Blog do UNASP

Como lidar com a autocrítica de uma forma mais saudável

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A autocrítica pode ser uma das responsáveis por uma série de comportamentos ansiosos e sentimentos negativos, que afetam muitas áreas das nossas vidas. Contudo, há nela benefícios que nos auxiliam no crescimento pessoal. Só precisamos aprender a lidar com a autocrítica, vamos descobrir como?

Autocrítica, esta é uma palavra que carrega em seu significado o poder de te fazer voar mais alto ou afundar de vez. É verdade que todos nós tentamos buscar pela melhor versão de nós mesmos ou pelo menos temos consciência da necessidade dessa busca. No entanto, será que sabemos como trilhar essa jornada de uma forma mais saudável? Afinal, existe uma linha muito tênue entre os nossos sentimentos positivos e os negativos. Pensando nisso, neste post vamos conversar com você sobre como identificar se você possui um nível de autocrítica elevado e como lidar com os seus sentimentos e exigências de uma forma mais tranquila.  

Identificando a autocrítica elevada

Apesar da autocrítica pertencer a todos nós, algumas pessoas possuem ela de uma forma demasiada, o que dificulta ainda mais a saúde emocional e, consequentemente, física. Existem diversos sintomas para identificá-la, alguns deles são: 

  • culpar-se por todas as coisas negativas que ocorrem;
  • ter horror ao fracasso e por isso evitar correr riscos e tentar coisas novas;
  • ter medo da rejeição e não expressar a sua opinião;
  • ser perfeccionista e não se permitir errar;
  • sempre encontrar falhas em tudo o que faz e por isso não conseguir estar satisfeito consigo mesmo;
  • pensar nos seus erros de forma repetida e se afundar na culpa.

Identificou alguns dos padrões citados acima em você?

Dicas para tornar o processo mais saudável 

Independente de você ter ou não identificado-se como uma pessoa muito autocrítica, é necessário aprender a lidar com esses tipos de pensamentos quando eles surgem. Por isso, separamos algumas dicas práticas que vão te ajudar no processo. 

1. Avalie os seus pensamentos

Devemos sempre prestar atenção e colocar os nossos pensamentos em avaliação. Estima-se que uma pessoa tenha aproximadamente sessenta mil pensamentos por dia. É muita coisa! Imagina se a maioria desses pensamentos forem críticas a você mesmo? Dessa forma, se pararmos para observar, temos uma grande quantidade de oportunidades para construir bom sentimentos em relação a nós mesmo, ou o contrário.

Portanto, observe com mais atenção o que tem passado pela sua mente e se questione se tudo aquilo é real e se está acontecendo na mesma proporção que você está pensando. Às vezes um problema ou uma atitude sua não possuem um peso tão grande a ponto de fazerem você ficar para baixo, entende? Muitas vezes é só o seu cérebro enviando mensagens distorcidas sobre a realidade. Por isso, lembre-se de sempre questionar se você está fazendo o que é correto ao se criticar de uma forma tão negativa. 

2. Trate a si mesmo como você trataria um amigo 

É comum que a autocrítica apareça com mais frequência em casos em que fizemos algo de errado, ora no sentido profissional, ora no relacional. Em situações assim, o melhor a se fazer é oferecer um conselho de amigo. 

Veja bem, quando um amigo querido faz algo que não é bom, nós até apontamos o seu erro, mas com amor e possivelmente com uma aliviada na carga. Costumamos dizer que é necessário aprender com os erros e seguir em frente, buscando melhorar.

Portanto, quando estiver com a cabeça cheia de autocríticas, tente imaginar o que você falaria para um amigo seu. Qual conselho você daria, quais seriam as palavras de apoio? Imaginou? Em seguida, se dê esse conselho seguido de palavras de apoio. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

3. Desprenda-se 

A pior coisa que podemos fazer a nós mesmos é remoer nossos erros. Pensar sobre eles no momento em que acontecem e avaliar nossa conduta é essencial para um crescimento. Porém, feito isso, é crucial que você se desconecte da situação. Perdoe-se e comece a pensar em outras coisas. 

4. Faça o que te faz feliz

Avaliou a situação e decidiu não ficar aprofundando demais sobre ela? Ótimo! Agora faça algo que te alegre. Muitas pessoas não fazem ideia do poder curativo que isso tem em nossas vidas. Vivemos muitas vezes de forma tão automática, que não paramos  para fazer algo que verdadeiramente gostamos. Aplique mais à sua rotina atividades que você gosta e que te fazem sentir bem, e verá o tamanho da mudança que vai ser gerada. 

5. Entenda-se

Todas as pessoas possuem ciclos de felicidade e tristeza. É comum não estarmos a todo o momento felizes e radiantes. Por isso que precisamos nos conhecer melhor para entender nossos ciclos e gatilhos mentais, afim de não ficar totalmente vulneráveis à autocrítica. 

Por exemplo, se você sabe que fazer exercícios físicos te ajudam a sentir uma satisfação consigo mesmo, além de fazerem bem para a sua saúde. Quando estiver sentindo-se com algum medo de fracasso e com vontade de culpar-se pelas suas falhas, saia para exercitar o seu corpo. Tirar o foco dos seus pensamentos pode ajudar a aliviar os seus sentimentos.

Este é só um exemplo, há outras maneiras de compreender os seus limites e buscar soluções para eles. Como falar com amigos, fazer terapia, ler, fazer atividades que desfoquem da autocrítica, e por aí vai. O importante é você começar a analisar suas tendências e comportamentos, compreendo-os, assim, fica mais fácil procurar soluções para encontrar um equilíbrio.

6. Espaços para melhorias

Por fim, vamos ressaltar o lado positivo das autocríticas: elas servem como impulsionadoras de melhorias nas mais diversas áreas. Analisar e trocar os pensamentos de que “não é bom” por “aqui está uma oportunidade para eu melhorar”, vai te fazer alcançar seus objetivos e manter o emocional saudável no processo. Lembre-se que elas são vilãs apenas se você não souber utilizá-las. 

Entenda até que ponto elas te motivam a ser melhor, e quando elas são como pesos na sua vida, impossibilitando que você se movimente e progrida.

 

Esperamos que as autocríticas possam ser aliadas e não inimigas. Lembre-se: não se renda aos pensamentos negativos sem antes “empurrá-los contra a parede” e questionar se eles são reais e se eles podem acrescentar algo na sua vida.

Até a próxima! [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Assim, leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também