Blog do UNASP

10 passos para você tomar boas decisões no decorrer da vida

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você já parou para pensar em como as suas decisões podem afetar o rumo da vida? Aprenda a fazer as melhores escolhas com essas dicas.

Talvez um dos maiores medos, ou preocupações, que podemos ter no decorrer da vida é se estamos tomando as decisões corretas. Pare para pensar um pouco, quantas vezes você já  se questionou, “iii, será que essa é a melhor opção?” Certamente foram várias vezes! E isso é totalmente normal e extremamente necessário. Ah, e se caso você nunca avaliou as suas escolhas é melhor começar a fazê-lo.

Quando nos questionamos sobre as nossas decisões criamos uma nova linha de pensamento. É como abrir uma portinha dentro de nós. Por essa porta passará julgamentos, análises, lições e novas ações. E isso, com o passar do tempo, transforma a nossa maneira de viver e encarar as coisas. Por isso, que é tão importante pensar nas nossas escolhas.

Quer algumas dicas para fazer as melhores decisões? Olha só!

1. Estabeleça objetivos

O primeiro passo para tomar uma boa decisão é saber o que você quer. Ter consciência de um objetivo é extremamente importante. E por mais que pareça clichê, esse passo precisa ser reforçando e lembrado constantemente.

Os objetivos funcionam como bússolas, mapas ou GPS. Com o intuito de mostrar por onde você caminhar e quais são as decisões que precisam ser tomadas ao longo da vida. Portanto, reserve um tempo para estabelecer quais são os seus objetivos. Escreva-os em uma folha de papel ou no computador, para não esquece-los.

2. Esteja ciente dos riscos

A vida não é um mar de rosas e vez por outra algo irá, com toda certeza, dar errado. Esse é um fato, mas e agora, o que fazer quando as coisas sairem de controle? Bem, uma boa técnica é respirar fundo e contar até 10 e não perder a cabeça. Entretanto, antes de “dar ruim” é necessário já prever certos riscos. Assim, você estará mais preparado para enfrenta-los quando eles surgirem.

Tomar boas decisões não te torna uma pessoa com um escudo anti problemas. Tomar boas decisões é saber equilibrar os seus erros e aprender com eles. Não seja iludido, pensando que tudo sairá a mil e uma maravilhas. É preciso saber que os riscos existem. Prepare-se a aprenda maneiras de como contornar-los e superá-los.

3. Tenha um plano

Após estabelecer os seus objetivos e avaliar os riscos, está na hora de montar um plano. E quando digo montar um plano estou me referindo a sentar na cadeira, pegar um papel (ou computador) e escrever o que você precisa fazer para alcançar os seus objetivos e tomar boas decisões.

Não adianta nada ter um plano só na cabeça. Fica muito vago e um pouco confuso com o passar do tempo. Então, ao criar um plano seja bem sistemático e objetivo. Coloque em um documento tudo aquilo que você quer fazer para tomar as melhores decisões na sua vida.

4. Tente não apressar

A pressa é inimiga da perfeição. Já ouviu esse ditado? Quanto mais pressa você tiver ao tomar uma decisão, maiores serão as chances de fazer a escolha errada.

Tomar uma boa decisão leva tempo e uma cavalar dose de análise. Por isso, antes de escolher algo apenas pelo calor do momento, pare, pense e questione-se. Pode ser que esse processo leve um tempo, mas não importa, siga esses passos. Pare, pense e questione-se.

Lembre-se que por mais banal que possa parecer, toda decisão que tomamos afeta algum setor da nossa vida. Melhor não correr o risco e fazer a escolha, só pela pressa.

5. Aprenda com os erros

Nem sempre a gente acerta, mesmo quando temos boas intenções. Então, ao invés de ficar remoendo os erros e sofrendo por conta má decisão tomada, que tal mudar a sua perspectiva? A gente sabe que ninguém gosta de quebrar a cara e sofrer. No entanto, os erros podem ser grandes professores. Principalmente se soubermos retirar lições das situações de crise e evitar certas condutas no futuro.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

6. Não foque a sua energia em pequenos problemas

Ao invés disso foque o seu tempo e forças em metas e decisões mais amplas. Claro que isso não significa deixar de lado as coisas menores da vida. No entanto procure investir mais esforço e dedicação em grandes decisões. Decisões que possuem o poder de mudar o rumo da sua vida.

Portanto, da próxima vez que tiver que escolher algo pense; isso vai mudar minha vida? Se a resposta for negativa, facilite e vá dedicar-se ao que realmente importa.

7. Tenha um plano B

Nem sempre as coisas saem como planejamos. E bem, tá tudo certo. Não há porque se desesperar. A vida é uma sucessão de incertezas. E quanto antes aceitarmos o fato, melhor! Em resumo, para tomar boas decisões é preciso estar ciente desse realidade. Ah, mas não é apenas isso! A consciência precisa gerar uma ação, no caso, criar planos extras. Assim, se caso algo der errado você não ficará tão perdido.

Por exemplo, você quer entrar em determinada faculdade. Ótimo, aí está o seu plano principal! Todavia, vai que você não consiga passar no vestibular? Melhor ter outras opções, não acha?

8. Faça pesquisas

Para tomar boas decisões é preciso ter informações. Por exemplo, você está de olho em um intercâmbio. No entanto, existem várias opções de agências no mercado. Ao invés de escolher a primeira que aparecer, ou a que estiver com um preço mais em conta, é melhor pesquisar mais sobre o assunto.

Aliás, isso se aplica a tudo na vida. Para tomar boas decisões pesquise e aprenda. Só depois faça a sua escolha.

9. Faça avaliações periódicas

Após cada decisão tomada faça uma avaliação. Pergunte a si mesmo quais foram as suas motivações, lições e frustrações. Analise os seus passos e os resultados. Procure entender-se. Isso se chama autoconhecimento, e quanto antes você trabalhar isso na sua vida, melhor!

10. Escolhas mudam o rumo de uma vida

Nós, aqui do Unasp, sabemos que as escolhas possuem o poder de mudar o rumo de uma vida. Nós já vimos milhares de vidas sendo transformadas pela educação. Por isso, que a mais de um século, escolhemos todos os dias ser uma instituição de princípios e excelência. O caminho não é fácil, querer ser uma melhor versão de si mesmo requer esforço, paciência e persistência. Mas nós sabemos que vale a pena. E você também sabe disso.

Então, não desista dos seus objetivos. Seja forte, estude, se esforce e leve a sério as suas escolhas. Elas são como uma ponte que te separa dos seus sonhos e objetivos. Nosso desejo é que você construa pontes sólidas, fazendo uma escolha por vez.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/9Sxdzvdpo1M” align=”center”][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Saúde emocional: aplicativos para você aprender a lidar com as emoções.

• Sua rotina pode melhorar infinitamente com essas 10 atitudes.

• Opções de exercícios ao ar livre para você cuidar da sua saúde.

• Saúde emocional: 08 atitudes que vão deixar o seu dia tão melhor![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também