Blog do UNASP

Conheça 7 bibliotecas com livros online e grátis

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Já imaginou encontrar, sem sair de casa, bibliotecas que disponibilizam livros de acesso rápido e gratuitamente? Fizemos uma lista com 7 delas para você aprender mais e se divertir. 

Com certeza o livro é uma das mais importantes fontes de informação e entretenimento que o homem tem acesso. É por meio de cada livro que são transmitidos conhecimentos e culturas de diversos povos, além de preservar a história da humanidade, passando de geração a geração. Sendo assim, a importância dos livros é indiscutível, o que nos leva a pensar na importância das bibliotecas. Onde os livros são mantidos e organizados de uma forma especial para que as pessoas possam ter um acesso livre ao conhecimento.

Os livros, materiais tão preciosos, são mantidos com muito carinho e cuidado pelas bibliotecas, já que eles servirão de objeto de estudo para muitas pessoas. Ações simples de conservação já são suficientes para que eles durem mais. 

Por isso, pensando na durabilidade, ideias inovadoras como a de digitalizar as obras e disponibilizá-las online, também têm sido uma maneira de preservar e levar o conhecimento ainda mais longe.

Benefícios da leitura 

Conhecimento

Bons livros transmitem conhecimento e saberes, independente da época que foram escritos ou publicados. Ainda hoje, onde a tecnologia já domina boa parte da nossa vida, os livros e bibliotecas continuam tendo um grande valor. Há livros que ultrapassam a barreira do tempo e continuam tocando corações. Como também, há outros, que servem como fontes históricas e de pesquisa. 

Melhora a escrita

Outra grande contribuição que o livro pode dar a uma pessoa é no auxílio do desenvolvimento da escrita ou a redação. Você sabia que pessoas que leem pouco tendem a escrever mal? Pois é, quando escrevemos estamos reproduzindo diretamente ou indiretamente aquilo que sabemos, como sabemos e quais argumentos usaremos para apresentar este conhecimento. 

Portanto, nota-se que o hábito da leitura de livros poderá nos ajudar a desenvolver nossos argumentos, palavras, uso do idioma, entre outros recursos tão importantes para o desenvolvimento de uma boa redação.

Senso crítico

Bons livros nos ajudam a desenvolver o senso crítico, isto é, a capacidade de ler e interpretar os mais diversos cenários a nossa volta. Assim, ao mesmo tempo que desenvolvemos o senso crítico, vamos tomando consciência das informações e das ideias para poder posicionar de maneira efetiva e contundente quer a favor, quer contra ou ainda com uma postura neutra. 

Ou seja, quando criticamos algo precisamos fazer baseado em parâmetros concretos e precisamos demonstrar não só o conhecimento de causa, mas capacidade de discernir entre o simples e o complexo, o trivial e o inovador e assim por diante. Não é incrível?

Cultura

A importância de lermos bons livros  é que eles transmitem cultura, pois nos levam a viagens sem sair do lugar e conhecer lugares, povos e muita história. Por cultura entenda: estilos de vida, arte, modos de pensar e relacionar-se dentro de uma sociedade ou com outros povos. Através da leitura podemos conhecer detalhes surpreendentes do mundo ao nosso redor. Ter acesso às bibliotecas é uma forma de ampliar nossa visão de mundo.

Prazer

Por fim concluímos que a leitura também é prazerosa especialmente quando escolhemos bons livros para ler. Dessa forma, o prazer da leitura está no fato de que muitos livros nos levam a viver outras histórias e vidas, sem sair do lugar.

Então, não é simplesmente uma leitura, e sim um convite a uma viagem junto com o autor. Naturalmente é isso que acontece quando lemos bons livros.

E aí, agora que você já sabe dos inúmeros benefícios da leitura que tal ampliar as suas opções? Vamos “embarcar” em uma visita até as bibliotecas online? [/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

7 bibliotecas com livros online e grátis

1 – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

A BDTD reúne milhares de teses e dissertações de universidades de todo o país. Além disso, ela é responsável por dar maior visibilidade à produção científica nacional. O site é uma ferramenta útil para quem está desenvolvendo a monografia e busca fontes acadêmicas.

2 – Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ

O acervo dessa biblioteca de música conta com obras raras criadas a partir do século XVI por grandes compositores brasileiros, além de partituras, manuscritos e periódicos. Todos disponíveis para download gratuito. 

3 – Biblioteca Nacional Digital Brasil

Com um acervo superior a 700 mil arquivos, a Biblioteca Nacional Digital Brasil tem artigos, trabalhos acadêmicos, livros e outros documentos disponíveis para download gratuito. Trata-se de um dos maiores acervos do Brasil, com grande diversidade de obras literárias.

4 – Arquivo Público do Estado de São Paulo

Nesse arquivo público, você encontrará revistas, jornais, periódicos e e-books sobre a História do Estado de São Paulo. O acervo é uma excelente opção para leitores que buscam referências sobre educação e contextos históricos locais.

5 – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Esse espaço digital é da biblioteca da Universidade de São Paulo (USP) e contém livros, revistas, periódicos e diversos outros documentos dos séculos XIX e XX. O site da biblioteca Brasiliana conta com obras de autores brasileiros renomados e textos de apresentação dos pesquisadores.

6 – Biblioteca Digital Camões

Trata-se de um projeto de instituição pública de Portugal que tem o intuito de democratizar o acesso a grandes obras clássicas da literatura portuguesa. Na Biblioteca Digital Camões você encontrará diversos arquivos disponíveis sobre diferentes áreas.

 7 – Biblioteca Digital Mundial

Fundada pela UNESCO, a Biblioteca Digital Mundial disponibiliza, de maneira gratuita, importantes documentos oriundos de países e culturas de todo o mundo. As informações bibliográficas e a navegação estão disponíveis em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol).

E não para por aí, existem diversas outras opções de bibliotecas. No entanto, para o nosso post não ficar muito extenso nós indicamos que você acesse: 40 outras bibliotecas para você poder aprender e viajar no mundo da leitura.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Por isso, coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também