Blog do Unasp

Aprenda lições de carreira com a empresa que criou a marca Funko.

A Funko iniciou a sua trajetória em uma garagem em 1998. Com personagens de vinil adorados em todo o mundo a empresa mostra em um documentário empolgante a fórmula para tanto sucesso.

Making Fun – The Story Of Funko (2018) é um documentário, que já está disponível na Netflix que fala sobre uma das maiores fábricas de brinquedos colecionáveis dos últimos tempos. Dirigido por David Romero, o documentário traz lições valiosas para quem pensa em ser um empreendedor ou cursa Administração e Publicidade.

O doc conta a história de como o seu CEO Mike Becker criou originalmente os “bubble heads” que logo depois lançou a linha Pop Vinyl. A empresa conseguiu as licenças de franquias como Star Wars e Harry Potter e virou febre no mundo!

Quer saber porque a Funko faz tanto sucesso? Se liga nestas lições importantes de empreendedorismo e carreira que nós tiramos do documentário.

1. Não tenha medo de se arriscar e de se divertir

Não tenha medo de se arriscar em prol de um projeto apaixonante. Pelo contrário: o risco fará com que sua empresa seja única no mercado. O ingrediente secreto da Funko é fazer produtos estilizados, enquanto a maioria das indústrias fazem modelos padronizados.

Ser único ao agarrar oportunidades mostra que você realmente é fã do que se propõe a fazer. Isso faz com que sua empresa tenha autenticidade aos olhos dos consumidores.

Ter a habilidade de fazer com que seus clientes não saibam o que vão lançar é outra chave para o sucesso da Funko. É realmente importante manter a base de fãs especulando e poder assumir que nem todo produto será um sucesso de vendas. Dá para perceber que a Funko não tem medo de arriscar e sua equipe ama o que faz e se diverte muito com o trabalho.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

2. Contrate ou trabalhe com pessoas que compartilhem da sua paixão

A Funko só consegue saber quais os produtos que seus consumidores mais querem porque o próprio time é feito de “geeks”, incluindo o próprio dono. A empresa absorve a cultura pop de forma intensa!

Então lembre-se, é importante ter certeza de que você está contratando ou trabalhando com pessoas que vivem e respiram os seus ideias e gostos. O trabalho deixará ser uma obrigação e virará uma paixão.

3. Não assuma que seu público-alvo será sempre igual

De acordo com o documentário, 90% do público da Funko era masculino antes dos lançamentos da linha de bonequinhos cabeçudos. A situação mudou: as mulheres já representam 51% das vendas da companhia.

Se o empreendimento tivesse ignorado esse movimento e continuado a falar apenas com homens, não teria crescido como cresceu. Não devemos descartar um segmento da população só porque ele não estava no radar da indústria em que você atua.

A Funko descobriu que as mulheres gostam tanto de cultura pop quanto os homens. E eles foram espertos o bastante para agarrar essa informação.

4. Viva da sua paixão – mas mantenha o profissionalismo

Você nunca sabe onde e quando irá cruzar com as mesmas pessoas da sua indústria, então faça o que é certo desde o começo.

Dirigido por David Romero que também produziu o documentário junto com Brian Mariotti e Mike Becker, o filme é uma ode aos colecionadores que inclusive mudaram um pouco o público alvo da funko ao se darem conta de que mulheres e crianças também eram um público interessado no produto.

Apesar de ter havido um pouco de resistência do público da “velha geração”que colecionava os “bubble heads”. A chegada dos pops com certeza revolucionou a Funko, deixando os seus produtos mais “fofinhos e também mais atraentes. Conquistando assim mais consumidores.

Ah! O documentário não mostra somente a criação da fábrica e de seus criadores e sócios, mas também a história dos fãs e colecionadores da Funko, além das próprias celebridades que já viraram Funkos. Muitos colecionadores viraram amigos e até se casaram por conta da sua paixão pelos pequenos cabeçudinhos.

O documentário é bem interessante, vale a pena conferir, ainda mais se você for um amante da marca!

Making Fun – A Funko Story já está disponível no catálogo da Netflix.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!