Blog do UNASP

29 dicas para escrever textos e mandar bem na redação

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Na hora de escrever bons textos é preciso prestar atenção ao uso correto da ortografia e gramática. No entanto, além disso, é preciso evitar alguns erros que parecem pequenos, mas que fazem toda diferença.

Escrever bons textos não é uma das tarefas mais fáceis. Sobretudo quando o texto em questão será usado como uma avaliação, por exemplo, nos vestibulares e principalmente no Enem.

Dessa forma aumenta a cobrança e a busca por resultados duplica. E quanto mais cobrança, mais pressão e por consequência maiores serão as chances de errar.

Em virtude disso, muitas pessoas estudam com afinco várias técnicas para escrever. A fim de ter tudo na ponta do lápis, e então evitar os erros.

No entanto, é preciso ter em mente que escrever bem é uma capacidade que irá te acompanhar além das provas. Posteriormente a escrita bem feita será exigida na vida profissional e até mesmo pessoal.

Portanto, o quanto antes você aprender melhor! E é como dizem, “aprender com os erros”. Em outras palavras, existe uma lista de erros que você precisa evitar o quanto antes para melhorar a sua forma de escrever.

Quais erros evitar?

1. Todavia é preciso evitar ao máx. a utiliz. de abrev. etc.

2. Por conseguinte, é desnecessário empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.

3. Anule também aliterações altamente abusivas.

4. Contudo não esqueça as maiúsculas no início das frases.

5. Evite escrever lugares, comuns como por exemplo, o diabo foge da cruz.

6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

8. Jamais escrever gírias, mesmo que pareça nice, sacou?? …Então valeu!

9. “Porra”, palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa “merda”. Fique atento!

10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.

11. Não escrever a mesma palavra várias vezes, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto em que a palavra se encontra repetida.

12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita os outros não tem ideias próprias”.

13. Frases incompletas podem causar

14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta escrever cada argumento uma só vez, ou, por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.

15. Seja mais ou menos específico.

16. Frases com apenas uma palavra? Jamais![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]17. Todavia a voz passiva deve ser evitada.

18. Utilize a pontuação corretamente especialmente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação

19. Mas quem precisa de perguntas retóricas?

20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

21. De toda forma, exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.

22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei!”

23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O texto fica horrível!!!!!

25. Agora, tenha cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.

26. Seja incisivo e coerente; ou não…

27. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo.

28. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras… nada de mandar esse trem… vixi… entendeu, bichinho?

29. Por fim, não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar. Já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também