Blog do UNASP

4 coisas que você precisa saber antes de cursar Direito

Está pensando em começar a cursar Direito, mas ainda não sabe se o curso é pra você? Então descubra agora, conferindo 4 verdades sobre o ramo. 

Sendo um dos cursos mais procurados pelos pré-universitários, o Direito forma bacharéis aptos para atuarem em diversas áreas, cuidando da aplicação das leis e normas jurídicas vigentes em um país ou região. 

Essa procura é grande porque grande parte dos que se formam na área costumam ter boas oportunidades de emprego, além da Advocacia. Você pode, por exemplo, ser um/a procurador/a, promotor/a de justiça, juiz/a, delegado/a, desembargador/a, entre outras carreiras.

 Por se tratar de um curso relativamente extenso e bastante exigente, é importante conhecer algumas características do ofício antes de mergulhar de cabeça. E pensando em te ajudar nessa, separamos 4 verdades sobre o Direito que você não pode ignorar. Acompanhe.

Você precisa gostar de ler

Uma das primeiras coisas que você deve ter em mente é que o cursar Direito envolve muita leitura durante todo o período da faculdade e até mesmo depois, no mercado de trabalho. Por isso, se passar tempo lendo não costuma ser tarefa tão simples no seu dia a dia, comece a desenvolver esse hábito desde já.

Essa prática pode te ajudar, inclusive, a aperfeiçoar o seu conhecimento de gramática, contribuindo assim com a sua escrita e oratória, habilidades indispensáveis para quem quer ingressar na área.

O Direito é impermanente

Se não é muito a sua praia estar sempre atualizado e informado sobre as novidades, talvez você precise se dedicar um pouquinho mais para acompanhar as mudanças do Direito. Isso porque, as leis estão em constantes modificações, o que torna dinâmica a atuação do profissional da área. 

Portanto, ao ingressar, esteja atento à jurisprudência de todos os tribunais e encontre formas de se manter antenado/a quanto às possíveis atualizações.

A paciência é fundamental Direito 

É comum que no caminho você encontre dificuldades e pense em desistir, já que o curso tem uma duração média de cinco anos. Diante desses obstáculos, tenha em mente o motivo pelo qual você se propôs a seguir carreira no Direito. 

Lembre-se que os desafios são importantes para nos amadurecer e nos tornar profissionais aptos a enfrentar as demandas do mercado.

É necessário proatividade

Embora as faculdades tenham o objetivo de preparar o/a aluno/a para exercer com eficácia uma determinada profissão, é certo que muito do seu sucesso no futuro depende de você. 

Pensando nisso, se esforce para construir o futuro dos sonhos a partir de hoje. Leia e estude bastante, construa um bom networking durante os 5 anos de graduação, leve a sério o seu período de estágio e, por último, mas não menos importante, invista em uma formação de qualidade. 

Obrigado pela sua leitura até aqui e até a próxima 🙂

Os comentários estão desativados.

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]