Blog do Unasp

Como gabaritar prova de inglês do Enem 2014 estudando 1 hora por dia

ShutterstockKnightKnox

Embora o Enem 2014 seja composto por apenas 5 questões de língua estrangeira é fundamental que o candidato esteja bem preparado para respondê-las. São esses pontos podem fazer a diferença no resultado final. Para que isso aconteça, é necessário que você se prepare da melhor forma eestude inglês da forma correta.

A prova de inglês do Enem é essencialmente interpretativa. Isso significa que você NÃO terá que fazer atividades como a tradução literal de palavras. O que será necessário é compreender o contexto e demonstrar que você entendeu o assunto que está sendo discutido.

Mas, se a prova depende do seu entendimento, como é possível se preparar para ela? Segundo oprofessor Moacir Prudêncio, do Cursinho da Poli, em São Paulo, o aluno pode dedicar 1 hora de estudos por dia divididos em meia-hora que deve ser usada para ampliar o vocabulário, e a outra meia-hora a fim de estudar elementos da gramática, como verbos e pronomes.

“Recomendo que o aluno saiba duas coisas: tempos verbais e preposições. Sabendo disso ele conseguirá entender o contexto da maioria das questões e, como elas são interpretativas, isso já representa uma grande vantagem na compreensão”, garantiu.

A seguir, veja como estudar bem para a prova de língua estrangeira do Enem:

Vocabulário

Para aumentar o conhecimento do vocabulário, o professor Prudêncio recomenda que os alunos leiam textos sobre temas recorrentes na avaliação, como ciências, política e tecnologia, e de preferência de fontes que caem frequentemente na prova, como o site da BBC e o SpeakUp. “Também é importante que o aluno pegue as provas anteriores e perceba o modelo do Enem, que nunca muda: exige vocabulário e interpretação.”

uso de aplicativos e ferramentas online, como o próprio Google Tradutor, também é defendido. “A união de métodos tradicionais à tecnologia só traz benefícios”, afirma o professor.

Interpretação de textos

O Enem utiliza diferentes gêneros literários como charges, prosas, trechos de livros e notícias, entre outros. A única diferença entre eles é o vocabulário, que em poemas, por exemplo, costuma ser mais rebuscado. Essa, porém, não deve ser uma preocupação muito grande para o candidato: “as formas de linguagem mudam entre os gêneros, mas a cobrança continua sendo a mesma: identificar o tema central do texto”, garante o professor.

A dica para estudar a interpretação de textos é, mais uma vez, ler sobre temas atuais em sites de notícias internacionais, como a BBC, que é bastante cobrada no Exame. Leia, tente compreender e, quando necessário, procure pelo significado de palavras que você não conhece.

Charges

O vocabulário é parte essencial da compreensão das charges, pois muitas vezes ao entender apenas uma palavra já é possível interpretar o que está sendo dito. Portanto, expandir o conhecimento de palavras da língua já é de grande ajuda ao candidato que quer estudar.

England-London-BigBen-shutterstock_63673993

Sobre o Enem 2014

As provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro para mais de 9,5 milhões inscritos, número 21,8% maior em relação a 2013. O gabarito será divulgado até o dia 12 do mesmo mês.

No dia 8 de novembro serão realizadas as provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, que abrangem as disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. A prova terá 4 horas e 30 minutos de duração, sendo contadas a partir do momento em que o aplicador autorizar o seu início.

O segundo dia de provas, 9 de novembro, está reservado para as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática e Suas Tecnologias e a Redação, nas quais os candidatos serão avaliados em Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, de acordo com a escolha feita no ato da inscrição), Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação. Para que o aluno tenha tempo de redigir o texto, a prova terá 5 horas e 30 minutos de duração.

Nos dois dias de provas os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). Recomenda-se que os candidatos cheguem até as 12h, pois após o fechamento dos portões fica proibida a entrada de qualquer participante. Veja um guia prático do Exame aqui.

 

Fonte: Universia Brasil, disponível em http://bit.ly/1qFkNr0

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.