Blog do UNASP

Como um coach de carreira pode te ajudar a escolher uma faculdade

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Nada melhor do que uma orientação profissional para tirar dúvidas sobre o mercado de trabalho, áreas de atuação e ainda te ajudar na escolha da graduação. Entenda como um coach de carreira pode alavancar o início da sua carreira.

A maioria dos estudantes possui diversas dúvidas na hora de escolher uma graduação e consequentemente uma profissão. É aquela fase final do ensino médio que bate à porta trazendo uma porção de inseguranças em relação ao futuro. No resumo, é momento delicado e decisivo. No entanto, essa fase pode ser enfrentada com muito mais tranquilidade se você tiver um coach profissional para te ajudar a descobrir seus objetivos e traçar um plano. 

Ou seja, uma orientação profissional pode aliviar suas dores e te dar segurança em relação às decisões profissionais e de carreira que você está fazendo.

Essa metodologia envolve trabalhos e reflexões com o uso do autoconhecimento e dos gostos. Dessa forma, com técnicas e outros exercícios é possível encontrar um caminho.

Além disso, é bom saber que o coach de carreira não é só para vestibulandos. Isso quer dizer que para jovens profissionais ou para profissionais que estão em transição de área de atuação, a metodologia coaching também é recomendada. 

Vamos explicar melhor como funciona logo a seguir.

Coach de carreira e outros coaches

Você já deve ter percebido que hoje em dia, tem coach pra quase tudo: para relacionamentos amoroso, emagrecer, motivar equipes, desenvolver habilidades, parar de fumar e muito mais. Portanto, na área profissional, essa metodologia também pode ser aplicada através do coach de carreira.

Essa orientação profissional pode ser feita por coaches da área, que são profissionais experientes, certificados nesse tipo de atividade.

Durante a sessão de coaching você pode descobrir quais são os seus pontos positivos e potencializá-los, além do seus talentos e habilidades e o que fazer para explorá-los. Como também aqueles pontos negativos e que precisam ser trabalhados. 

O propósito do coaching é que você passe a conhecer melhor a si mesmo, compreendendo suas vontade e estabelecendo metas. Para posteriormente que você possa escolher uma profissão tendo a consciência do que está fazendo, por quais motivos e com quais objetivos. 

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Ajudinha básica na hora de escolher uma faculdade

O processo de orientação profissional ou coaching de carreira é sinônimo de autoconhecimento. Então, como tal, essa técnica ajuda a pessoa a compreender melhor a ela mesma. É entender qual é o seu perfil e compreender o que ele diz sobre você, seus gostos e vontades.

Sem dúvida, nossos comportamentos são capazes de refletir as características da nossa personalidade, nossa forma de pensar e agir, além das aptidões que se destacam. Ou seja, analisando o resultado das reflexões direcionadas pelo coach, você pode conhecer as carreiras e áreas que mais se adequam à sua personalidade. 

Durante as conversas com o choach de carreira, será possível traçar um pouco melhor o seu perfil. Descobrindo assim, quais são as suas principais características e em qual arquétipo profissional você se encaixa. Quer um exemplo? Arquétipo de comunicador, ou seja, carreiras nas áreas de comunicação, como: Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV, entre outras.

Do mesmo modo, se você tiver características predominantes para o perfil analista, que são áreas ligadas à análise de dados, pesquisa e finanças; Ciência da Computação e Sistemas de Informação, podem ser exemplos de profissões que têm mais a ver com sua personalidade.

Por fim, o processo de coaching proporciona boas conversas, perguntas e reflexões relevantes em suas sessões. Nelas, será possível visualizar suas motivações, vontades e sonhos pessoais e de carreira.

Legal, né? Se possível,  invista em um coach de carreira para ter um suporte e ideias para solucionar seus dilemas relacionados à escolha de sua faculdade e profissão.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Como escolher uma pós-graduação que faça sentindo para a sua carreira

• Sinais de que você NÃO escolheu o curso certo. Saiba o que fazer!

Como escolher uma pós-graduação que faça sentindo para a sua carreira

• Bacharelado ou Licenciatura? Descubra a diferença e saiba qual escolher

• 07 dicas para você escolher uma boa instituição de ensino superior.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também