Blog do UNASP

Cursos online e gratuitos na área de arquitetura e urbanismo

Para complementar os estudos da faculdade que tal fazer alguns cursos online? E melhor, gratuitos! Veja a lista completa com cursos focados na área de Arquitetura abaixo, e aproveite para turbinar os seus conhecimentos.

Cursos online são uma ótima oportunidade para aumentar os seus conhecimentos, de uma forma prática e acessível. Afinal, eles estão disponíveis 100% do tempo e com acesso de qualquer lugar, basta ter internet e um computador, tablet ou celular para acessar o curso. Tendo o que é necessário para o acesso, o próximo passo é escolher os cursos que irão agregar ao seu currículo. Como por exemplo, os cursos de Arquitetura.

Você é estudante, ou mesmo interessado em prestar o vestibular para o curso de Arquitetura e Urbanismo? Então, não perca a oportunidade de aprender online, através de cursos extra curriculares.

Para facilitar o processo de escolha, separamos alguns cursos focados em Arquitetura. E o melhor, são cursos de grandes e renomadas instituições ao redor do mundo! Confira as sugestões logo abaixo.

1. Ecologia e economia: cidades sustentáveis

Instituição de ensino: Lund University

Carga horária: 12 horas

Como podemos moldar o desenvolvimento urbano em direção a futuros sustentáveis ​​e prósperos?

Esse curso irá explorar cidades sustentáveis ​​como motores para tornar a economia mais ecológica. Transformação urbana sustentável refere-se a processos de transformação estrutural – mudança multidimensional e radical – que podem efetivamente direcionar o desenvolvimento urbano para metas ambiciosas de sustentabilidade e clima.

Dessa forma, o curso busca conectar as principais tendências de urbanização, descarbonização e sustentabilidade. Examinando visões, experimentos e inovações em áreas urbanas. Além disso, ele também busca examinar as práticas (o que está acontecendo nas cidades atualmente) e as oportunidades (quais são as possibilidades das cidades avançarem no futuro).

O curso possui uma coleção de curtas-metragens diversas e importantes leituras curtas em cidades sustentáveis, além de fóruns interativos e um trabalho prático para criar uma comunidade de aprendizado on-line.

2. Introdução à História da Arquitetura Contemporânea

Instituição de ensino: Politecnico di Milano

Carga horária: 09 horas

Com uma jornada pelas obras mais conhecidas de alguns dos grandes mestres do século XX, esse curso oferece um ponto de vista útil para interpretar os eventos da arquitetura ou da arte de construir espaços para o dia a dia.

O curso é dividido em três semanas, cada uma dedicada ao aprofundamento de um tema específico: a primeira semana apresenta as obras-primas do século XX. Já a segunda, traça o trabalho de dois mestres da cultura arquitetônica italiana. E por fim, a terceira leva à visita de algumas obras recentes de mestres contemporâneos.

Cada semana é dividida em breves lições. No final de cada unidade há um questionário para testar o conhecimento adquirido.

3. Arquitetura Romana

Instituição de ensino: Yale

Carga horária: 55 horas

A arquitetura Romana possui um estilo próprio e muito característico, como também um grande significado histórico. Através de seus prédios e construções a história romana mostra o poder da arquitetura para moldar a política, a sociedade e a cultura.

4. Cidades do Futuro

Instituição de ensino: ETH Zürich

Carga horária: 10 semanas

A compreensão de uma cidade como um todo, população, componentes, funções, escalas e dinâmica é crucial para o design e gerenciamento apropriados do sistema urbano. Embora o desenvolvimento de cidades em diferentes partes do mundo esteja se movendo em diversas direções, todas as estimativas mostram que as cidades em todo o mundo mudarão e crescerão fortemente nos próximos anos.

No entanto, já agora, há uma escassez extrema de designers e planejadores urbanos capazes de entender o funcionamento de uma cidade como um sistema e planejar uma cidade sustentável e resiliente.

A única maneira de entender melhor a cidade é ir além da aparência física e concentrar-se em diferentes representações, propriedades e fatores de impacto do sistema urbano. Por essa razão, nesse curso, será possível explorar a cidade como o “organismo” humano mais complexo.

Serão estudadas abordagens baseadas em dados para o desenvolvimento da futura cidade, com base no crowdsourcing e no sensoring. O curso também abordará as origens, o estado da arte e as aplicações da arquitetura e simulação de informações.

5. Arqueoastronomia

Instituição de ensino: Politecnico di Milano

Carga horária: 08 horas

Já ouviu falar nesse termo? Arqueoastronomia é a “ciência das estrelas e das pedras”. É uma ciência interdisciplinar entre arquitetura, arqueologia e astronomia. Estuda as relações entre os monumentos antigos e o céu, a fim de compreender melhor as idéias dos arquitetos do passado e seu mundo religioso e simbólico. O curso fornece a primeira introdução fácil e completa a esta fascinante disciplina.

Durante o curso, muitos locais espetaculares da arqueologia antiga – como Stonehenge na Inglaterra, Giza e Karnak no Egito, Chichen Itzá no Iucatão, Macchu Picchu no Peru e Pantheon em Roma – serão visitados e os fascinantes eventos que ocorrem lá em especial os dias do ano (como solstícios, equinócios ou o dia da fundação de Roma) serão mostrados e explicados.

Além disso, o curso também fornece a fundo necessário em astronomia a olho nu e uma introdução geral ao papel da astronomia na religião e na gestão do poder entre as culturas antigas.

6. Fazendo Arquitetura

Instituição de ensino: IE School of Architecture & Design

Carga horária: 08 horas

Este curso oferece uma visão única da mente e do trabalho de um arquiteto. Começando, dessa forma, com o básico da profissão e culminando com a produção de um modelo de site em escala.

Criado por professores da IE School of Architecture and design em Segovia (Espanha), o curso começa examinando a mentalidade de um arquiteto. Perguntando, por exemplo, como eles pensam e o que fazem para treinar suas mentes criativas, passando a usar a inspiração do ambiente para estimular idéias de design.

Além disso, o curso também analisa alguns dos aspectos mais técnicos da arquitetura – como composição, forma, espaço e hierarquia – e enfatizando a importância de criar uma história que ajude a definir seu design.

Deixe um comentário

Veja também