Blog do UNASP

10 carreiras promissoras na área de tecnologia

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Confira a lista a seguir e descubra algumas das carreiras mais promissoras na área de tecnologia. 

Não podemos negar que existe um crescimento notável nas áreas que envolvem a tecnologia. O que antes não passava de serviços pontuais, agora tornou-se necessário no dia a dia das empresas. Portanto, hoje em dia é necessário ter no mínimo um profissional da área para dar o suporte necessário nas empresas.

Em 2018 o mercado esquentou bastante e deu diversas aberturas para esses especialistas, e a tendência e que continue a crescer. 

Pensando nisso, hoje separamos uma lista para que você possa não só entender algumas das funções, como também as promissoras áreas neste ramo.

Engenheiro de nuvem

Quem nunca usou uma nuvem mesmo que ocasionalmente? Neste exato momento, por exemplo, estou escrevendo para você usando o Google Docs. Elas estão presentes em nossas vidas mais do que imaginamos, e o engenheiro que cuida dessas belezinhas pode ter uma ótima carreira. Ele é responsável por desenhar os sistemas buscando trazer uma melhor experiência para o usuário. Garantindo rapidez no fluxo, funcionamento das conexões de rede e aprimorando os espaços de armazenamento.

Programador Front-end

Este profissional é responsável por desenvolver a camada frontal de um site. Ou seja, toda a parte que eu e você temos contato direto. Aqui ele vai projetar, construir e otimizar, transitando muitas vezes nas áreas do design. Esta profissão tem se tornado muito requerida por cada vez mais as interfaces estão ficando mais detalhadas e complexas, o que leva a algumas empresas necessitarem de especialistas na área.

Designer de experiência do usuário (UX Designer)

Promover melhor acessibilidade e navegabilidade. Pensar na experiência do usuário criando melhores fluxos, wireframe e diagramas arquitetônicos. Tudo que possa trazer ao cliente final uma excelente experiência em sites e aplicativos, conforme o que estes necessitam baseados em pesquisas quanti-quali.

Cientista de dados

Entender a raiz dos dados, organizá-los e por fim analisar cada um para alguma demanda específica, esse é o trabalho do cientista de dados. Essa vertente que envolve matemática e estatísticas, ciência da computação, entre outros campos do conhecimento o tornando interdisciplinar, é responsável por estudar os dados, mesmo que em forma bruta. Auxiliando desta forma, em tomadas de decisões e insights para a empresa, tornando-a mais inteligente. Pode atuar em diversas áreas, desde o marketing até na eficiência operacional. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Engenheiro Devops

Engenheiros são basicamente, não importando a área de atuação, as pessoas que compreendem o processo de funcionamento e desenvolvem este. Na tecnologia não seria diferente. Uma vez que os profissionais aqui não só desenvolvem os softwares, como também configuram a estrutura na qual ele vai funcionar. Assim, entende a base, precisando ter uma diversificada experiência como codificação, gestão de dados e operações de TI.

Desenvolvedor full stack

Nesta área o profissional precisa ter o conhecimento de front e back-end, que são basicamente os tipos de desenvolvedores do que interagimos e vemos, até aqueles que lidam com as códigos nos bastidores, respectivamente. O full stack seria a junção destes dois mas sem profundidade em alguma das áreas. O conhecido “pau para toda obra”. Apesar de não ser especialista em nenhuma das duas áreas, ele e capaz de entender o complexo por inteiro. Sendo capaz, por exemplo, de identificar um bug entre ambas as partes.

 

Desenvolvedor mobile

Sabe todo o sistema que você carrega em mãos o dia inteiro, todos os dias da semana? E os aplicativos super interessantes? Todo esse avanço da tecnologia são elaborados pelo desenvolvedor de mobile, que é responsável por todo o processo do aplicativo ou sistema. Incluindo as etapas de análises das necessidades dos clientes, planejamento de recursos, desenvolvimento, realização e testes, entre outras. É necessário, para atuar na área, ter conhecimento em linguagens para os diversos sistemas existentes.

 

Engenheiro de Inteligência Artificial

Assim como um professor, o engenheiro de inteligência artificial ensina a “máquina” a pensar. Sem eles a Siri, que é a inteligência artificial/assistente virtual da Apple, não nos ajudaria de forma precisa. É incrível a capacidade que essas grandes mentes possuem, e tudo isso graças ao  machine learning, outro nome dado a este profissional. Nesta área é possível trabalhar com o cruzamento de dados, preparação de listas para usuários e informações, sempre baseados na decisão do cérebro, obtida através de coleta de dados e cálculos que recriam os processos mentais.

 

Gerente da Informação/Banco de dados

Como o próprio nome diz, esse é o responsável por gerir os dados, atualizando, monitorando e configurando esses dados pertencentes às empresas. Além disso, ele também redesenha processos, elabora projetos e coordena as equipes, buscando garantir a funcionalidade da tecnologia. Para executar, é necessário possuir especialidade em banco de dados específico, como SQL por exemplo, Fora isto,

Jogos Digitais

Por fim, para os amantes de jogos que sempre escutaram “isso dá dá futuro”, esse é o seu momento. Trabalhar diretamente com entretenimento, na produção total dos jogos. Essa carreira pode inclusive te levar para campos internacionais, já que os jogos são uma “linguagem” universal. Hoje em dia existem cursos de graduação especializados nesta área, vale a pena dar uma olhada em algumas faculdades se isso chamar a sua atenção.

 

Quais das profissões na área da tecnologia mais te chamaram atenção?

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também