabalhos ao invés de falar o que você fazia. Além disso, acrescente os cursos e eventos que você está fazendo e participando durante este período desempregado.

Preparamos um conteúdo bem bacana para você montar um currículo extraordinário. Vale a pena dar uma olhada aqui.

Networking

Criar uma boa rede de relacionamento com as pessoas, prática conhecida também como Networking, é muito importante. Existem duas partes para o networking: reconectar-se com seus antigos contatos e formar novos.

Para quem está desempregado, fazer os dois tipos de contato é essencial. Dependendo de onde você está em sua carreira, pode significar se reconectar com professores da faculdade, consultores universitários e supervisores de estágio, ou pode significar entrar em contato com antigos colegas, chefes e colegas de negócios. Não sinta vergonha em se reaproximar.

Você pode enviar um e-mail, mensagem e até convidá-los para um café. Pergunte como eles estão (a rede é social, afinal de contas) e deixe-os saber os detalhes de sua pesquisa de emprego (indústria, localização, etc). Fale sobre seu interesse na recolocação profissional.

E se você não tem muitos contatos, faça novos. Participe de eventos da sua antiga universidade, indústria, feiras, congressos e assim por diante. Considere ir a palestras, reuniões de outros eventos da sua área de atuação. Cada um desses é uma oportunidade para conhecer pessoas com os mesmos interesses, e você pode se divertir no processo.

Sua própria empresa

Pense em abrir a sua própria empresa. Isso mesmo! Pode parecer estranho, mas algumas das maiores empresas do mundo nasceram com alguém desempregado com tempo para desenvolver as suas ideias de forma lucrativa.

Sabia que Walt Disney foi demitido do jornal onde trabalhava por não ser “criativo o suficiente” para escrever conteúdo? Pois é! Em seguida, ele aproveitou o momento e começou a sua própria empresa, que você deve conhecer muito bem!

Essa pode ser uma oportunidade para você colocar em prática suas ideias e ambições da área.  Se precisar, procure um especialista no assunto ou se matricule em cursos para empreendedores.  E mesmo que você não abra um negócio no fim das contas, tente adotar o pensamento empreendedor para a sua carreira!

Cautela, pensamento positivo e força de vontade. Logo você chega lá!

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!