Blog do UNASP

10 características que você precisa para conquistar o mercado de trabalho!

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]Bez-nazwy

As características que devemos ter em um ambiente corporativo são várias, mas existem algumas como, comunicar- se bem, trabalhar em equipe, que estão entre as características mais importantes, e são um diferencial para uma carreira de sucesso.

Ter um diploma já não é mais sinônimo de conseguir de cara o sucesso profissional e um bom emprego. Mesmo porque, não se ensina em sala de aula características importantes que devemos ter em um ambiente corporativo. Pois, existe uma distância entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático que é exercido no mercado de trabalho.

Por isso, descubra 10 características que são consideradas importantes para conquistar o mercado de trabalho:

1. Trabalhar em equipe

Saber trabalhar em equipe é essencial, afinal na maioria das empresas para atingir um objetivo é necessário contar com a ajuda de colegas de trabalho, trocar conhecimento, experiência e tornar o serviço mais ágil e com o melhor resultado possível.

Mas, não se engane! O trabalho em equipe dentro de uma empresa não se parece em nada com os trabalhos em grupo na sala de aula. Na maioria dos casos, você não vai escolher com quem vai trabalhar e, certamente, as habilidades da sua equipe serão muito diversificadas.

2. Falar em público

Esse é um dos pontos mais fracos das pessoas, e são poucas as intituições que realmente preparam seus alunos a enfrentar o público e conseguir se sair bem. Porém, é muito importante que se treine, pois esse é dos requisitos mais básicos de um profissional.

No entanto, ao contrário do que ocorre no meio acadêmico, os ouvintes não são seus amigos, e sim seus chefes.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3. Negociar

São raros os casos em que o estudante é preparado a lidar com negociações, saber expor suas ideias, valorizar seu trabalho e negociar valores para compra e venda de algum produto ou serviço.

4. Gerenciar

Portanto, é extremamente  importante no mundo corporativo ter uma boa visão da empresa. Isto inclui a capacidade de planejar, organizar e gerenciar novos projetos, determinar os prazo, metas e fazer com que eles sejam cumpridos.

5. Liderar

Liderar não é uma tarefa fácil, exige uma série de características e traços de personalidade, e no meio acadêmico existem algumas opções interessantes para adquirir essa competência, como: empresas júnior, centros acadêmicos, diretórios estudantis, entre outros.

Por isso, cabe então ao aluno buscar essas oportunidades, mesmo que a princípio elas não tragam retornos financeiros.

6. Escrita

Saber outras línguas é importante, mas conhecer a língua nativa é fundamental, independente da carreira. Entretanto, não é necessário ser um grande escritor, apenas saber escrever corretamente e expor as ideias de maneira clara e concisa. Uma dica é: leia sempre.

7. Multicultural

Conhecer outras línguas e culturas é cada vez mais importante, afinal, atualmente, é possível encontrar dentro de uma única empresa encontra várias pessoas com nacionalidades diferentes.

Sendo assim, há um grande incentivo por parte do governo oferecendo bolsas de estudos para quem deseja fazer um intercâmbio.

8. Networking

Essa é uma característica em que as instituições exercem muita influência, pois a cada dia aumentam os números de estudantes e cursos. E assim, os alunos podem criar uma rede de contatos interessante.

9. Interdisciplinar

Nesse caso, não fique fechado apenas à sua função. Busque compreender o ambiente e procure aumentar seu conhecimento sobre outras atividades que podem lhe auxiliar futuramente.

10. Comportamento

Essa característica é muito importante e poucos dão o seu devido valor. Apesar das empresas estarem diferentes e mais flexíveis, não significa que o seu comportamento pode ser de qualquer maneira.

Desse modo, é importante observar o contexto e aprender sobre como se comportar em uma reunião, qual a roupa mais apropriada, como falar, entre outros.

Fonte

E aí, gostou das nossas dicas de como conquistar o mercado de trabalho? Então, é só ficar atento a outros conteúdos interessantes no nosso blog sobre esse assunto!

 

Leia também:

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também