Blog do UNASP

Conheça as diferentes possibilidades nas carreiras contemporâneas

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Aproveite a onda de mudanças no mercado de trabalho e conheça alguns tipos de carreiras que acompanham o ritmo tecnológico e inovador da atualidade.

Atualmente o mundo vem sofrendo consideráveis modificações em vários âmbitos sociais, tecnológicos e estruturais. Todos os setores da nossa vida estão mudando de maneira rápida e contínua. E um deles é o formato como as carreiras estão sendo configuradas.

Quem atua no mercado de trabalho já deve ter percebido essas modificações e os conflitos de ideias que surgem a partir delas. Isso porque quando uma nova geração ingressa no mercado de trabalho, ela passa a influenciar os hábitos das gerações anteriores. O que pode acarretar em certos atritos. No entanto, para quem souber olhar direito, essa pode ser uma grande oportunidade de aprimoramento e desenvolvimento.

A verdade é a seguinte, o mercado de trabalho não funciona da mesma maneira como na época dos seus avós. E provavelmente não será o mesmo daqui alguns anos. Portanto, busque adaptar-se! Há diferentes tipos de carreira que podem combinar com seu estilo de vida e ambições. Quer ver só?

Descubra algumas formas de carreira que estão em ascensão.

1. Nômades digitais

Nômades digitais são pessoas que aproveitam a tecnologia para estruturar suas carreiras de uma maneira diferente, isso é, trabalhando e viajando pelo mundo. Empresários, escritores, designers, desenvolvedores ou qualquer outro tipo de trabalho/tarefa que possa ser feita independente da localização física, entram para a lista de possibilidades de carreira nômade. O segredo e diferencial dos nômades digitais é que eles conduzem os seus negócios trabalhando de maneira remota, sem precisar bater cartão na empresa.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre esse formato de trabalho por aí. Afinal, a cada dia que passa mais e mais pessoas estão interessadas pelo assunto, o que provoca uma onda de conteúdos e cursos disponíveis na internet.

Isso demonstra que as carreiras estão mudando. De acordo com um estudo da Fast Company estima-se que, até 2020, 34% das empresas britânicas terá metade dos trabalhadores em regime remoto.

Bóra simplificar? Resumindo o nômade digital é o profissional que optou por trabalhar de maneira remota. Usando a tecnologia e a internet para trabalhar e ganhar dinheiro, enquanto viaja.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia esses artigos:

• Nômades digitais: quem são e como eles ganham dinheiro e se sustentam na estrada.

• Nômade digital: o que é, como se tornar um e as principais vantagens e desvantagens desse estilo de vida. 

• As melhores profissões para quem quer ser um nômade digital.

2. Carreira proteana

Não são apenas os formatos de carreiras que estão mudando, mas também a relação entre os profissionais e as empresas está passando por mudanças. As novas práticas administrativas, a gestão de carreira e conscientização da importância da construção profissional abriu novos formatos de pensamentos. E um desses formatos de carreiras é a proteana (protean career).

O termo proteana vem de Proteus, que na mitologia grega era um deus que podia mudar de forma conforme a sua própria vontade. Isso explica muito bem o que vem a ser a carreira proteana.

Nesse formato de carreira a pessoa que passa a gerenciar a carreira ao seu modo, tirando a organização do foco de crescimento e aprimoramento profissional.

Nesse formato não existem mais uma linha tradicional e previsível de construção de carreira. Por exemplo, na carreira tradicional uma pessoa entra para uma empresa, cresce dentro dela, galgando um degrau por vez. Normalmente ela passa anos trabalhando para o mesmo setor para depois conseguir a aposentadoria. Só que isso é diferente na carreira proteana.

A carreira proteana é multilinear ou multidirecional. Onde o profissional escolhe dirigir as próprias escolhas.

Um dos pontos positivos dessa abordagem é que você pode escolher o que, quando e como cuidar da sua carreira. O complicado é encontrar empresas que tenham o RH alinhado e preparado para lidar com esse formato. Entretanto, se você encontrar um ambiente favorável para seguir uma carreira proteana, você terá mais liberdade para fazer suas próprias escolhas em relação ao seu futuro profissional.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia esses artigos:

• Qual é a diferença entre a carreira tradicional e carreira protena e como isso se aplica ao nosso dia a dia? 

• Carreira proteana – a tendência futura. 

• A carreira proteana: flexibilidade como estilo de trabalho. [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3. Craft career

Em tradução livre “craft career” é algo como carreira de artesanato. Uma fórmula simples de seguir para entender esse estilo de carreira é:

empreendedorismo + arte + tecnologia + sustentabilidade + economia criativa = craft career.

Esse tipo de carreira, diferente de muitas outras carreiras, vai na contra-mão da produção em série e massificação dos objetos e serviços. Focada nos pequenos negócios, nos produtores e suas histórias a craft career valoriza aquilo que é feito de maneira artesanal. Por exemplo, decoração sustentável, produtos confeccionados por artesãos, comidas caseiras, food truck e feirinhas vintage.

Além de ser um estilo de carreira inovador a craft career é também um movimento social. Engajado pelas mídias sociais artistas, produtores e artesãos encontram espaço no mercado. Construindo uma carreira e oferecendo soluções para clientes que buscam originalidade, exclusividade e inovação.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia esses artigos:

• 5 dicas para viver de artesanato e ter sucesso no seu negócio.

• Artesão virou profissão! 

• Artesanato: seu hobby ou sua profissão? 

4. Carreira portfólio

Sabe aquela ideia de seguir uma profissão para o resto da vida? Aquela velha e ultrapassada pergunta: “o que você vai ser quando crescer?” Como se as carreiras fossem todas iguais, engessadas, sólidas e eternas. Como se o tempo não mudasse as nossas ideias e convicções, como se fossemos destinados a ser sempre de um único jeito.

Mas e aí, e se você errar na decisão? Pode acontecer de você escolher uma profissão e depois, já no mercado de trabalho, descobrir que já não era bem isso o que desejava.

Talvez, ao invés de escolher uma carreira para o resto da vida, seja uma boa ideia focar nas suas habilidades. E a parte assustadora, e ao mesmo tempo empolgante, é que as suas habilidades podem se encaixar em diversos tipos de trabalho! É isso que a carreira portfólio significa. Usar seus talentos em diversas áreas e profissões.

As carreiras portfólios são o tipo ideal para pessoas que possuem diversos tipos de aptidões e que não querem se limitar a uma única profissão. Esse tipo de carreira quebra o sistema tradicional, no qual se acredita que uma pessoa só pode ser boa em uma determinada área.

Aproximando-se da teoria de inteligências múltiplas esse tipo de carreira encoraja os profissionais a reconhecerem seus diversos tipos de talento.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia esses artigos:

• Inteligências múltiplas: Conheça os vários tipos de inteligência e descubra a sua.

6. Carreira multidirecional

Nós mudamos no decorrer da vida. Esse é um fato do qual é impossível fugir. Aprendemos coisas novas e vivenciamos situações que mudam nossas concepções e desejos. As coisas são transitórias. E por que seria diferente em relação às carreiras?

A carreira multidirecional permite que mudemos de ideia. Ela nos faz entender que o amadurecimento profissional requer mudanças, faz parte do processo optar por caminhos diferentes.

Por exemplo, imagine que você trabalhe em uma agência de publicidade, na área de atendimento. O que no começo da carreira lhe parece o ideal. Só que aí o tempo passa e você percebe que aquele ambiente não combina mais com os seus anseios. Você descobre que gostaria de trabalhar na área de criação. E agora? Bem, você pode mudar! Legal né?

A carreira multidirecional é um estilo mais flexível que permite que você conheça novos setores e aprenda muito mais dentro da sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia esses artigos:

• Depois da carreira Y, empresas adotam a carreira em W. 

 

Viu só? O mundo está mudando e com ele as possibilidades de carreiras e estilos de trabalho também. Que tal optar por alguns desses estilos? Ou você já é adepto? Conta aí pra gente nos comentários e vamos compartilhas descobertas e dicas!

Até a próxima.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Trabalho em equipe na empresa: quais habilidades devo ter?

• As profissões do futuro já existem: veja quais são e escolha a sua!

• Está passando por uma crise na carreira? Avalie o seu Mindset.

• 9 erros comuns que você deve evitar no seu primeiro emprego.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também