Blog do UNASP

Carreiras múltiplas: já pensou em um plano B para a sua carreira?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você sabe o que são as carreiras múltiplas? Entenda um pouco mais sobre esse estilo de carreira e seus benefícios. 

Que o mercado anda cada vez mais competitivo, você já sabe. E arrisco dizer que você também já dever ter notado que muitas das carreiras que conhecemos vão desaparecer. E consequentemente, no lugar das antigas, novas e não imaginadas, carreiras irão surgir.

Além disso, nós como humanidade estamos cada vez mais em busca ora por propósitos, ora por prazer, ora por felicidade, ora por equilíbrio e outrora por qualidade de vida. E isso igualmente influencia em como se faz carreira nos dias de hoje. E foi em meio a este atual contexto que surgiu o termo “carreiras múltiplas”, e é sobre elas que vamos conversar. 

Um pouco de percepção 

Em primeiro lugar, é necessário entender um pouquinho do que tem ocorrido atualmente no mundo. Antigamente era bem comum escutarmos por aí e termos como exemplo de “bem sucedidos”  as pessoas que possuíam o tipo de carreira em crescente vertical.

Esses profissionais eram os super dedicados na faculdade para consumir todo o conhecimento necessário. Que também embarcavam na jornada de trabalho visando uma excelente empresa e nela ficavam até se aposentar. Tudo isso era sinônimo de sucesso, mas as coisas mudaram. 

Aos poucos foram surgindo novas modalidades de empregos e de tipos de se fazer trabalhos. Os freelancers e o home office apareceram, por exemplo. E o que falar da questão do estudo? Cada vez mais as pessoas passaram a se especializar. Hoje muito se investe pós-graduações, mestrados, doutorados, ou até mesmo uma segunda formação que, antes era possível apenas de forma presencial, e hoje está online. 

É, os tempos mudaram, e adivinha só? Eles estão modificando mais uma vez. 

O que são carreiras múltiplas?

Quando falamos em multiplicidade nesse âmbito, podemos nos arriscar a pensar em alguém que tem um emprego fixo e acaba por fazer mais alguns bicos por aí quando tem algum tempo, ou seja, eventualmente. Este pensamento não poderia estar mais errado.

Em suma, uma pessoa que possui este tipo de carreira tem mais de uma profissão que exerce com dedicação uma para com a outra semelhantemente. Logo, é alguém que, por exemplo, é designer gráfico em X tempo da semana, e dá aulas de confeitaria na outra parcela de tempo. Sempre com dedicação para ambas as áreas, atuando de forma simultânea.  

Este tipo de trabalho ainda não é tão comum no Brasil, mas aos poucos está conquistando seu espaço. Todavia, é algo que apresenta diversos adeptos mundo afora. Isso porque é possível, através dele, conseguir encontrar propósito, aumentar a empregabilidade, ter mais satisfação, tempo e qualidade de vida. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Por onde começar? 

Se você tem interesse nas carreiras múltiplas e quer começar a seguir essa modalidade, aqui vão algumas dicas de como identificar possíveis áreas que podem se tornar o seu “plano B”:

  • Reconheça e avalie quais são seus interesses e hobbies fora do ambiente de trabalho. O que você faz que de dá alegria e tem prazer em continuar a fazer? Daí liste todas essas coisas e verifique se alguma delas poderia se tornar uma possível fonte de renda;
  • Reflita sobre si mesmo e busque pelo autoconhecimento. Saiba quais são seus valores, suas habilidades e prioridades de vida. Quais os tipos de pessoa você gostaria de conviver? Qual o impacto que você gostaria de causar no mundo? E as pessoas ou projetos que poderiam te auxiliar nisso?;
  • Use seu tempo livre para testar coisas novas, aprender mais sobre segmentos que te chamam atenção. E então, comece aos poucos a pegar novos projetos que te animam em seu horário vago;
  • Busque dominar as habilidades que você possui e vão de encontro com seus objetivos. Invista em conhecimento;
  • Faça mais contatos e alimente aquele network que você já possui. Trocar ideias pode ser muito edificante;
  • Separe e guarde um investimento para seus planos de negócios e as oportunidades de fazê-los acontecer;
  • Por fim, tenha uma percepção do presente mas também uma prospecção do futuro. Viva um passo de cada vez e, caso perceba que o “plano B” está tomando mais espaço e te trazendo mais felicidade que o A, é o momento de pensar no que fazer sobre. Talvez surja algo mais, ocorra alguma troca ou investimento maior em determinado ponto, ou quem sabe seja a hora de dizer adeus a opção A. 

 

O perfil 

Mesmo aparentando ser uma maravilha, entrar no universo de carreiras múltiplas não é para todos os perfis por exigir um pouco mais de adaptabilidade. A pessoa que decidir escolher essa modalidade precisa ter em mente e como valor a flexibilidade acima dos benefícios em pacotes de salário, por exemplo. Naturalmente deve ser curiosa e fascinada por aprender coisas novas.

Também precisa gostar de desafios que estimulem a sua capacidade de forma equilibrada e a ajude no desenvolvimento. Igualmente, não tema riscos e entenda que sempre pode estar pronto para mudar e explorar um projeto, cliente, área ou ramificação nova.

Contudo, vale ressaltar que o perfil tradicional, aquele que quer apenas investir em uma área e se tornar especialista, trabalhando apenas para um empregador e apegado à rotina, não é de todo ruim. Atentamos apenas que, caso procurem ter mais maleabilidade em seus dias, talvez esteja na hora de voltar aos passos do tópico anterior e se descobrir de novo.

 

E aí, consegue se ver entrando no mundo das carreiras múltiplas? Conta para a gente nos comentários o que achou desse tema e se você já é um adepto ou não. 

Até mais! [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também