Blog do UNASP

8 características que o mercado de trabalho valoriza

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, deixando bem claro que manter um emprego, ou encontrar um, em uma empresa não requer apenas um currículo bem estruturado e interessante. Por isso, é preciso cultivar certas características indispensáveis e valorizadas pela maioria das companhias e instituições espalhadas pelo país.

Além disso, tornar-se um profissional precioso leva tempo, muito aprendizado e desenvolvimento pessoal. Mas o melhor mesmo é dedicar-se o quanto antes em aprimorar certas características que serão muito benéficas na sua trajetória profissional.

Veja algumas delas:

1. Flexibilidade de adaptação

Por motivos de competitividade do mercado de trabalho você precisa ter mais diferenciais em relação aos seus concorrentes, deixando bem claro os motivos de você ser indispensável para a companhia. Portanto, não pense fechado. Por isso, busque envolver-se em projetos diferentes dos quais está acostumado, e esteja sempre disponível e interessado em aprender e desenvolver novas habilidades. Assim, mostrar interesse e flexibilidade na hora de fazer tarefas e desenvolver projetos é uma boa iniciativa.

2. Seja empreendedor

Empreender significa criar novas soluções, enxergar além do cotidiano, solucionar problemas com habilidade e criatividade. Entretanto, você não precisa criar, necessariamente, a sua própria empresa para ser um empreendedor. Mas você pode ser um intraempreendedor, o que significa que pode empreender dentro da empresa onde trabalha. Desse modo, experimente ir além, respeitando seus superiores e normas internas, mas não se acomode.

3. Valorize seus colegas de trabalho 

Por isso, é muito importante que você veja os pontos positivos dos seus colegas e aprenda a valorizá-los. Essa é uma boa maneira de facilitar o trabalho em equipe e a convivência. Sendo assim, aumentando a produtividade da equipe e promovendo relacionamentos duradouros no mercado de trabalho.

4. Preste atenção nos outros

Portanto, passe a observar a forma como as pessoas se portam profissionalmente. Assim como, qual a imagem que você passa por meio da sua postura. Desse modo, você poderá identificar, por exemplo, quando um colega de trabalho estiver tenso ou animado com determinado projeto.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

5. Seja educado e tenha uma postura agradável com a sua equipe 

É muito importante você expor suas opiniões, visando a melhoria no processo de criação, produção e oferecimento dos serviços oferecidos pela empresa que você trabalha. No entanto, é importante ficar atento como você expões suas opinões. Faça de uma maneira educada. Tenha uma postura aberta para escutar críticas ou complementações das suas ideias. Dessa forma, todos crescem a avançam. Seus companheiros se sentem valorizados por você e, em contrapartida, você aprende mais sobre o mercado de trabalho.

6. Faça mais perguntas

Não tenha receio de fazer perguntas. Os questionamentos tendem a mostrar interesse do funcionário por entender melhor a empresa em que trabalha e por tentar sempre progredir.  Além disso,se compreender sobre o negócio em que está empregado, você será visto como alguém interessado em aprender e crescer dentro da empresa.

7. Mantenha contato visual

O contato visual é um grande diferencial. Portanto, sempre que estiver conversando com um colega de equipe, esforce-se para manter o olhar para a pessoa. Essa atitude tende a aumentar a confiança que depositam em você.

8. Preste atenção nos detalhes

Quanto maior a quantidade de detalhes que você observar, maiores as chances de ter um bom desempenho na empresa. Desse modo, busque entender as pessoas que trabalham com você e suas características. Busque entender os processos e assim encontrar soluções inovadoras.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Você também pode gostar:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também