Blog do Unasp

Como estudar sozinho para o ENEM?

shutterstock_63981457

Comece agora a se organizar. O coordenador de orientação profissional do Colégio BandeirantesRoberto Nasser, ensina como estudar sozinho em casa para as provas do vestibular e Enem. Confira:

1. Rotina e horários bem definidos
É necessário que o aluno tenha um cronograma de estudos bem definido, com horário de início e fim das tarefas, bem como as pausas programadas para descanso, alimentação e higiene.

2. Política de metas
Estabeleça uma meta de estudos viável por dia: quais matérias serão estudadas, quantas páginas de apostila, quantas unidades de livro, quantas resoluções de exercícios. Isso ajuda, inclusive, a diminuir a angústia sentida, muitas vezes, pela sensação de não dar conta do que precisa ser estudado.

3. Autocontrole e concentração
É preciso que se tenha muito autocontrole e concentração ao se estudar em casa, sem desviar a atenção dos estudos para o celular, televisão, computador, entre outras coisas. O ideal é que o aluno estude em um ambiente organizado, bem iluminado e silencioso – distante de barulhos e/ou pessoas que possam interromper constantemente a concentração.

4. Limites
É imprescindível respeitar os limites do corpo. Sabe-se que o poder de concentração diminui a cada 50 minutos de estudos consecutivos. Assim, reserve, a cada hora, aproximadamente 10 minutos de descanso – tomar água, caminhar pela casa, conversar com alguém, verificar mensagens…

5. Exageros
Trata-se de algo improdutivo. O descanso e o lazer programados são essenciais para que os estudos sejam, de fato, proveitosos. O estresse afeta as funções cognitivas. Por outro lado, o sono melhora o funcionamento do cérebro e consolida conhecimentos adquiridos.

6. Imprima e faça provas de vestibulares anteriores
Acostume-se a controlar o tempo gasto com cada parte da prova (as diferentes disciplinas existentes nessa prova), conheça os assuntos solicitados, faça um levantamento dos erros para iniciar uma revisão sobre os mesmos e perceba quais são as disciplinas que ainda necessitam de um melhor conhecimento, de mais estudo.

7. Participe atentamente das aulas e faça anotações
O uso dessas anotações em casa ajudará no esclarecimento de pontos importantes das diferentes matérias.

 

 Fonte: Universia Brasil, disponível em http://bit.ly/1puc062

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.