Blog do Unasp

Conheça Catarse, a plataforma de financiamento de projetos criativos.

logotipo_horizontal_final

Quantas vezes você já teve ideias de projetos mirabolantes e inovadores, mas acabou deixando-os de lado por falta de grana ou motivação? Bem, está na hora de arriscar e se o problema é grana, não se preocupe, seu sonho pode ser colocado em prática com a ajuda do Catarse. Mas como assim? A gente explica.

O que é e como funciona o Catarse?

O Catarse é uma ferramenta que possibilita o financiamento de projetos criativos. No site artistas, designers, gamers, empreendedores, ativistas, tem uma poderosa ferramenta para conseguirem viabilizar financeiramente seus projetos. Essas iniciativas inovadoras, criativas e ambiciosas se tornam realidade a partir da colaboração direta de pessoas que se identificam com elas. Desde que o Catarse foi lançado, em 17 de janeiro de 2011, mais de R$5 milhões já foram repassados para mais de 500 projetos espalhados por todo Brasil. Até agora, mais de 50 mil pessoas já apoiaram algum projeto.  Os projetos são enviados ao Catarse por realizadores de diversas áreas sendo que cada um deles é completamente responsável pelo seu projeto. Eles gastam um bom tempo preparando um Vídeo da Campanha, bolando Recompensas atrativas para oferecer aos Apoiadores, pensando no orçamento do projeto e em como comunicá-lo para o público. Após essa etapa, o Catarse faz uma breve seleção. Quando o projeto é aprovado, ele é aberto para a captação e os Realizadores compartilham sua ideia para o mundo.

Todos os projetos tem que ter um objetivo de arrecadação e um prazo (entre 1 e 60 dias). Se as pessoas gostarem do projeto, elas podem apoiá-lo financeiramente para que ele possa sair do papel. Quando acabar o prazo final, há duas opções, o que eles chama de Tudo ou Nada:

– Projeto bem-sucedido: se o objetivo for atingido ou superado, o Realizador do projeto fica com o dinheiro arrecadado, ou seja, tudo.

– Projeto malsucedido: se o objetivo não for atingido, há a devolução das contribuições para todos os Apoiadores e o Realizador do projeto não leva nada.

De onde vem o dinheiro para os projetos?  

Na maioria dos casos, pelo menos 50% da arrecadação vem da própria rede de contatos do Realizador. Por isso o Catarse é uma forma de os Realizadores se aproximarem das pessoas que já gostam e acompanham seu trabalho e expandir essa rede através da divulgação nas mídias sociais, jornais, revistas, blogs, etc. 

Muitas das pessoas apoiam projetos de seus amigos e parentes. Algumas são admiradores do trabalho daquele Realizador. Outra boa quantidade de Apoiadores são pessoas que se sentiram inspiradas pela ideia comunicada no Vídeo de Campanha e querem fazer parte de algo maior. E também tem gente inspirada por receber aquela Recompensa única (seja uma edição limitada de um produto, uma experiência customizada, algo que você vai receber antes de todo mundo) que os projetos oferecem. Além disso, nenhum Apoiador para participar precisa contribuir com um caminhão de dinheiro. Todo projeto aceita apoios a partir de R$10. Apoiar um projeto é muito mais do que doar um dinheiro para alguém, é uma forma de acreditar no sonho da outra pessoa, de criar algo que ambos queiram que exista no mundo.

E para inspirar que tal dar uma olhadinha nesses projetos?

1-) Os vestidos de Frida

“Os vestidos de Frida” é um livro infanto-juvenil, escrito por Christine Ferreira Azzi e ilustrado por Juliana Fiorese, que conta a história da artista mexicana Frida Kahlo pondo em cena a importância das roupas na trajetória artística e pessoal da pintora.

1

2-) Énóis, a primeira escola de jornalismo pela internet. 

3-) Ajude a Julia Jolie a ir para a China (sim. É isso mesmo que você leu!).

4-) Construção de uma escola na Palestina. 

Muito legal não é mesmo? Agora é hora de participar! Se você tem um projeto que merece ser colocado em prática ou se está disposto a ajudar alguém na realização de um sonho é só passar no Catarse e conhecer a plataforma.

 

Conteúdo original: Catarse

 

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.