Blog do Unasp

Contabilidade: descubra quais são as principais áreas de atuação.

Você se lembra quando jogava Banco Imobiliário naqueles domingos chuvosos na casa da tia e montava várias e incríveis estratégias para não falir? E pensando agora, você consegue se imaginar cuidando das finanças de uma empresa? Sim? Que legal! Então essa é boa oportunidade de começar uma carreira promissora. Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Contabilidade é a profissão que mais cresce no mundo.

O que o contador faz?

O contador é responsável pela coordenação e controle dos registros de uma empresa. Ou seja, é ele quem cuida das compras, vendas, aplicações e investimentos do negócio. Além de contribuir com informações e sugestões para os dirigentes sobre as decisões a serem tomadas. O contador também zela para manter a empresa dentro das legislações trabalhista, tributária, comercial e fiscal. E claro, de se preocupar com os lucros e resultados finais da empresa.

A contabilidade é uma profissão bem versátil no mercado de trabalho, todos precisam de um contador e há diversos campos de atuação para o profissional da área.

Como funciona a graduação?

O curso de Ciências Contábeis tem duração de quatro anos e sua matriz curricular dispõe de disciplinas nas áreas de matemática, economia, investimento, administração, finanças, contabilidade, planejamento e legislações. No Unasp, o curso conta com aulas práticas em laboratórios e uma empresa júnior de contabilidade. Além de ser flexível no mercado de trabalho, o curso também é flexível na graduação. Isso porque o curso de Ciências Contábeis te dá a opção de escolher entre uma graduação presencial ou a distância. Ou seja, o que ficar melhor para a sua realidade e bolso!

Onde o profissional de contabilidade pode atuar?

Bom, você já viu que há bastante opções na área. Graças a sua versatilidade e fácil adaptação ao meio, o contador pode trabalhar com contabilidade ambiental e gerencial, auditoria e perícia ou planejamento e controladoria. Em uma empresa essa profissão se divide em áreas tributária e financeira, recursos humanos e perícia contábil. Além de trabalhar em escritórios de contabilidade e em empresas públicas ou privadas, o contador pode optar por abrir o próprio negócio.

Quer saber mais? Dá play no vídeo.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Você pode atuar em:

Contabilidade ambiental: Nesta área você controla e planeja os custos referentes ao meio ambiente, buscando avaliar o desempenho ambiental da empresa;

• Contabilidade gerencial: Já nesta área você registra e analisa as operações financeiras e patrimoniais da instituição, além de acompanhar todas as transações da empresa e fornecer informações para as tomadas de decisões;

• Auditoria e perícia contábil: Escolhendo esta área de atuação você vai trabalhar com análises de operações financeiras objetivando encontrar evidencias de erros ou fraudes patrimoniais ou fiscais;

• Planejamento e controladoria: Se preferir, você pode trabalhar ainda analisando as ações da empresa e propondo medidas para equilibrar as contas, ajustar os números e melhorar os resultados aumentando os lucros do negócio;

• Negócio próprio:  Você é do tipo empreendedor? Então como contador você pode abrir um escritório de contabilidade e atender pequenas, médias e grandes empresas, além de atuar como consultor contábil ou ainda dar aulas em cursos técnicos e treinamento para funcionários da área.

Fique ligado!

Apenas a graduação de Ciências Contábeis não basta. Para ser um profissional completo você precisa passar no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Para fazer a prova é necessário ser formado ou estar no último ano da faculdade. Os exames acontecem duas vezes por ano no Brasil e é composto por 50 questões objetivas. Para passar o candidato precisa acertar a metade da prova. No último ano, foram 47 mil candidatos e 25% passaram na prova.

Ciências Contábeis no Unasp.

Viu só como a área de Ciências Contábeis é grande e promissora? Se você ficou interessado descubra ainda mais sobre o curso navegando pelos nossos campi:

• Contabilidade no campus Engenheiro Coelho;

• Contabilidade no campus Hortolândia;

• Contabilidade no campus São Paulo;

• Contabilidade no campus Virtual.

Deixa aqui nos comentários sua opinião sobre curso, a área e o post. O espaço é todo seu, aproveite!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!