Blog do UNASP

Cidadania digital: 5 aplicativos para você contribuir com causas sociais

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você já ouviu falar no termo cidadania digital? Esse conceito define o uso da tecnologia para disseminar ideias e projetos através de uma integração consciente entre as pessoas ao redor do mundo usando a internet. Através de aplicativos e outros dispositivos digitais a cidadania digital busca unir pessoas através de uma causa. 

Para Mike Ribble, considerado um expoente na área de educação e tecnologia, a Cidadania Digital é formada por usuários tecnológicos (cidadãos digitais) responsáveis pelo uso adequado, ou não, da tecnologia.

Por isso, atualmente, a internet oferece as condições necessárias para a maior democratização e participação das pessoas na sociedade. Desse modo, estamos cada vez mais conectados, as fronteiras se aproximaram e podemos fazer muito mais com apenas um clique. Já pensou nisso? Então, que tal usar os recursos digitais para fazer o bem e contribuir com projetos sociais? Assim, existem milhares de aplicativos que prometem facilitar a nossa vida, inclusive aqueles que ajudam a fazer o bem!

Então, confira a seguir a nossa seleção de aplicativos para você contribuir com causas sociais!

1. Equalizze 

Para que serve: Doar dinheiro para projetos sociais.

Como funciona: O Equalizze é uma plataforma online que se destina a aproximar criadores de projetos e apoiadores, com o objetivo do financiamento e da captação de recursos financeiros (“social funding”), para viabilizar os projetos sociais. Dessa maneira, você pode acompanhar todas as ONGs parceiras no seu feed, ver como anda os projetos e como os recursos estão sendo investidos.

Disponível: Para Android e iOS

2. Voluntário

Para que serve: Interligar voluntários com ONGs.

Como funciona: O Voluntário ajuda a interligar voluntários com o interesse de exercer atividades de voluntariado. Sendo assim, permite também expandir e qualificar o trabalho voluntário em diversas áreas, através do desenvolvimento de campanhas voluntárias. Portanto, o aplicativo promove a interação dos usuários por funcionalidades como publicar mensagens, que permite marcar encontros, e assim, doar horas de trabalho de acordo com a campanha envolvida, entre outras. Além disso, tem desenvolvimento das campanhas que permitem interligar voluntários e divulgar as ações que estão em andamento, o aplicativo possui um sistema de gamificação. Um ótima opção para exercitar a cidadania digital não é mesmo?

Disponível: Para Android

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba os novos conteúdos em primeira mão.” newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3. Banco de Alimentos 

Para que serve: Doação de dinheiro através da Nota Fiscal.

Como funciona: Fundado em 1998 o Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade. Com isso, os alimentos distribuídos são excedentes de comercializações, perfeitos para o consumo. Dessa forma, a distribuição possibilita a complementação alimentar a todas as pessoas assistidas pelas 42 instituições cadastradas no projeto, são mais de 21 mil pessoas! Portanto, nesse aplicativo o usuário pode cadastrar suas notas fiscais paulistas sem CPF. Com ele você faz a sua contribuição de onde estiver.

Disponível: Para Android e iOS

4. Doutores da Alegria

Para que serve: Doar dinheiro através da Nota Fiscal.

Como funciona: Doutores da Alegria é uma organização sem fins lucrativos que há 23 anos utiliza a arte dos palhaços para qualificar relações humanas em hospitais. Dessa forma, o projeto já realizou mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Mas a base do trabalho é resgatar o lado saudável da vida e todos os projetos utilizam da arte para potencializar a formação e a ampliação do acesso à cultura. O app “Doutores da Alegria” é uma ferramenta fácil, rápida e útil para você, que quer fazer parte do projeto! Nesse aplicativo o usuário pode cadastrar suas notas fiscais paulistas sem CPF. Com ele você faz a sua contribuição de onde estiver, praticando a cidadania digital.

Disponível: Para Android e iOS

5. Be My Eyes

Para que serve: Para ser os olhos de alguém.

Como funciona: Seja Meus Olhos (tradução literal) é um aplicativo para você ajudar pessoas com deficiência visual ao redor do mundo! Desse modo, através do aplicativo você pode ser a visão de alguém que precisa. Para usar é muito fácil. Você se conecta ao aplicativo e assim que um usuário precisar de ajuda ele irá aceitar seu pedido e então uma conexão de áudio e vídeo ao vivo será criada, o usuário cego mostrará através de seu celular alguma imagem e pedirá a sua ajuda e você será naquele momentos os olhos dele! Alguns desafios das pessoas com deficiência visual podem parecer muito simples para nós como, por exemplo, saber a validade do leite, qual é a cor da roupa, e até atravessar a rua. Infelizmente, essas tarefas banais são um grande desafio quando se tem uma necessidade especial, mas você pode ajudar “emprestando” seus olhos por alguns minutos.

Disponível: iOS[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também