Blog do Unasp

Saiba como conseguir capital para abrir a sua empresa

Se você está pensando em abrir uma empresa, mas não sabe como conseguir dinheiro para isso, não se preocupe. Listamos algumas formas de como conseguir um capital para iniciar o negócio.

Provavelmente você já deve saber que o sucesso de um negócio está totalmente ligado à organização do empreendedor e do seu conhecimento sobre a área de atuação e o mercado. Além disso, ter dinheiro também é essencial para estruturar as ideias, porém é comum que empreendedores iniciantes não tenham a quantia necessária para investir e assim, acabam desistindo do projeto. Mas, afinal, onde e como conseguir capital para abrir uma empresa?

Antes de mais nada, procure entender melhor o mercado a ser explorado e em qual nicho você pretende focar. Depois, avalie as melhores formas de investimento e tente moldar o seu negócio de acordo com o capital disponível, pois a definição do ramo da empresa influencia também no tamanho do investimento.

Então, nesse momento, observe todas as possibilidades e faça um orçamento de: contratação de pessoal e fornecedores, compra maquinário e materiais, aluguel um espaço, entre outros detalhes. Esses gastos devem ser esclarecidos, calculados e incluídos no valor do capital inicial. Muitos fazem um planejamento a curto e médio prazo, mas claro que vai depender do seu objetivo na hora de abrir uma empresa.

Conseguindo capital para abrir um empresa

No Brasil, algumas instituições financeiras como o Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, cooperativas de crédito, entre outras organizações fornecem empréstimos aos futuros empresários. Isso ajuda bastante. Dessa forma, os recursos podem ser obtidos mediante a apresentação de um bom plano de negócios, tipo de empréstimo desejado, bem como os documentos da empresa e também do empresário.

Antes de fazer um empréstimo, é importante ter em mãos todo o planejamento estratégico do negócio, assim como a pesquisa de mercado e planilha das finanças. Tais definições são importantes tanto para obter o crédito na instituição financeira, quanto para ter segurança de que os recursos não serão perdidos. 

Por  isso, pensando em te ajudar, listamos algumas maneiras e caminhos que você pode percorrer em direção do capital para abrir uma empresa. Vamos ver? 

Linhas de crédito 

Há várias instituições financeiras no país com investimentos fixos, capital de giro e misto para empreendedores e novos empreendedores. Se você ainda não conhece, essas modalidades se referem à forma de pagamento, às taxas de juros e ao objetivo do crédito. No entanto, essas organizações não atendem de forma direta. Ou seja é necessário entrar em contato com uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) credenciada ou instituição financeira para fazer a solicitação.

Um ótimo exemplo para conseguir investimento é o BNDES.

BNDES – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social apoia empreendedores, tanto para a abertura de um negócio quanto para modernização de serviços e expansão de uma empresa. No site do BNDES é possível acessar o Canal do Desenvolvedor MPME, uma ferramenta que facilita o acesso da MPE as linhas de financiamento do BNDES, por meio de bancos e cooperativas credenciadas.

Investidores-anjo

Para quem deseja abrir uma empresa os investidores-anjo são ótimas opções. Os negócios de tecnologia têm atraído cada vez mais investidores que apostam no crescimento e sucesso da empresa. No entanto, para obter esse tipo investimento é necessário consolidar bem a ideia e o plano de negócio, e apresentar algum diferencial para o investidor.

Em julho de 2017, a Lei Complementar 155/2016 regulamentou a ação dos investidores-anjos, que podem investir entre R$ 50 mil a R$ 600 mil em microempresas e empresas de pequeno porte. Pela Instrução Normativa, os anjos não são considerados sócios e obtém o retorno financeiro de até 50% dos lucros da sociedade, por um período de cinco anos.

Mas onde encontrar um desses anjos? Para isso você pode submeter a sua ideia de negócio no site Anjos do Brasil. Entretanto, vale destacar que apenas uma ideia inovadora não é suficiente para obter o apoio financeiro. Para o investidor se interessar por uma iniciativa é preciso ter um plano de negócio, uma boa apresentação, previsão de lucros, estudo de mercado e se possível um protótipo do produto.

Sócios

Que tal conseguir um sócio para abrir uma empresa? Essa também é outra alternativa para obter capital: conseguir um sócio que tenha recursos para investir no seu negócio. Contudo, mais do que aplicar recursos em uma ideia, é necessário que o sócio esteja ciente de suas obrigações e responsabilidades com a empresa desde a assinatura do contrato social.

Isso significa que além do dever de lealdade dos sócios, os membros da sociedade devem prezar pela transparência e colaboração. E, mesmo que o sócio só entre com os recursos financeiros, ele tem direito a deliberar sobre as ações sociais da empresa por meio de assembleia. 

Então, cabe destacar que o contrato social deve ser realizado por um profissional que auxilie na definição de todos os pontos da sociedade, inclusive condições de expulsão e transparência financeira. Geralmente, para fazer esse acordo, o empreendedor é auxiliado por um advogado da empresa acompanhado com o advogado do sócio.

Financiamento coletivo

Outra modalidades para obtenção de recursos financeiros que mais ganhou destaque nos últimos anos foi o financiamento coletivo realizado por sites e organizações mundiais. Sendo assim, aquele famosa “vaquinha” tem chegado com força ao mercado.

No Brasil, há plataformas próprias de financiamento coletivo online, onde basta cadastrar a sua ideia e estipular um valor a ser arrecadado por determinado período de tempo.

Porém, para obter sucesso é indicado investir no texto de apresentação da ideia, lançar videos, pensar em boas recompensas e também usar as redes sociais para divulgar o projeto. Iniciativas culturais, projetos de inovação, aplicativos e serviços diversos podem ser registrados.

Abrir uma empresa não é fácil

Sabemos que abrir uma empresa não é tão simples. Mas, não deve ser um fator para desistir. Muitos começam pequeno e com pouco investimento. Apesar das possibilidades para obtenção de crédito, que mostramos aqui, alguns empreendedores não conseguem recursos por meio dessas iniciativas. Nesse caso, a solução é começar pequeno e com pouco investimento. 

#FOCO

Existem diversas histórias de empresários que saíram da pobreza para um universo de sucesso abrindo uma empresa.. O filme “À procura da felicidade”, estrelado por Will Smith, por exemplo, conta a história de um dos maiores empresários da bolsa de valores dos Estados Unidos, Chris Gardner. Além disso, no Brasil também temos ótimos exemplos como: Alexandre Costa ( Cacau Show), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), dentre outros.

>> Algumas informações deste conteúdo foram extraídas do portal da SEBRAE.

MBA em Inovação, Liderança e Empreendedorismo

O MBA em Inovação, Liderança e Empreendedorismo pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos interessados na área, capacitando-os para suas atividades em Finanças, Marketing, Pessoas, Projetos, Inovação, Sustentabilidade e Administração Estratégica.

Dessa forma, um dos objetivos principais do curso se consolida em: 

– Formar profissionais especializados que sejam capazes de desenvolverem inovação, escolher estratégias, técnicas, ferramentas apropriadas a cada tomada de decisão, e

– Qualificar profissionais para atuarem na área estratégica das empresas, fornecendo referenciais teóricos para esta atuação e oportunizando vivências e práticas através de estágios, estudos de caso e simulações.

Durante o MBA de em Inovação, Liderança e Empreendedorismo, você encontrará estudará disciplinas como:

– Liderança Contemporânea

– Planejamento Estratégico

– Gestão Estratégica de Negócios

– Liderança, Criatividade e Mudanças

– Gestão de Operação, Processos e Qualidade

– Negócios Internacionais

– Gestão Financeira

– Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios

– Inovação e Sustentabilidade

– Estudos de Caso

Portanto, o MBA em Inovação, Liderança e Empreendedorismo é uma boa oportunidade de alavancar sua carreira. O que achou da área? Saiba mais sobre o curso e venha para o Unasp!

Até a próxima!


Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]