Blog do UNASP

Currículo digital ou impresso, qual escolher?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Descubra qual é a melhor forma de disponibilizar o seu currículo para os recrutadores: currículo digital ou convencional, você sabe por qual optar? 

Um currículo bem elaborado pode ser o passaporte para a entrevista de emprego e, quem sabe, para uma nova oportunidade profissional. No entanto, quando ele está mal feito e mal direcionado o resultado pode não ser muito agradável. Além disso, hoje em dia há duas formas de entregar o seu currículo, e aí que surge uma dúvida comum: currículo digital ou convencional, qual escolher?

Todo mundo sabe que um bom currículo leva tempo para ser feito, mas que proporcionalmente ele agrega valor e oferece uma vantagem competitiva ao candidato. Além disso, também existem muitas formas de mandar o currículo à empresa em que você tanto quer trabalhar. Difícil mesmo é decidir o caminho certo. 

Ultimamente, uma das formas mais eficientes de fazer com que o currículo seja visto é por meio da internet. Ou seja, com o avanço da tecnologia muita coisa mudou, inclusive a forma de se candidatar à vagas e fazer entrevistas. Deste modo, algumas empresas, senão quase todas, possuem um e-mail exclusivo para o recebimento de currículos digitais.

Entretanto, o bom e velho currículo convencional (impresso), nunca saiu de moda e também ainda é muito utilizado. O “x” da questão, é saber qual dos dois formatos se encaixa com o seu objetivo.

Currículo digital

Quando falamos em currículo digital, estamos nos referindo ao formato web, ou seja, aquele disponibilizado online. Sendo assim, arquivos em word, JPEG, PDF e perfil no Linkedin, por exemplo, se encaixam nesta categoria.

Na verdade, a função do currículo digital é facilitar o acesso ao documento e também para expandir a possibilidade de compartilhamento e alcance.

Quando o currículo está em PDF ou JPEG, o candidato consegue enviar tranquilamente pelo WhatsApp e anexar no e-mail também, por exemplo. .

Porém, dependendo da vaga e da empresa, enviar um currículo digital pode representar falta de compromisso, preguiça e que o candidato está “atirando” para todos os lados. Por isso, é importante pensar bem antes de enviar seu currículo digital. Avalie o perfil da empresa e da vaga também. 

Currículo convencional (impresso)

O currículo convencional é aquele currículo impresso que a gente tira um monte de xerox e anexa uma foto 3×4 para deixar o documento completo. Entregar o currículo em mãos já foi uma prática comum, mas hoje muitos consideram a prática ultrapassada. 

No entanto, algumas coisas não saem de moda, como o contato pessoal, por exemplo, que é fundamental, ainda mais no momento do primeiro contato.

Portanto, apesar de ser um formato que exige mais empenho e dedicação na distribuição, ele pode ser mais eficaz. Afinal, junto com a entrega você também terá a possibilidade de se apresentar ao possível empregador. Talvez, a empresa nem estivesse pensando em contratar, porém gostou da sua atitude e da sua postura. Daí, considerou o seu nome como possível funcionário, já pensou nisso?[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Currículo digital ou impresso, qual escolher?

Primeiramente você deve saber que independentemente do canal escolhido para enviar o seu currículo, ele tem mais chances de chegar às mãos do recrutador se estiver bem escrito e estruturado.

Portanto, quando você estiver se candidatando para uma vaga específica, é imprescindível também que o currículo preencha todos os requisitos, como: idiomas, formação, experiência e objetivo.

Além disso, outra dica é customizar o currículo para cada vaga a que você pretende se candidatar. Ou seja, priorizar tópicos de acordo com a vaga, aumentar as informações e palavras-chave importantes e enfatizar as habilidades, são algumas das opções.

Lembre-se que um recrutador usa em média de 7 a 10 segundos para avaliar um currículo por cima e criar interesse nele. O documento precisa ser claro, direto e ter destaque nas principais habilidades e responsabilidades do candidato.

Quando for escolher um formato de envio, pense nas suas prioridades: a imagem que você quer passar, o modo como a empresa recebe os currículos e quais serão as suas melhores chances. 

Escolhendo tanto o currículo digital quanto o impresso, você está escolhendo sair da zona de conforto. Então, não se preocupe, se não deu certo agora, repense, refaça e continue tentando.

Montando um currículo eficaz

O currículo é a primeira oportunidade de mostrar para as empresas quem você é o que você faz. Por isso, é imprescindível saber fazer um currículo digno do emprego dos sonhos. Quer saber como montar o seu currículo? Leia mais clicando aqui!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também

• Como montar um currículo eficaz? Aprenda agora!

• Descubra o que você NÃO deve colocar no currículo

• Dicas para elaborar um bom currículo em inglês[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também