Blog do Unasp

Ciência da computação: saiba mais sobre as principais áreas de atuação.

Vamos com calma se você está achando que cursar Ciência da Computação é apenas desenvolver jogos e programas. As áreas de atuação deste profissional envolvem matemática, banco de dados, manutenção, segurança e muitas outras linguagens e códigos. Estudar esta graduação é para quem gosta de números e lógica. E o lado bom, é que tecnologia e informação sempre estão em alta no mercado.

Qual é a diferença entre Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e TI?

Estas três áreas se correlacionam e são canais da mesma rede. Isso porque essas profissões estão de baixo do imenso guarda-chuva da tecnologia. Entretanto, cada uma delas tem um foco específico. De maneira geral o TI trabalha com os sistemas informatizados da empresa, cuidando para que funcionem e sejam seguros. O profissional formado em ADS, por sua vez, trabalha com a programação de computadores. É ele quem desenvolve softwares que contribuem para aumentar a capacidade dos recursos dos equipamentos da organização. Quer saber sobre ADS?Clique aqui para ver.

Agora em Ciência da Computação você vai trabalhar com a elaboração de programas de informática tanto para computadores como para dispositivos móveis, desenvolvendo algoritmos e softwares. Trabalhando em conjunto com os amigos de TI e ADS. Este profissional é responsável por promover a informatização dos trabalhos realizados manualmente.

Calma, não precisa bugar! Vou simplificar para você. Se você gosta de instalar e desenvolver aplicativos, segue em frente com Ciência da Computação, que é sucesso! Agora se você prefere desmontar aparelhos eletrônicos e saber como eles funcionam, então é melhor repensar a escolha do curso.  Entendeu?

[vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Sucesso!”]

E depois da faculdade?

As áreas de atuação deste profissional não se resumem apenas em criação. O formado em Ciência da Computação trabalha também com assistência aos usuários e manutenção de redes. Estar sempre atualizado sobre aplicativos, ambientes operacionais e linguagens de programação, podem deixar você um passo à frente dos concorrentes.

Você encontra emprego em áreas como:

  • Banco de Dados: Optando por esse caminho você vai desenvolver programas para computadores e indexar informações;
  • Desenvolvimento de softwares e aplicativos: Nesse ramo você vai trabalhar com a elaboração de programas e jogos para computador e celular;
  • Marketing e venda: Escolhendo essa área você poderea trabalhar com divulgação e venda de software e hardware e ainda analisar e planejar novos produtos;
  • Suporte: Com isso você vai trabalhar assessorando usuários na compra de equipamentos e ainda dar manutenção a sistemas e redes de computadores.

Tá vendo? O mercado encontra-se aquecido e a procura aumenta por profissionais que sejam especializados em desenvolvimento de softwares específicos e tenham conhecimento em datacenter, big data, segurança cibernética, internet das coisas, nuvem e mobilidade.

E como funciona o curso?

Se você curte números, lógica, matemática e cálculos, então vai se dar bem. As disciplinas também incluem eletricidade e fundamentos da computação. Robótica, redes, códigos e linguagem de programação também fazem parte do currículo desta graduação. Além de aulas teóricas você encontra também aulas práticas que acontecem em laboratórios especializados. O curso tem duração de quatro anos e após o término você estará apto para trabalhar em empresas dos mais diversos setores e também organizações de pesquisa.

Saiba mais sobre o curso de Ciência da Computação aqui!

E para você já entrar na faculdade com o pé direito e arrasando no curso de Ciência da Computação, aproveita essas dicas que separamos para você.

[vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Sucesso!”]

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.