Blog do Unasp

Como o clima organizacional pode afetar a sua produtividade

Parece bobeira, mas é real. O ambiente em que você trabalha afeta e muito na sua produtividade. Somos influenciados diretamente pelo clima organizacional, no entanto nós também o influenciamos.

Clima organizacional, afinal o que é isso?

É a visão que o funcionário tem da empresa em que trabalha através da sua experiência dentro dela. Mas levando em consideração a estrutura, sistema, processos, valores e políticas. Soma-se a isso o clima entre os colegas e superiores. Dessa forma esse ambiente pode te fazer sentir mais ou menos a vontade para continuar trabalhando ali, interagir e realizar.

Quanto melhor nos sentimos, mais produzimos

Já que passamos grande parte do nosso dia no ambiente de trabalho, certamente somos influenciados pelo clima organizacional, no entanto, o que às vezes não percebemos é que nós também o influenciamos. Não apenas adquirimos, como também agregamos características ao ambiente em que estamos inseridos. Seja como for isso acontece dia após dia.

Assim, se a cultura organizacional for correta, o ciclo de influencias aumentará um comportamento edificante. Como resultado haverá mais produtividade e qualidade no serviço e na vida. Mas se a cultura for destrutiva, dessa maneira o ciclo transformará a empresa em um ambiente tóxico, refletindo no serviço e nas pessoas. Desgastando os funcionários e seus relacionamentos. Em outras palavras quanto melhor nos sentimos, mais produzimos. 

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Dessa maneira, o clima organizacional é determinante para os números e resultados de uma empresa. Isto é, a satisfação e felicidade do colaborador não é nada irrelevante no ambiente corporativo.

O tema é importante de tal forma que se tornou evidente nos últimos anos. Atualmente existem cursos e especializações na área. Pensando na necessidade do mercado o Unasp passou a oferecer o MBA Executivo em Psicologia Organizacional. Vamos descobrir um pouquinho mais sobre ele.

Objetivos do curso:

  • Habilitar e qualificar psicólogos e outros profissionais para atuação na gerência de recursos humanos com consciência ética, visão estratégica e assim preparo teórico e técnico.
  • Estudar os fenômenos e processos organizacionais e do trabalho, tendo em vista os aspectos históricos, psicológicos e sociais.
  • Desenvolver ações em equipe multiprofissional que permitam adequada alocação e controle de vida funcional do trabalhador.

E aí curtiu?

Enfim, após um mergulho no universo do clima organizacional esperamos que tenha gostado das novas informações e da possibilidade de estudar mais sobre o assunto. Afinal de contas, esse é um tema atual e é provável que ainda seja discutido por muito tempo.

Mas se ainda tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre o MBA, não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!