Blog do Unasp

Carreira: Fotografia

seo-for-photographers

Fotografia é basicamente a captação de imagens com o uso de câmeras que depois podem ser gravadas e reproduzidas tanto em papel quanto em meios digitais. Para ser um bom profissional é preciso saber dominar o uso das máquinas, suas lentes e ter noção tanto de fotos digitais como também analógicas. Um fotógrafo também precisa ter conhecimento de iluminação, enquadramento, produção e edição . E além de todos os itens citados acima, o fotógrafo precisa ter sensibilidade e um olhar diferenciado, e é provável que esses pontos sejam os principais para tornar-se um bom profissional na área.

Atualmente a fotografia é um setor em crescente expansão no mercado brasileiro. Com a facilidade do uso de câmeras digitais, com a disponibilidade de cursos tanto de fotografia quanto de edição e manipulação de imagens, a fotografia tornou-se um serviço muito procurado. Se você se interessa pela profissão saiba que há diversas áreas em que um fotógrafo pode atuar como em agências de publicidade, revistas, jornais, sites e emissoras de TV. Com o crescimento de fotos autorais também aumentou a procura por imagens artísticas vendidas em galerias de arte para clientes exigentes à procura de novos olhares. O setor de áudio-visual também está em alta para os fotógrafos. As técnicas de fotografia passaram a ser essenciais na produção cinematográfica. A direção de fotografia anda junto com a direção de vídeos, filmes, comerciais e programas de TV. O fotógrafo também conta com a flexibilidade de trabalhar como freelancer, além disso o profissional pode desenvolver um olhar tão diferenciado e único que passa a ser procurado por suas fotos autorais e estilo único de fotografia.

Mas se você pensa que vida de fotógrafo é só badalação está muito enganado. É preciso trabalhar duro, estudar muito e estar sempre aberto para novas descobertas e desafiando-se na busca dos melhores cliques. Como o mercado está super saturado é preciso ter em mente que para sobressair-se no meio de tantos “fotógrafos”, além de talento, é preciso muito esforço!

Atualmente poucas faculdades brasileiras oferecem o curso de bacharelado em fotografia. Há vários cursos profissionalizantes na área e outras cursos universitários que possuem em sua grade as aulas de fotografia. É o caso do curso de Comunicação Social do UNASP, tanto Jornalismo quanto Publicidade e Propaganda possuem obrigatoriamente aulas em fotojornalismo e foto publicidade. Essa é uma ótima opção para quem gosta da área e sonha estudar em nossa instituição.

Fontes: Unasp EC / Guia do Estudante 

 

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.