Blog do UNASP

Como a prática de estudar em casa pode ajudar no seu sucesso?

O Ensino à Distância (EAD) teve uma ascensão meteórica no Brasil. Com ele, é muito interessante perceber que existem certas características a serem priorizadas por quem segue esse caminho, bem como alguns desafios que precisam ser driblados para garantir uma conquista de bons resultados.

Para estudar em casa uma das principais práticas deve ser a da disciplina. Inclusive, grande parte dos recrutadores já está treinada para observar essa habilidade em candidatos que optaram pela EAD. Interessante não?

Essa característica é muito importante, pois se trata da flexibilidade de estudar em casa e não obrigatoriamente significa que há tempo de sobra para se dedicar ao curso apenas quando você achar necessário. Mesmo porque, será necessário montar um bom planejamento, saber criar o hábito de cumprir o seu cronograma, e, ainda, para saber desviar das distrações, como televisão, celular, barulhos etc.

Estudar em casa com planejamento

Um planejamento consistente precisa ser muito consistente diante sua rotina de estudos. A vantagem principal é que isso pode ser feito de acordo com o tempo que você tem disponível, beneficiando com grande ênfase aqueles que precisam equilibrar estudo e trabalho fora de casa.

É imprescindível lembrar que no decorrer de um curso a distância que o aluno deve dedicar diariamente uma parte do seu tempo para assistir às aulas, ler os materiais e fazer os exercícios. Por isso a importância de se montar um cronograma com o que estudar, quando e por quanto tempo.

Os cursos de EAD permite uma maior flexibilidade e independência por parte do estudante para montar os seus próprios horários de acordo com estratégias que atendam às suas demandas cotidianas, a vantagem deve ser aproveitada de forma sábia e com responsabilidade.

No entanto, passar noites em claro em frente ao computador ou em cima de apostilas pensando que dessa forma você conseguirá assimilar algum aprendizado é ledo engano. Tudo necessita de equilíbrio. Essa é uma dica que pouco dão…

Organização é a chave

Quem estuda em casa deve saber organizar muito bem os seus momentos dedicados ao estudo e ao descanso, montando uma rotina a ser seguida diariamente. Uma outra dica bem legal é o uso de pausas para melhorar o rendimento, impedindo que você se desgaste e tenha o seu foco e a sua concentração reduzida ao estudar.

Um bom aprendizado em casa é um desafio na vida de um estudante, por isso a metodologia de aprendizado deve ser de boa qualidade.

É preciso também usar métodos que fixem o conteúdo e fortaleçam o conhecimento.

Metodologias que fazem a diferença

Faça revisões, elas são excelentes formas de guardar e fixar aquilo que está sendo estudado. Porém, é válido destacar que as principais informações são perdidas pelo nosso cérebro, de acordo com a curva do esquecimento, nas primeiras 24 horas. Sendo assim, reveja tudo aquilo explicado durante a aula ou que foi lido por você nos seus materiais de estudo, de preferência, fazendo resumos e anotações.

Os resumos, fichamentos e anotações são formas de guardar bem os conteúdos na revisão. Reescrever as informações, principalmente com sua interpretação, é uma alternativa de aprendizado ainda mais eficiente.

Reforçar aquilo que foi aprendido por meio de testes práticos, especialmente depois de fazer revisões e resumos. Não deixe de fazer as listas de exercícios em seus materiais de estudo. Uma ótima sugestão ainda é a Técnica Pomodoro que se baseia na divisão do trabalho (ou estudo) em blocos de 25 minutos, melhorando a agilidade do cérebro e o foco na execução das atividades.

A ideia aqui é: liste as tarefas a serem realizadas (como leitura de conteúdo, execução de listas de exercícios etc); programe um cronômetro ou despertador para 25 minutos; escolha uma tarefa na lista, baseando se em critérios de prioridade, e realize-a sem distrações; quando o cronômetro ou despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos (lembra das pausas? Pequenas pausas são muito eficientes também);​ terminando a tarefa, risque-a da lista e comece a próxima; a cada quatro blocos de tempo, a pausa passa a ser de 30 minutos.

Saiba ainda que aluno que monta os seus próprios horários, ele deve ser capaz de saber se a sua rotina de estudos está, de fato, sendo eficiente, o que pode ser um grande desafio.

Para tanto, é preciso estipular metas e objetivos e se esforçar ao máximo para alcançá-los. Isso vale para a quantidade de exercícios feitos, de aulas assistidas e para tudo que envolva o seu planejamento de estudos.

Por fim, mas definitivamente não menos importante, é o espaço para estudar em casa. O local onde você senta para se dedicar aos seus estudos pode influenciar positiva ou negativamente o seu rendimento em um curso a distância.

Sendo assim, um dos principais desafios, aqui, é manter a atenção aos seguintes fatores ao preparar o ambiente escolhido: organização (estudar em ambientes em que a desorganização, o acúmulo de objetos e a falta de limpeza prevalecem é um convite para que seu foco seja desviado sem que você ao menos perceba); iluminação (o espaço deve ser bem iluminado, recebendo, de preferência, luz solar durante o dia); barulho (um ambiente barulhento atrapalhará a sua concentração e impedirá que você mantenha 100% do foco no conteúdo estudado).

Caso o seu espaço não conte com o silêncio desejado, uma dica é optar pelo uso de protetores auriculares.

Viu só como estudar em casa tem as suas vantagens e desafios? Agora é só escolher os cursos de EAD que mais te serve e agrada! O UNASP tem muitos cursos para que você possa optar o que mais se encaixa com você.

Boa sorte e mãos à obra!


Deixe um comentário

Veja também