Blog do Unasp

Características importantes para conquistar o mercado de trabalho

Bez-nazwy

Ter um diploma já não é mais sinônimo de conseguir de cara o sucesso profissional e um bom emprego. Mesmo porque, não se ensina em sala de aula características importantes que devemos ter em um ambiente corporativo. Pois, existe uma distância entre o conhecimento teórico e o conhecimento prático que é exercido no mercado de trabalho.

As características que devemos ter em um ambiente corporativo são várias, mas existem algumas como, comunicar- se bem, trabalhar em equipe, que estão entre as características mais importantes, e são um diferencial para uma carreira de sucesso.

Confira agora 10 características que são consideradas importantes para conquistar o mercado de trabalho:

1) Trabalhar em equipe
Saber trabalhar em equipe é essencial, afinal na maioria das empresas para atingir um objetivo é necessário contar com a ajuda de colegas de trabalho, trocar conhecimento, experiência e tornar o serviço mais ágil e com o melhor resultado possível. Mas não se engane o trabalho em equipe dentro de uma empresa não se parece em nada com os trabalhos em grupo na sala de aula, na maioria dos casos você não vai escolher com quem vai trabalhar e certamente as habilidades da sua equipe serão muito diversificadas.

2) Falar em público
Esse é um dos pontos mais fracos, são poucas as intituições que realmente preparam seus alunos a enfrentar o público e conseguir se sair bem, mas é muito importante que se treine, pois esse é dos requisitos mais básicos de um profissional. E ao contrário do que ocorre no meio acadêmico, os ouvintes não são seus amigos, e sim seus chefes.

3) Negociar
São raros os casos em que o estudante é preparado a lidar com negociações, saber expor suas ideias, valorizar seu trabalho e negociar valores para compra e venda de algum produto ou serviço.

4) Gerenciar
É extremamente  importante no mundo corporativo ter uma boa visão da empresa e é de fundamental importância ter a capacidade de planejar, organizar e gerenciar novos projetos, determinar os prazo, metas e fazer com que eles sejam cumpridos.

5) Liderar
Liderar não é uma tarefa fácil, exige uma série de características e traços de personalidade, e no meio acadêmico existem algumas opções interessantes para adquirir essa competência, como: empresas júnior, centros acadêmicos, diretórios estudantis, entre outros. Cabe então ao aluno que busque essas oportunidades, mesmo que a princípio ela não traga retornos financeiros.

6) Escrita
Saber outras línguas é importante, mas conhecer a língua nativa é fundamental, independente da carreira. Não é necessário ser um grande escritor, apenas saber escrever corretamente e expor as ideias de maneira clara e concisa. Uma dica é: leia sempre.

7) Multicultural
Conhecer outras línguas e culturas é cada vez mais importante, afinal atualmente é possível encontrar dentro de uma única empresa, o chefe de um país, o gerente de outro e o colega ao lado também. Atualmente há um grande incentivo por parte do governo oferecendo bolsas de estudos para quem deseja fazer um intercâmbio.

8) Networking
Essa é uma característica em que as instituições exercem muita influência, afinal a cada dia aumentam os números de estudantes e cursos, fazendo com que o aluno possa criar uma rede de contatos interessante.

9) Interdisciplinar
Não fique fechado apenas à sua função, busque compreender o ambiente e procure aumentar seu conhecimento sobre outras atividades que podem lhe auxiliar futuramente.

10) Comportamento
Essa característica é muito importante e poucos dão o seu devido valor, apesar das empresas estarem diferentes e mais flexíveis, não significa que o seu comportamento pode ser de qualquer maneira. É importante observar o contexto e aprender sobre como se comportar em uma reunião, qual a roupa mais apropriada, como falar, entre outros.

Fonte

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.