Blog do Unasp

05 dicas para estudar através dos filmes

Existem formas de estudar ou aprender alguma coisa, e que não seja através dos livros ou na escola. Dessa forma, neste texto, preparamos algumas dicas de como aprender mais sobre disciplinas, como História, através de 5 filmes.

Às vezes restringimos nossos estudos aos livros e exercícios, e acabamos esquecendo que há diversas maneiras de aprender, inclusive de maneiras mais divertidas. Os filmes são um bom exemplo disso. Com boas referências históricas, em geral, eles abrangem mais disciplinas como geografia, história, redação e atualidades.

Por isso, essa é uma boa opção para quem tem pouco tempo de revisar as anotações ou assistir video aulas. Ainda com a data do Enem e do Vestibular se aproximando.

Mas, antes disso, é preciso levar alguns pontos em consideração:

1. Seja crítico

Não leve em conta apenas seus gostos pessoais ou crenças. Há muitos filmes que não vão te agradar em todos os quesitos. Mas é preciso lembrar que aquilo é uma manifestação artística que vai além das suas ideologias.

Sendo assim, retenha o que há de melhor na obra e aproveite para praticar uma visão crítica sobre o assunto.

2. Informa-se sobre o assunto

Apesar de, muitos filmes misturarem realidade com ficção, fique de olho! Antes de assistir a qualquer filme busque algum conteúdo para ter uma base e entender a história e o seu contexto.

Porém, não esqueça de estudar depois sobre o tema que você acabou de assistir, assim você fará conexões e conseguirá separar o que realmente é útil para o vestibular do que não é.

3. Leia críticas

Portanto, outra maneira de estudar é ler críticas dos filmes que você assistiu. Muitas informações serão acrescentadas e você vai compreender detalhes técnicos e históricos que passaram despercebidos.

4. Assista com os amigos

Não há nada melhor para aprender do que debater sobre um assunto ou matéria. Chame seus colegas e crie um grupo de debate!

Desse modo, exponha o que você aprendeu, discuta sobre o tema ou falas de personagens e aproveite para fazer suas conexões com a matéria. Além disso, você vai se divertir muito. Acredite!

5. Encare como uma diversão

Na hora de assistir a um filme encare o processo como entretenimento. Claro que você vai estar focado no tema pensando nos estudos, mas não adianta pirar pensando só na matéria!

Sendo assim, assista sem pressa, de preferência nos finais de semana e aproveite para relaxar também. Você merece!

Por fim, preparamos uma lista com 5 filmes que vão te ajudar a estudar História de uma forma bem divertida. Acompanhe abaixo nossas indicações! 

1. O Ano Que Meus Pais Saíram de Férias

O filme narra a história de Mauro, um garoto de 12 anos que ama futebol e que na década de 70 vê seus pais, militantes políticos. Durante esse período os pais do menino fazem uma “viagem forçada” para se esconder da ditadura.

Assim, a comovente narrativa foi indicada ao Oscar de melhor filmes estrangeiro. Trantando da visão da uma criança e suas descobertas em meio ao duro regime militar.

2. Os Miseráveis

Essa é uma boa opção para quem gosta de musicais e quer estudar por meio deles. Os Miseráveis foi um dos grandes sucessos de crítica e bilheteria em todo o mundo. O filme se baseia na obra homônima de Victor Hugo, publicada em 1862.

Nesse ponto, a trama do grande dramaturgo francês,  retrata a Paris do início do século XIX,  que aparece cheia de mendigos, fétida, insalubre e prestes a se rebelar contra a tirania dos reis absolutistas. Um bom entretenimento para estudar a história francesa, na primeira metade do século XIX.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

3. Lincoln

Por sua vez, a história do filme se passa na Guerra de Secessão, com a luta do décimo sexto presidente americano para aprovar a emenda pelo fim da escravidão.

Por isso, focados no ano de 1985, o último ano da guerra civil, os roteiristas do filme limitaram a trama ao dilema vivido por Lincoln naquele período: estender o conflito e conseguir a aprovação da emenda ou encerrá-lo de vez e evitar mais mortes.

Assim, a obra é uma excelente escolha para quem deseja estudar sobre a trajetória dos Estados Unidos no século XIX.

4. O Nome da Rosa

A trama se passa na Idade Média, quando um monge franciscano resolve investigar uma série de assassinatos num mosteiro beneditino. A investigação segue por acirrar os conflitos entre franciscanos e beneditinos.

Apesar disso, também serve como pano de fundo para a história, mudanças no comportamento e na cultura, devido o surgimento de uma nova de pensar naquele período: o antropocentrismo.

Dessa forma, o Renascimento, movimento cultural que irá resgatar valores antropocêntricos e racionais entraram em choque com o teocentrismo e o dogmatismo da Igreja Católica. Com certeza, para estudar tais conflitos!

5. Adeus, Lenin!

Um filme com uma história divertida que aborda, por meio do olhar de Alex, a queda do Muro de Belim, enfatizando a derrocada da Alemanha Oriental. A mãe do rapaz, uma socialista devota, entra em coma e acorda 9 anos depois da reunificação da Alemanha.

No entanto, o médico a proíbe de ter fortes emoções, e Alex se vê pressionado a evitar que a mãe presencie as mudanças políticas ocorridas no período. Desse modo, a obra é uma boa opção para estudar sobre a Guerra Fria, facilitando a compreensão da matéria através do desenrolar da história.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Gostou das nossas indicações? Se quiser mais dicas de filmes veja outros posts sobre o assunto no nosso blog!

 

Leia também:

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!